AMBIENTE DE NEGOCIOS NO BRASIL
Por: Camila Moretti • 14/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.771 Palavras (12 Páginas) • 173 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CAMILA GOMES MORETTI
AMBIENTE DE NEGÓCIOS NO BRASIL
[pic 3]
Ji-Paraná
2014
CAMILA GOMES MORETTI
AMBIENTE DE NEGÓCIO NO BRASIL
Trabalho apresentado ao Curso Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina interdisciplinar.
Prof. Alcides José da Costa Filho
Mônica Maria Silva
Regina Malassie
Ji-Paraná
2014
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO............................................................................................ 04
- AS POLITICAS ECONÔMICAS, EDIÇÕES DE LEIS, DECRETOS E MEDIDAS PROVISÓRIAS E SUAS INFLUÊNCIAS NO MUNDO DOS NEGÓCIOS E DO UNIVERSO CONTÁBIL................................................ 05
- MEDIDAS MACROECONÔMICAS E MICROECÔNOMICAS.
- A INFLUÊNCIA DA MICROECONOMIA NO AMBIENTE DE NEG´CIOS E NO UNIVERSO CONTÁBIL........................................................................ 08
- OS BENEFICIOS SOCIOECONOMICOSS DAS MUDANÇAS NA MICROECONOMIA.................................................................................... 10
- A CARGA TRIBUTARIA NO BRASIL X INABILIDADES ADMINISTRATIVAS
- CONCLUSÃO.............................................................................................. 11
- INTRODUÇÃO
O Brasil é um país detentor de grandes riquezas naturais, é capaz de produzir todo tipo de alimento, e graças a nossa divessidade cultural de empreender e desenvolver negócios em todas áreas.
Mas por que então nossa economia não desenvolve de maneira proporcional as grandes riquezas que o Brasil nos oferece? Por que, mutos investidores estão sempre na defensiva, na hora de abrir suas empresas em territorio nacional, e tanatas empresas brasileiras tem dificildades em abrir suaas portas, manter um negócio lucrativo? E, principalmente, o que é necessario para que o ambiente de negócio no Brasil seja mais favorável para o crescimento economico.
Quia tem sido as medidas do Governo para mudar o cenário em que o Brasil se encontra
AMBIENTE DE NEGÓCIO NO BRASIL
- AS POLITICAS ECONÔMICAS, EDIÇÕES DE LEIS, DECRETOS E MEDIDAS PROVISÓRIAS E SUAS INFLUÊNCIAS NO MUNDO DOS NEGÓCIOS E DO UNIVERSO CONTÁBIL.
Hoje no Brasil, as empresas estão sujeitas a mais de 60 tributos. A carga tributária consome em média 2600 horas por ano , só para pagamento de impostos, são 2000 horas a mais do que a média na américa latina. Além de consumir 37,50% do valor do PIB nacional.
O excesso de impostos, somado aos vários processos burocráticos, são obstaculos sérios para o desenvolvimentos dos negócios no Brasil. Impedindo o amadurecimento de projetos promissores e dificultando o desenvolvimento de novos empreendimentos.
Além do peso tributário, as empresaas tem que conviver com políticas e as diretrizes econômicas de curto prazo, fazendo com que políticas bem concebidas não possam gerar frutos de longo prazo que motivariam os empresarios á expadir seus negócios.
Algumas empresas matém departamentos específicos para acompanhar as mudanças na legislação vigente, e não cometer erros na hora de contabilizar os movimentos finaceiros, nem deixar tributos pendentes.
No universo contábil, a constante mudanças na política econômica influência forma de refletem na mudança de critérios e de técnicas de escrituração contábil, bem como nos valores dos resultados apurados.
a recente incorporação das normas contábeis internacionais às normas contábeis brasileiras resutam em mudanças importantes na forma de escriturar a os dados financeiros das empresas. E as diversas leis, decretos e medidas provisórias que alteraram alíquotas, bases de cálculo e formas de apuração de impostos.
No universo contábil as constantes mudanças, fazem com que ocorra uma constante adptação a nova realidade das leis. A recente incorporação das normas contábeis internacionais às normas contábeis brasileiras, que resulta em mudanças importantes na forma de escriturar a Contabilidade.
As diversas leis, decretos e medidas provisórias que alteraram alíquotas, bases de cálculo e formas de apuração de impostos.
- MEDIDAS MACROECONÔMICAS E MICROECÔNOMICAS.
Em nossa economia, o que ainda entrava os ajustes macroeconômicos, são as constantes mudanças das políticas econômicas. Segundo Márcio Gárcia, Phd por Stanford e diretor do departamento de Economia da Puc-Rio.
“ Até o Plano Real, a macroeconomia era nosso calcanhar de Aquiles. Até junho de 1994, apolitica fiscal restringia-se a adiar as despesas, corroendo-as com a inflação alta... a política monetária sob a inflação, cingia-se a impedir a dolarização... a Política câmbial era um Crawling peg, que mantinha o câmbio real constante, aguardando propagar para o futuro a inflação passada...”
Segundo ele, a estabilidade macroeconomica é representada principalmetne pela inflação baixa, e que, hoje, as políticas macroeconomicas são compativeis com aretomada do crescimento sustentada. Com a política fiscal, que hoje esta alicerçada na lei de responsabilidade fiscal. Que em seu pouco tempo de implantação, conseguiu entergar um superavit fiscal. A politica monetária, baseada no mais moderno sistema de inflação, conseguiu atingir suas mestas, nos seus primeiros dois anos de vida, tornando o sistema brasileiro mais sólido, servindo como suporte para o crescimento.
Mas, ainda a muitos desafios a serem superados, como reduzir a taxa de juros básica e as altissímas taxas cobradas pelos bancos em seus empréstimos.
A Macroeconomia estuda a estrutura institucional do sistema bancário, intermediários financeiros, o Tesouro Nacional e as políticas econômicas de que o Governo Federal dispõe para controlar satisfatoriamente o nível de atividade econômica dentro da economia. A política macroeconômica não conhecem limites geográficos; antes, elas visam estabelecer uma estrutura internacional segundo a qual os recursos fluam livremente entre instituições e nações, a atividade econômica seja estabilizada e o desemprego possa ser controlado.
o empresario, ou administrador, deve enterder que uma empresa de ve operar em ambito macroeconomico. Além de estar alerta para as consequencias de diferentes níveis de atividade econômica e as mudanças na política econômica que afetam as dicisões tomadas,
...