TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

Por:   •  11/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.009 Palavras (9 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL – UNIBRASIL[pic 1]

MBA – ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

LUCIANA DA SILVA ORLOVSKI

PATRICIA ALVES DALCUCHE DE BARROS

PEDRO HENRIQUE CICERONE

TIAGO LUCIANO CRUZ

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

CURITIBA

2017

LUCIANA DA SILVA ORLOVSKI[pic 2]

PATRICIA ALVES DALCUCHE DE BARROS

PEDRO HENRIQUE CICERONE

TIAGO LUCIANO CRUZ

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

Trabalho apresentado para a disciplina de Análise das demonstrações contábeis, referente a especialização em Gestão Financeira, Faculdades Integradas do Brasil – UNIBRASIL, como requisito de aprovação na disciplina.

Orientador: Prof. Celso da Rosa Filho

CURITIBA

2017

SUMÁRIO[pic 3]

  1. ORIGEM DA ANÁLISE DE BALANÇOS4
  2. O PAI DA ANÁLISE DE BALANÇOS5
  3. QUANDO FOI UTILIZADO A ANÁLISE DE BALANÇOS NO BRASIL6
  4. CONCEITO ANÁLISE DE BALANÇOS7
  5. O PRINCIPAL OJETIVO DA ANÁLISE DE BALANÇOS8
  6. ORDEM METODOLOGICA APLICADA NA ANÁLISE DE BALANÇOS9
  7. PRINCIPAIS TÉCNICAS ADOTADAS NA ANÁLISE DE BALANÇOS10
  8. USUÁRIOS DA ANÁLISE DE BALANÇOS11
  9. PADRONIZAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS12
  10.  PARA QUE SERVE A ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS13

REFERÊNCIAS14

1. ORIGEM DA ANÁLISE DE BALANÇOS

Desde o início da história da civilização humana, o ser humano foi desenvolvendo o instinto de possuir bens, terras, animais, entre outros patrimônios, motivando esse homem primitivo a querer controlar seus bens. Neste momento surgiu a contabilidade de maneira básica. Portanto, pode-se afirmar que a origem dessas análises vem da necessidade do homem de controlar e acompanhar a evolução do seu patrimônio.

No começo, sua utilização era feita de maneira simples. No final do século XIX, a análise de balanços ganha maior importância, com a elaboração de técnicas mais refinadas de execução, principalmente por parte de banqueiros que utilizavam análises de quocientes, assim começou o aprimoramento das técnicas de análise de balanços.

Com o surgimento de bancos governamentais de desenvolvimento, a análise de balanços ganha novo impulso em função da exigência de projetos de financiamento exigidos por estas entidades.

Além do interesse dos gestores das organizações e de organismos financiadores, investidores também se beneficiam da análise de balanços, uma vez que esta fornece informações relevantes acerca de empresas que são opções de investimento no mercado acionário.

2. O PAI DA ANÁLISE DE BALANÇOS

Em 1919, Alexandre Wall, considerado por Dante Matarazzo como o pai da análise de balanços, apresentou um modelo de análise de balanços, por meio de índices, e demonstrou a necessidade de considerar outras relações, além do Ativo Circulante contra o Passivo Circulante. Posteriormente desenvolveu, em parceria com outros autores, fórmulas matemáticas de avaliação de empresas, ajustando diversos índices no balanço.

Mesmo com o método de computar vários coeficientes, os analistas sentiam a necessidade de padrões de referência que os auxiliassem em suas avaliações.

Em 1925, Stephen Gilman, realizou algumas críticas à análise de coeficientes e propôs a sua substituição pela construção de índices encadeados que indicasse as variações nos principais itens em relação a um ano base, ou seja, uma Análise Horizontal, que por sua vez já havia sido rudemente empregada pelos banqueiros em 1914.

3. QUANDO FOI UTILIZADO A ANÁLISE DE BALANÇOS NO BRASIL

No Brasil, a análise de balanços até a década de 60 era pouco utilizado entre as empresas, mas em 1968 foi criado o SERASA, empresa que passou a operar como central de Análise de Balanço de bancos comerciais.

Atualmente, a análise de balanço é o meio mais utilizado pelas instituições financeiras para consignação de créditos e muito utilizadas dentro das organizações como análise da situação econômico-financeira e apoio à tomada de decisões.

4. CONCEITO ANÁLISE DE BALANÇOS

Conjunto de técnicas que aplicadas sobre as demonstrações financeiras, permitem extrair destas informações sobre a situação econômica e financeira das empresas. Tendo como principal objetivo extrair informações das demonstrações financeiras para auxiliar a tomada de decisões, ou seja, transformar dados em informações.

A análise de balanço consiste em avaliar a evolução do ativo e do passivo, das despesas e receitas, do patrimônio líquido do balanço de uma empresa, bem como das operações que lhe deram origem, e também dos índices de liquidez que demonstram sua situação patrimonial e sua capacidade financeira.

        O conhecimento teórico, e como usá-lo na prática é de extrema importância, se tratando de estruturação e análise das demonstrações financeiras. Essas análises garantem uma visão da estratégia e dos planos da empresa, possibilitando novas decisões, permitindo estimar seu futuro, suas limitações e potencialidades.

5. O PRINCIPAL OBJETIVO DA ANÁLISE DE BALANÇOS

O objetivo da análise de balanços é oferecer um diagnóstico sobre a real situação econômico-financeira da organização, utilizando relatórios gerados pela Contabilidade e outras informações necessárias à análise, relacionando-se prioritariamente a utilização por parte de terceiros.

Os dados da análise estão voltados para dentro e fora da empresa e não se limitam apenas a cálculo de meros indicadores de desempenho.

As informações requeridas pelos usuários dependerão da sua necessidade e do tipo de decisão a ser tomada, no entanto, algumas informações que um analista pode obter a partir da utilização da análise das demonstrações contábeis de uma empresa, envolvem vários aspectos, tais como: se existe uma boa capacidade de pagamento, ou seja, bons índices liquidez, no caso de insolvência da empresa, se a atividade operacional oferece bons índices de retorno sobre o capital empregado, isto é, qual a rentabilidade do negócio, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (126.4 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com