ANALISE DINAMICA DE LIQUIDEZ
Por: kennedy2015 • 29/9/2015 • Trabalho acadêmico • 450 Palavras (2 Páginas) • 1.618 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA GUARULHOS
7° CIÊNCIAS CONTÁBEIS
KENNEDY BARBOSA ANUNCIAÇÃO RA 2995566452
Prof: Marco Antonio
Auditoria
GUARULHOS - SP
09/2015
Método dinâmico de liquidez para fleuriet
Criado pelo professor Francês Michel fleuriet, o modelo dinâmico de liquidez tem por finalidade fazer um diagnóstico da situação econômica da empresa, com foco na sustentabilidade financeira e econômica de curto e longo prazo.l,
Pelo modelo dinâmico de liquidez que fleuriet propõe é possível a identificação da situação financeira da empresa, através de analise tem-se o conhecimento de como estão as contas de retorno.
Após o conhecimento minucioso da saúde financeira da empresa, o gestor tem maior poder em mãos para tomar s decisões corretas.
Para fazer o análise, é preciso uma separação, classificação e agrupamento de algumas das contas do Balanço patrimonial, segundo os autores da análise a classificação é necessária pois algumas contas possuem uma movimentação lenda em relação a outras.
A partir da classificação e separação o modelo combina três variáveis, são elas
- NCG (necessidade de capital de giro)
Quando as saídas de caixa ocorrem primeiro que as entradas.
Assim representada
NCG= ativo cíclico – passivo cíclico
- CDG (capital de giro)
Recursos destinados para financiamento.
Assim representado
CBG = passivo permanente – ativo permanente
- T (tesouraria)
Representa a diferença entre CDG e a NCG ou a diferença entre o ativo errático e passivo errático.
O modelo propõem também a partir dos indicadores acima seis possibilidades de variações que qualificam a situação financeira da empresa, esta possibilidades mostra a situação real da empresa de acordo com o resultado obtido nas três variáveis.
- Quando o CDG e o T são números positivos e o NCG negativo, isto indica que a situação financeira da empresa é excelente
- Chamada de situação solida, quando os três indicadores possuem resultado positivo.
- Situação insatisfatória, quando o CDG e NCG são positivos e o T negativo, indica que a empresa precisa de recursos de terceiros para quitar suas dívidas.
- Situação financeira péssima, quando o CDG e T são negativos e NCG positivo, indicando que a empresa precisa de fontes para financiar o NCG e parte do ativo.
- Situação muito ruim, quando todos indicadores estão negativos, indica que os ativos de longo prazo estão em financiamento com fontes de recursos de curto prazo.
- Situação em alto risco, quando CDG e NCG negativo e T positivo, indica que os financiamento de CDG e NCG são financiado por T.
...