ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DA EMPRESA CYRELA BRAZIL REALTY S.A NOS ANOS DE 2017, 2018 E 2019 E POSTERIOR COMPARAÇÃO COM OUTRAS EMPRESAS DO SETOR LISTADAS NA B3.
Por: Pedro Teive • 22/3/2021 • Trabalho acadêmico • 7.790 Palavras (32 Páginas) • 329 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
PEDRO COSTA TEIVE
PRISCILA ROSSET RECH
VITÓRIA ISABEL MARTINS
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DA EMPRESA CYRELA BRAZIL REALTY S.A NOS ANOS DE 2017, 2018 E 2019 E POSTERIOR COMPARAÇÃO COM OUTRAS EMPRESAS DO SETOR LISTADAS NA B3.
Trabalho elaborado na disciplina de Análise das Demonstrações Contábeis (CCN 5303) do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina.
Professora: Suliani Rover.
Florianópolis
2020
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ...................................................................................................................3
2. ANÁLISE VERTICAL E HORIZONTAL …...................................................................4
2.1 ANÁLISE VERTICAL ………………………………………………………………4
2.1.1 ANÁLISE VERTICAL DO BALANÇO PATRIMONIAL ………………………4
2.1.2 ANÁLISE VERTICAL DA DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO …..……….6
2.2 ANÁLISE HORIZONTAL ……..………………………………………………..….6
2.2.1 ANÁLISE HORIZONTAL DO BALANÇO PATRIMONIAL …………....……..6
2.2.2 ANÁLISE HORIZONTAL DA DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO …..….10
3. ÍNDICES DE LÍQUIDEZ …………………………………...……………………….…11
3.1 LÍQUIDEZ GERAL ...…………………………………………………………….….12
3.2 LÍQUIDEZ CORRENTE ………………………………….……………...……….…12
3.3 LIQUIDEZ SECA ……………………………………………………………………13
3.4 LIQUIDEZ IMEDIATA ………………………………...…………...………………14
4. ÍNDICES DE ESTRUTURA PATRIMONIAL ………………………...………….….14
4.1 ENDIVIDAMENTO ………………………………………..…………………...…...15
4.2 COMPOSIÇÃO DO ENDIVIDAMENTO …………………………………………..15
4.3 IMOBILIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO …………………………………..16
4.4 IMOBILIZAÇÃO DOS RECURSOS NÃO CORRENTES ………………………....17
5. ÍNDICES DE ATIVIDADES ……………………………………………………...……17
6. ÍNDICES DE RENTABILIDADE ……………………………...……………………...21
6.1 RETORNO SOBRE O INVESTIMENTO …………………………………………..21
6.2 GIRO DO ATIVO ……………………………………………………………….......22
6.3 MARGEM OPERACIONAL ………………………………………………………..23
6.4 RETORNO SOBRE O PATRIMÔNIO LÍQUIDO …………………………...……..23
6.5 ALAVANCAGEM FINANCEIRA ……………………………………………….....24
6.6 EBITDA E EVA ……………………………………………………………...……...24
7. CONSIDERAÇÕES FINAIS …………………………………………………………...25
8. REFERÊNCIAS .................................................................................................................26
RESUMO EXECUTIVO
O presente relatório visa evidenciar uma análise econômica, por meio da mensuração dos indicadores de rentabilidade aqui apresentados, da CYRELA S.A e posterior comparação com duas empresas destaques do setor: MRV S.A e TRISUL S.A. Além disso, demonstra de forma explícita a posição financeira e operacional das empresas estudadas através dos índices de liquidez, administração de capital de giro, estrutura patrimonial, e prazos médios.
Através do método de análise por observação, exame e interpretação, foram analisados e calculados os índices e variações das empresas já citadas. Os dados foram retirados do site da Bolsa, Brasil e Balcão (B3) em conjunto com a plataforma do Economática, e a partir deles foi possível concluir sobre as três empresas escolhidas, do setor de construção e incorporação, de forma quantitativa.
Olhando para o valor de mercado, a CYRELA S.A lidera o ranking entre as três, seguida pela MRV S.A e por último a TRISUL S.A. No entanto, nos anos analisados, a CYRELA S.A foi a única que apresentou prejuízo em um período, ou seja, os seus indicadores de rentabilidade não eram animadores, o que afasta muitos dos investidores. Ao analisar o Retorno sobre o Patrimônio Líquido (ROE), observa-se um retorno de 0,09% em 2018 e 9,65% em 2019, ficando muito atrás das outras duas empresas, principalmente da TRISUL S.A que em 2019 teve um extraordinário 25,15% de retorno.
No que se refere a posição financeira e operacional, as empresas mantiveram índices constantes sem muitas discrepâncias, ou seja, apresentam boa saúde financeira no geral. Cabe salientar que, por serem empresas do ramo da construção civil, os prazos médios de estoques vão ser maiores que os de outras empresas e consequentemente seus ciclos operacionais e financeiros também.
- INTRODUÇÃO
A Cyrela Brazil Realty S.A Empreendimentos e Participações é uma empresa de capital aberto listada na B3 como integrante do ramo de atuação de incorporação e construção, e tem suas ações negociadas sob a sigla CYRE3. A empresa ingressou na bolsa de valores no ano de 1992 (através de uma oferta pública inicial - IPO) e seu segmento de listagem nela é o Novo Mercado (que dá prioridade a empresas com uma boa estrutura de governança corporativa e transparência). Sediada no estado de São Paulo, além de estar presente na Argentina e no Uruguai, ela atua em 16 estados brasileiros e no Distrito Federal. Está entre as 10 maiores construtoras do Brasil e se destaca por ter vencido por muitos anos o prêmio, promovido pela Revista Carta Capital, que elege as companhias mais admiradas do país dentro de seu ramo.
...