AS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Por: Lucas Bento • 10/11/2021 • Trabalho acadêmico • 5.883 Palavras (24 Páginas) • 103 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
Curso de Ciências Contábeis
DP - DEPENDÊNCIA
APS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
PINHEIROS-CONTABILIDADE DE CUSTOS APS.4º./5º Semestre/2021
SÃO PAULO 2021
Lucas Bento Coelho – F10201-3
PINHEIROS-CONTABILIDADE DE CUSTOS
APS.4º./5º Semestre/2021
Industria de Torneiras Ltda
Atividades Práticas Supervisionadas (APS) PIPA ll apresentada como exigência para a avaliação 4º/5º semestres, do curso de Ciências Contábeis da Universidade Paulista, sob orientação do professor Maurício Silva .
São Paulo 2021
Deus por ter nos concedido saúde, coragem, sabedoria e determinação ao longo da jornada.
Agradecemos a instituição Universidade Paulista, em especialmente a Unip de Pinheiros, à sua administração e diretoria pelo didático que nos foi proporcionado, por toda preocupação com o nosso bem-estar dentro e fora da instituição, pela ética aplicada diariamente e confiança a quem nos foi
“Não importa o quão brilhante é a sua ideia ou a sua estratégia: se você está entrando sozinho no campo de batalha, vai acabar perdendo para uma equipe.”
REID HOFFMAN,
cofundador do LinkedIn.
Para o desenvolvimento deste trabalho, utilizamos o Account – Contabilidade Didática, onde foi feita diversas obrigações e controle do processo da empresa.
Ao decorrer e desenvolvimento do trabalho foram feitas: Plano de Contas, Diários, Razonetes, Mapa Apuração dos CIFs, apuração dos Custos dos produtos acabados Ficha de Estoque de Matéria Prima e produtos acabados (utilizado, Custo Médio), Balancete, Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício.
O controle e as informações ocasionadas pela contabilidade de custos ajudam para o auxílio na tomada de decisões, para o auxílio da parte financeira e para ajudar a alcançar bons resultados.
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO 13
- REFERENCIAL TEÓRICO 14
- Conceito de Contabilidade de Custos 14
- A Quem se destina 16
- TERMINOLOGIA DE CUSTOS 17
- Gastos, Desembolso e Investimento 18
- Custos, Despesas e Perda 18
- CLASSIFICAÇÃO DE CUSTOS 19
- Custos Diretos e indiretos 19
- Rateio 20
- Custos Fixos e Variáveis 21
- METODOS DE CUSTEIO 22
- Custeio ABC 22
- Custeio Variável 23
- FORMAÇÃO PREÇO DE VENDA 25
- Estrutura preço de venda 25
- Mark-Up 25
- Margem de Lucro 25
- APURAÇAO DOS CUSTOS 26
- CONSIDERAÇÕES FINAIS 27
REFERÊNCIAS 28
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo apresentar as transações contábeis da empresa APS – Indústria de Torneiras LTDA, que tem como atividade a industrialização de torneiras, e principalmente a maneira que os custos da produção são alocados ao produto acabado. Tais transações estão contabilizadas por meio de Partidas de Diário, Ranhetes, Balancetes, Mapas de Apuração para os Custos Indiretos, e as demonstrações contábeis Balanço e DRE. Além da parte prática, ao decorrer do trabalho estão alguns conceitos teóricos utilizados, como as terminologias utilizadas na Contabilidade de Custos (classificação de gastos, custos, despesas e investimentos), diferenças dos custos fixos e variáveis, as formas de custeio que existem, entre outros.
REFERENCIAL TEÓRICO
Conceito de Contabilidade de Custos
A contabilidade de custos é uma subdivisão da Contabilidade Geral de uma empresa. Contabilidade de custos é um meio de interpretar todas as despesas de uma companhia e a partir disso tomar decisões precisas sobre possíveis melhorias e identificando erros.
É por conta da contabilidade de custos que é possível saber por qual valor o produto deverá ser vendido para poder gerar lucros consistentes. Sua missão também é encontrar os Custos para a produção do mesmo produto.
Por conta disto, podemos dizer que o objetivo principal da contabilidade de custos é encontrar o CPP (custo de produção do período).
A Contabilidade Financeira já não supria mais às questões dos processos s produtivos, pois estava bem estruturada para servir as em presas comerciais, mas a partir da Revolução Industrial (século XVIII) as matérias-primas adquiridas eram transformadas em produtos, agregando valores (mão de obra mais gastos gerais de fabricação) originando assim novos produtos e serviços que precisam ser valorizados. Hoje é a área da contabilidade que fornece dados detalhados sobre custo usando o controle e decisão. “Contabilidade de custos é um a técnica utilizada para identificar, mensurar e informar os custos dos produtos e/ou serviços. Ela tem a função de gerar informações precisas e rápidas para a administração, para a tomada de decisões. É voltada para a análise de gastos da entidade no decorrer de suas operações (CRE PALDI, 2009. Pg. 2)” De acordo com OLIVEIRA, et. al. (2008), há tempos a Contabilidade de Custos deixou de ser uma simples ferramenta para valorizar estoques, e passou a desempenhar um papel essencial dentro das organizações, contribuindo o assim com informações para a Contabilidade Gerencial e para todo um processo decisório. Para ele uma da s funções da Contabilidade de Custos é fornecer opções e dados confiáveis para escolha da melhor estratégia, isto é, para a tomada de decisão. A Contabilidade Gerencial é o ramo da contabilidade que tem por objetivo fornecer instrumentos aos administradores de empresas bem como a melhor utilização dos recursos econômicos através de um adequado controle de insumos. Procurando estabelecer e determinar o futuro no desenvolvimento de uma empresa
...