AS PERSPECTIVAS DOS ALUNOS DA E FACAPE
Por: Ingridmary • 22/10/2016 • Projeto de pesquisa • 1.588 Palavras (7 Páginas) • 359 Visualizações
SÚMARIO
- APRESENTAÇÃO ---------------------------------------------------------------- 05
- OBJETIVOS ------------------------------------------------------------------------ 06
- PROBLEMATIZAÇÃO ----------------------------------------------------------- 07
- HIPÓTESES ------------------------------------------------------------------------ 08
- JUSTIFICATIVA ------------------------------------------------------------------- 09
- MARCOTEÓRICO ---------------------------------------------------------------- 10
- METODOLOGIA ------------------------------------------------------------------- 13
- CRONOGRAMA ------------------------------------------------------------------- 14
- REFERÊNCIAS -------------------------------------------------------------------- 15
ANEXOS
I - APRESENTAÇÃO
Com o processo de globalização, as mudanças estão ocorrendo rapidamente em todos os setores, exigindo a inclusão de novas tecnologias e técnicas no universo produtivo, que precisam de novos estudos fixos e profissionais pré-dispostos a tornarem-se atuais e permanentes. “Qualquer atividade para sustentar-se competitivo tem que estar atualizado e na frente do desenvolvimento, pois a escrita de ordem é competição (DALPICOL, 2002)”.
O mercado de trabalho encontra-se hoje muito competitivo e a procura por emprego aumenta cada vez mais. Mesmo com uma formação acadêmica a pessoa que procura introduzir no mercado está encontrando dificuldades.
Este projeto trata da dimensão em relação aos estudantes da turma de Ciências Contábeis cursando o último período na instituição AEVSF/FACAPE, em relação quais são as compreensões que eles têm frente às propostas e oportunidades no mercado de trabalho na região do Vale do São Francisco, priorizando a concepção formulada em cada entrevistado e sua abordagem sobre a situação em questão a qual se encontram.
II - OBJETIVOS
GERAL
- Analisar as perspectivas e oportunidades dos alunos do último período do curso bacharel em Ciências Contábeis em relação ao mercado de trabalho.
ESPECÍFICOS
- Avaliar as oportunidades no mercado de trabalho para o egresso do curso de Ciências Contábeis da AEVSF/FACAPE;
- Descrever as perspectivas que existem em cada estudante em relação a estágios, contratos e propostas de emprego efetivo após conclusão do curso;
- Conhecer as vantagens que os formandos terão diante da posse e título de contador;
- Visualizar as dificuldades e as soluções criativas relacionados às oportunidades de trabalho na profissão contábil.
III - PROBLEMATIZAÇÃO
Quais são as perspectivas profissionais dos alunos em fase de conclusão do curso de bacharelado em Ciências Contábeis na Autarquia Educacional do Vale do São Francisco AEVSF/FACAPE?
IV - HIPÓTESES
- Conseguir realização profissional na carreira desejada como também o reconhecimento e valorização dentro da referida empresa contratante;
- Saber ao certo quais as oportunidades e concorrências que irão se defrontar diante da competitividade existente no mercado de trabalho.
V - JUSTIFICATIVA
O curso bacharelado em Ciências Contábeis tem como objetivo formar profissionais de iniciativa privada ou pública, atuando como responsável técnico legalmente exigido por lei, controlando e coordenando registros financeiros de pessoas físicas e jurídicas, além de produzir dados, gerar informações transferi-las para relatórios contábeis e fazer a tomada de decisões adequadas. Dentre as áreas especificas destacam-se: Contador autônomo ou Geral das Organizações; Auditor independente; Auditor fiscal (Município, Estado ou Federal); Perito Contábil; Auditor Interno entre outras.
Existem cerca de 800 cursos de Contabilidade no Brasil. “Aproximadamente 484.567 contadores e 81.302 empresários contábeis estão registrados no CRC (Conselho Regional de Contabilidade) e mais ou menos cinco milhões de entidades jurídicas onde os serviços desses profissionais são requeridos”. (SILVA, 2013).
Alguns profissionais desta área atualmente encontram-se com dificuldades de localização no mercado de trabalho, pois existe uma vasta gama de oportunidades (estudantes) de estágio e contratos voltados a carreira de contabilidade e contudo não sabem ao certo o ramo a se seguir.
O projeto em questão refere-se aos alunos do Curso de Ciências Contábeis oferecido pela Autarquia Educacional do Vale do São Francisco – AEVSF, Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina – FACAPE localizada na cidade de Petrolina – PE, Campus Universitário s/n, Vila Eduardo, onde a importância principal da pesquisa é demonstrar as oportunidades que esses profissionais bem qualificados como citado anteriormente, esperam e obtêm em relação ao mercado de trabalho, visando à área desejada, experiências adquiridas e os parâmetros que os rodeiam. No entanto há também um relativo motivo que é identificar as chances de emprego, para os alunos que estão concluindo o curso dentro da área especifica, e saber o porquê que os mesmos depois de formado não estão trabalhando na área de sua formação acadêmica.
VI – MARCOTEÓRICO
É necessária a apresentação do curso em evidencia na pesquisa.
Contabilidade é uma ciência social que estuda e pratica funções de orientação, controle e registro relativos à administração econômica. Tem como objeto o patrimônio, objetivo de controlar o patrimônio e a finalidade de fornecer informações as pessoas ou entidades interessadas na situação patrimonial e econômica da entidade.
O campo de aplicação da contabilidade se estende a todas as entidades que possuam patrimônios, sejam físicas ou jurídicas, de fins lucrativos ou não. Tais entidades são unidades econômico-administrativas, cujos objetivos podem ser sociais e/ou econômicos (FERRARI, 2012, p.02).
O profissional Contábil é fiscalizado e regulamentado pelo Conselho Regional de Contabilidade – CRC (área destinada à informação geral, estatística e de serviços para os Conselhos Regionais de contabilidade e Contabilistas em todo o Brasil) que fornece o conjunto de atividades a que estes ficam autorizados.
No Brasil existem mais de 800 cursos de contabilidade oferecidos pelas diversas IES (instituição de ensino superior), seja pública ou particular, dentre elas está a AEVSF/FACAPE. A missão desta instituição é exercer uma ação integrada das atividades de ensino, pesquisa e extensão, visando à universalização da educação superior de qualidade, à promoção do desenvolvimento das ciências, artes e à formação de cidadãos com visão técnica, científica e humanística, capazes de enfrentar desafios e atender às demandas da sociedade.
...