TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS QUALIDADES DO PROFISSIONAL DE SUCESSO NA ÁREA CONTÁBIL

Por:   •  15/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.114 Palavras (21 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 21

AS QUALIDADES DO PROFISSIONAL DE SUCESSO NA ÁREA CONTÁBIL

Aline Silva Lemes Reis[1]

Andréia Aparecida Silva Reis Teodoro[2]

Beatriz Alves Peres[3]

Fabiana de Paula Soares[4]

Simar Ribeiro Costa[5]

Resumo

A presente pesquisa foi realizada com base em obras já publicadas, refere-se às características que o profissional da área contábil deve adquirir para alcançar o sucesso. Para tanto, foram apresentados três tópicos em que relata-se a História da Contabilidade, os desafios e perspectivas encontrados pelos profissionais na busca pelo sucesso profissional e os principais aspectos que influenciam no resultado desse processo. Observa-se que o profissional Contábil na contemporaneidade, necessita adaptar-se ao novo modelo de mercado, já que este, tornou-se mais exigente e concorrido, ao mesmo tempo em que é considerado indispensável às organizações. Portanto, para que consiga o almejado sucesso profissional, é necessário que o Contador esteja em constante processo de aprimoramento de seus conhecimentos e ainda estar atento à questões como a ética e comunicação.

Palavras-Chave: Mercado de Trabalho; sucesso; atualização.

Abstract

  1. Introdução

O mercado de trabalho brasileiro vem se alterando significantemente nos últimos anos. A inclusão da tecnologia, a maior acessibilidade aos cursos superiores e a ascensão social da população são fatores que contribuíram para a mudança nesse quadro. Neste sentido, de acordo com o Ministério da Educação - MEC (2012), o percentual de pessoas com formação superior aumentou 109,83% nos últimos dez anos, demonstrando que o nível de exigência do mercado também foi influenciado por esse processo.

        E no que se refere às formações mais procuradas pelos estudantes no ano de 2014, Benevides (2014), em sua pesquisa sobre os cursos de graduação mais procurados,  afirma que  o curso de Ciências Contábeis ocupa a quarta colocação no ranking, com 328.031 futuros profissionais . Diante disso, o tema apresentado é de suma relevância, pois trata-se das principais características que o profissional da área contábil precisa para alcançar o sucesso na contemporaneidade, possibilitando ampliar o maior conhecimento sobre essa profissão que tem crescido nos últimos anos.

        Desse modo, o presente artigo tem por objetivo geral identificar os aspectos que influenciam na carreira de sucesso do profissional contábil. Assim, a princípio será apresentada a história da contabilidade, a seguir será identificado os desafios e perspectivas encontradas pelos profissionais contábeis na busca pelo sucesso, e por fim, será  pesquisado quais os principais aspectos que influenciam no sucesso deste profissional.

2. A evolução da historia da contabilidade

O surgimento da contabilidade relaciona-se à necessidade do homem em saber o que possui. A princípio, se tratava de conhecer o seu patrimônio de uso, consumo e agricultura. No entanto, esta passou por adequações devido as suas necessidades. De acordo com o Portal da contabilidade, para Iudicibus (2004, p.35):

A preocupação com as propriedades e a riqueza é uma constante o homem da antiguidade (como hoje também o é), e ele teve de ir aperfeiçoando seu instrumento de avaliação da situação patrimonial à medida que as atividades foram se desenvolvendo em dimensão e em complexidade.

Ainda segundo Iudicibus (2004), a contabilidade pode ser dividida em quatro fases: a contabilidade antiga, medieval, moderna e científica. No que se refere a contabilidade antiga, esta se inicia com as primeiras civilizações e vai até 1202 da Era Cristã, quando apareceu o LiberAbaci (livro histórico sobre aritmética), da autoria de Leonardo Fibonaci, o Pisano.

Com o fim da Contabilidade Antiga teve-se início a Contabilidade Medieval período que vai de 1202 da Era Cristã até 1494, quando apareceu o Tratactus de Computis etScripturis (Contabilidade por Partidas Dobradas) de Frei Luca Paciolo, publicado em 1494(Portal da Contabilidade). Tal método consistia em cada lançamento feito para a conta de débito deve existir outro do mesmo valor para conta de crédito. Neste período da contabilidade medieval, foi quando surgiu pela primeira vez a conta capital, hoje conhecido como capital social, que diz respeito aos recursos investidos nas empresas pelos seus proprietários.

Com crescimento do capitalismo, houve algumas modificações no processo de produção, e consequentemente, houve também a necessidade de mudar a forma de contabilizar os fatos, pois novos elementos foram se inserindo, como a contratação de pessoal com salários a receber, fazendo necessário, um aperfeiçoamento nas anotações contábeis.

A contabilidade moderna teve início em 1494 até 1840, com o surgimento da Obra “La Contabilità Applicattaall e Amministrazioni Private e Pubbliche” (A Contabilidade Aplicada e Administração Privada e Publica) de Francesco Villa (1840). A obra foi desenvolvida para participar de um concurso a respeito de contabilidade e obteve sucesso, pois foi premiada pelo governo da Áustria obtendo seu marco na história da Contabilidade. Para Francesco Villa (1840), contador e professor de contabilidade italiano, as escriturações contábeis poderiam ser feitas por qualquer pessoa inteligente, bastaria conhecer o patrimônio, surgindo assim, o pensamento patrimonialista e a Contabilidade Científica.

Devido aos grandes fatos ocorridos neste período, dentre eles pode-se citar a descoberta da América, em específico o descobrimento do Brasil no ano de 1500, houve necessidade de se aprimorar e utilizar ainda mais a contabilidade. Diante disso, foram se desenvolvendo mais escritas contábeis, de forma que pudessem obter um controle de riquezas adquiridas neste mundo moderno que se iniciava. Porém, no século XVII ainda existia uma certa confusão em relação a administração de bens com a contabilização dos mesmos, conforme o trecho abaixo.

Embora o século XVII tivesse sido o berço da era científica e Pascal já tivesse inventado a calculadora, a ciência da Contabilidade ainda se confundia com a ciência da Administração, e o patrimônio se definia como um direito, segundo postulados jurídicos (Portal da Contabilidade, 2015)

Por fim, a Contabilidade Científica inicia-se em 1840 e permanece até os dias atuais. Neste período, surge o Patrimônio como objeto da contabilidade, ou seja, um direito, segundo os jurídicos da época. Também chega-se à conclusão que contabilidade não é simplesmente registro e sim um instrumento básico de gestão, de administração,  um apanhando  de informações para tomada de decisões de diversos usuários, de forma a obter uma melhor e mais segura forma de controle de patrimônio. Após anos de grande influência italiana na contabilidade, inicia-se em 1920 um novo período da contabilidade, a predominância a partir de agora seria norte americana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.8 Kb)   pdf (208.4 Kb)   docx (30.3 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com