AS TEORIAS QUE EXPLICAM O CONCEITO ÉTICO
Por: arhutre • 18/5/2016 • Trabalho acadêmico • 282 Palavras (2 Páginas) • 1.944 Visualizações
Página 1 de 2
AS TEORIAS QUE EXPLICAM O CONCEITO ÉTICO
A palavra ética tem origem no grego ethikos, e do latim ethicu. Significa o estudo da conduta humana na sociedade. O autor MOREIRA classifica cinco conceitos a respeito da formação dos conceitos éticos, como segue: Teoria Fundamentalismo, do Utilitarismo, do Dever Ético, a Contratualista, e a do Relativismo.
- Teoria do Fundamentalismo - são regras externas baseados em religião. O individuo segue ao pé da letra a escritura, sem questionar se está ou errado. Esta teoria não permite que o indivíduo questione o certo ou o errado. Obedece cegamente o que está escrito, por exemplo, a Bíblia sagrada.
- Teoria do Utilitarismo - baseado no fator de maior utilidade para a sociedade como um todo. Com base nessa teoria o indivíduo, a conduta do indivíduo será aquela que melhor atender os anseios da sociedade
- Teoria do Dever Ético - formulada por Emanuel Kant. Ele propõe que o conceito ético seja extraído do fato que cada um deve se comportar de acordo com os princípios universais, isto é acompanhar o mesmo modo que os indivíduos agem na sociedade. Ele classifica em duas regras: 1)quando um padrão de conduto é aceito deve valer para todos que estão na mesma situação, sem exceção.
- Teoria Contratualista - apregoadas por John Locke e Jean Jacques Rousseau, funcionaria de acordo de acordo com as regras morais estabelecidas para o convívio social. Os princípios seriam extraídos das regras morais que conduzem a perpetuação da sociedade, da paz e da harmônio do grupo social.
- Teoria do Relativismo - Nesta teoria caberia ao indivíduo por si só determinar qual o comportamento adequado a seguir na concepção do bem e do mal. Do certo ou do errado;
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com