ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Por: hetelma • 24/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.608 Palavras (11 Páginas) • 221 Visualizações
[pic 1]
ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
[pic 2][pic 3][pic 4]SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. Contabilidade 4
2.1.1. Conceito 4
2.1.2. Objeto e Objetivo 4
2.2. Escrituração Contábil............................................................................................4
2.3. Contabilidade na Gestão Empresarial...................................................................5
2.4. Demonstrações Contábeis....................................................................................6
2.4.1. Balanço Patrimonial............................................................................................6
2.4.2. Demonstração do Resultado do Exercício.........................................................7
2.5. A Missão da Empresa..........................................................................................8
2.6. A Visão Empresarial..............................................................................................8
2.7. Ambiente Organizacional......................................................................................8
2.7.1. Ambiente Geral ou Macro Ambiente..................................................................8
2.7.2. Ambiente de Tarefa ou Micro Ambiente.............................................................8
2.8. Aspectos Jurídicos para a Contabilidade..............................................................9
2.9. Operações Matemáticas na Contabilidade..........................................................10
3. CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
- INTRODUÇÃO
Partindo desde os conceitos básicos e passando pela importância da contabilidade para as organizações e para o gestor, conceituando alguns fundamentos da administração, tais como: missão, visão, processo administrativo e o ambiente organizacional; discorrendo sobre os itens jurídicos que hoje mais incidem no dia-a-dia da atividade de contador e para finalizar apresentando as principais operações matemáticas presentes nos cálculos contábeis, veremos que os conteúdos abordados neste trabalho são necessários para que o acadêmico de ciências contábeis possa conhecer, além dos conceitos básicos da contabilidade, outras áreas diretamente ligadas à sua futura profissão.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. Contabilidade
2.1.1 Conceito
Contabilidade pode ser definida de diversas formas, dentre elas que é um sistema de informação que tem como finalidade controlar o patrimônio, apurar o [1]resultado e prestar informações sobre o patrimônio e o resultado da entidade (qualquer pessoa física ou jurídica detentora de um patrimônio) aos diversos usuários das informações contábeis.
Nas palavras de FRANCO: “Contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a interpretação dos fatos nele ocorridos, com o fim de oferecer informações sobre sua composição e variação, bem como sobre o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial.”¹
2.1.2 Objeto e objetivo
A contabilidade surgiu da necessidade de controlar o patrimônio, que é o conjunto de bens, direitos e obrigações. No patrimônio está a razão de ser da contabilidade, e esta deve verificar a qualquer momento se a atividade da empresa está gerando lucros ou prejuízos.
Controlar o patrimônio, fornecer informações sobre a composição e as variações do mesmo, além de apurar o resultado das atividades econômicas desenvolvidas é a finalidade da contabilidade, ou seja, seu objetivo. Podendo afirmar então, que o patrimônio da entidade é o objeto da contabilidade.
2.2. Escrituração Contábil
Informação é importante e indiscutível. A escrituração contábil de qualquer empresa ou organização é uma necessidade, além de ser obrigatória, prevista no Código Civil Brasileiro - Lei 10.406/2002, a partir do artigo 1.179:
Art. 1.179. O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico.
A escrituração contábil é o registro de fatos administrativos que alteram de forma qualitativa ou quantitativa o patrimônio. O registro dos fatos contábeis devem ser realizados de acordo com o método das partidas dobradas, observando sempre os princípios e as normas contábeis.
É importante não confundir a escrituração contábil com simples registros de livros específicos (como, por exemplo, o livro caixa). A contabilidade utiliza-se de informações oriundas de todos os setores da empresa como o faturamento, a produção (geradora de custos), a administração de recursos humanos (folha de pagamento e encargos), o fiscal (apuração de impostos) e o financeiro (contas a pagar e a receber).
A contabilidade deve escriturar toda a movimentação das contas: caixa, bancos conta corrente, bancos conta aplicações, numerários em trânsito, entre outras. O livro que contém o movimento dessas contas é o Livro Razão, onde o registro é feito individualmente, e o controle é feito por conta. No Livro Diário, registram-se todas as movimentações diárias relativas ao faturamento, recebimentos, pagamentos, aplicações e transações bancárias e outros fatos contábeis, o registro é feito em ordem cronológica observando dia, mês e ano. Este livro deverá ser encadernado e registrado em órgãos competentes, como juntas comerciais e cartórios.
...