ASPECTOS INTRODUTÓRIOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Por: Laisa Mel • 26/8/2015 • Trabalho acadêmico • 4.445 Palavras (18 Páginas) • 264 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO CONECTADO AO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTABEIS
ASPECTOS INTRODUTÓRIOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
LAISA MELINA CHASSOT CAMPOS
[pic 3]
JARU- RO
Abril/ 2012
[pic 4]
ASPECTOS INTRODUTÓRIOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
[pic 5]
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, disciplinas do 1º. Semeste.
JARU - RO
Abril / 2012
SUMÁRIO[pic 6]
INTRODUÇÃO 3
1 CONCEITO, OBJETO E OBJETIVO DA CONTABILIDADE 4
1.2 Objeto e Objetivo da Contabilidade 4
2 ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL 5
3) A CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL 6
4) DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS – balanço patrimonial e demonstração do resultado do exercício 8
4.1 Balanço Patrimonial 9
4.2 Demonstração do Resultado 10
5) MISSÃO DA EMPRESA 10
6) PROCESSO ADMINISTRATIVO 12
7) AMBIENTE DAS ORGANIZAÇÕES; AMBIENTE-TAREFA E MACRO AMBIENTE 13
8) ASPECTOS JURÍDICOS RELEVANTES PARA O PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE 14
9 PRINCIPAIS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS PRESENTES NOS CÁLCULOS CONTÁBEIS 14
CONCLUSÃO 16
REFERENCIAS 17
INTRODUÇÃO
A Contabilidade é a ciência que estuda, registra, acompanha e controla os fatos contábeis no mundo dos negócios. É a ciência que objetiva o controle das mutações econômicas e financeiras do patrimônio com vistas à maximização da riqueza.
Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo abordar os conceitos básicos da contabilidade, proporcionando a aprendizagem para o exercício da prática profissional como bacharel em ciências contábeis.
1 CONCEITO, OBJETO E OBJETIVO DA CONTABILIDADE
Os conceitos de contabilidade podem ser os mais variados possíveis e devem trazer implícitas as preocupações com os campos sociais e ecológicos, além, obviamente, dos aspectos econômico-financeiros que são resultados do movimento da riqueza.
Entre os vários autores que conceituam contabilidade esta Franco (2006) que conceitua a contabilidade como a ciência que estuda, controla e interpretam os fatos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a revelação desses fatos, com o fim de oferecer informações sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômicas decorrente da gestão da riqueza patrimonial.
A Contabilidade é a ciência que estuda, controla e interpreta as variações e composições do Patrimônio das entidades, objetivando o controle, o fornecimento de informações gerenciais e o planejamento.
O campo de aplicação da Contabilidade abrange todas as entidades econômicas administrativas, até mesmo as pessoas de direito público, como a União, os Estados, os Municípios, as Autarquias, entre outras.
A função fundamental da Contabilidade é fornecer informação útil para a tomada de decisões econômicas. Neste aspecto destacam-se a função econômica que apura o resultado do período, o qual pode se apresentar na forma de lucro ou prejuízo e a função administrativa controlam o patrimônio da entidade, tanto sobre o aspecto estático como dinâmico.
- OBJETO E OBJETIVO DA CONTABILIDADE.
O objeto da Contabilidade é o patrimônio e este é definido como sendo o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma entidade.
Segundo Crepaldi (1995, p.20) a contabilidade tem como objetivo: “controlar o patrimônio da entidade: apurar o resultado das entidades: prestar informações sobre o patrimônio, sobre o resultado das entidades aos diversos usuários das informações contábeis”.
A contabilidade tem como objetivo fornecer informações sobre o patrimônio, e sobre o resultado da entidade aos diversos usuários da informação contábil. Deve propiciar condições para que a administração possa tomar decisões mais racionais para preservação, ampliação do patrimônio e conseqüente continuidade da entidade. Também é dever de a contabilidade demonstrar a situação do patrimônio e o resultado do exercício de forma clara e precisa, e rigorosamente de acordo com os conceitos, princípios e normas básicas. O resultado apurado deve ser economicamente exato. O objetivo básico dos demonstrativos financeiros é prover informação útil para a tomada de decisões econômicas.
2 ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL
A escrituração contábil é a primeira e mais importante das técnicas contábeis, pois somente a partir dela que se desenvolvem as demais técnicas de demonstração, analise e auditoria, sua finalidade é a de fornecer a pessoas interessadas informações sobre um patrimônio determinado.
Escrituração é um das técnicas contábeis. É a técnica que oferece os meios e métodos utilizados nos registros dos fatos contábeis relacionados com o patrimônio.
De acordo com Lei 2.354/54, art. 2, e Lei 9.249/95, art. 25 a escrituração deverá abranger todas as operações do contribuinte, os resultados apurados em suas atividades no território nacional, bem como os lucros, rendimentos e ganhos de capitais auferidos no exterior.
...