ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO A DISTANCIA
Por: Jonas Afonso Tavares • 16/9/2021 • Artigo • 1.261 Palavras (6 Páginas) • 200 Visualizações
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 1] | Atividade de Avaliação a Distância 1 |
Disciplina: Análise das Demonstrações Contábeis: Demonstração dos Fluxos de Caixa e Demonstração do Valor Adicionado
Curso:
Professor: Bernardino José da Silva
Nome do aluno:
Data: 13/09/2021
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
1. Leia o boletim Informativo n.º 203/2016, disponibilizado na Midiateca, que versa sobre a revogação da Resolução CFC n.º 750/1993, Dê uma olhadinha na Resolução CFC n.º 1.374/2011, também disponibilizada na Midiateca e faça uma correlação entre os princípios da Continuidade Oportunidade e da Competência, estabelecidos na citada Norma e aquelas definições inseridas na Resolução CFC n.º 1.374/2011, ou seja, quais as características de qualidade das informações contábeis.
R: Da correlação entre o estabelecido na parcialmente revogada resolução do CFC nº 750/1993 e a entre a nova resolução do CFC nº 1.374/2011, quanto aos princípios contábeis da continuidade, oportunidade e competência, verifica-se que, na verdade, quanto ao conteúdo abordado na norma antiga (arts 5º, 6º e 9º), este foi sintetizado nas características de qualidade das informações contábeis
Cabe o destaque expresso para os princípios da contabilidade da revogada resolução do CFC 750/1993 que foram absorvidos pelas características de qualidade da informação contábil da resolução 1374/2011:
Continuidade – 4.1.As demonstrações contábeis normalmente são elaboradas tendo como premissa que a entidade está em atividade (going concern assumption) e irá manter-se em operação por um futuro previsível. Desse modo, parte-se do pressuposto de que a entidade não tem a intenção, nem tampouco a necessidade, de entrar em processo de liquidação ou de reduzir materialmente a escala de suas operações. Por outro lado, se essa intenção ou necessidade existir, as demonstrações contábeis podem ter que ser elaboradas em bases diferentes e, nesse caso, a base de elaboração utilizada deve ser divulgada.
Oportunidade – QC29:.Tempestividade significa ter informação disponível para tomadores de decisão a tempo de poder influenciá-los em suas decisões. Em geral, a informação mais antiga é a que tem menos utilidade. Contudo, certa informação pode ter o seu atributo tempestividade prolongado após o encerramento do período contábil, em decorrência de alguns usuários, por exemplo, necessitarem identificar e avaliar tendências.
QC4.Se a informação contábil-financeira é para ser útil, ela precisa ser relevante e representar com fidedignidade o que se propõe a representar. A utilidade da informação contábil-financeira é melhorada se ela for comparável, verificável, tempestiva e compreensível.
Competência – OB17.O regime de competência retrata com propriedade os efeitos de transações e outros eventos e circunstâncias sobre os recursos econômicos e reivindicações da entidade que reporta a informação nos períodos em que ditos efeitos são produzidos, ainda que os recebimentos e pagamentos em caixa derivados ocorram em períodos distintos. Isso é importante em função de a informação sobre os recursos econômicos e reivindicações da entidade que reporta a informação, e sobre as mudanças nesses recursos econômicos e reivindicações ao longo de um período, fornecer melhor base de avaliação da performance passada e futura da entidade do que a informação puramente baseada em recebimentos e pagamentos em caixa ao longo desse mesmo período
4.39.Ao avaliar se um item se enquadra nesses critérios e, portanto, se qualifica para fins de reconhecimento nas demonstrações contábeis, é necessário considerar as observações sobre materialidade registradas no Capítulo 3 - Características Qualitativas da Informação Contábil-Financeira Útil. O inter-relacionamento entre os elementos significa que um item que se enquadre na definição e nos critérios de reconhecimento de determinado elemento, por exemplo, um ativo, requer automaticamente o reconhecimento de outro elemento, por exemplo, uma receita ou um passivo.
4.50.As despesas devem ser reconhecidas na demonstração do resultado com base na associação direta entre elas e os correspondentes itens de receita. Esse processo, usualmente chamado de confrontação entre despesas e receitas (regime de competência), envolve o reconhecimento simultâneo ou combinado das receitas e despesas que resultem diretamente ou conjuntamente das mesmas transações ou outros eventos. Por exemplo, os vários componentes de despesas que integram o custo das mercadorias vendidas devem ser reconhecidos no mesmo momento em que a receita derivada da venda das mercadorias é reconhecida. Contudo, a aplicação do conceito de confrontação, de acordo com esta Estrutura Conceitual, não autoriza o reconhecimento de itens no balanço patrimonial que não satisfaçam à definição de ativos ou passivos.
Importa, ainda, destacar que as CARACTERÍSTICAS DE QUALIDADE DAS INFORMAÇÕES CONTÁBEIS são:
Características fundamentais de qualidade da informação contábil segundo a resolução 1.374 do CFC: Relevância, materialidade e representação fidedigna
A relevância da informação contábil consiste é aquela capaz de informar, de fazer a diferença na decisão tomada pelo usuário de contabilidade. A relevância está intima e necessariamente relacionada a capacidade de fazer prever determinada situação futura ou de confirmar uma situação passada. (QC6 à 10).
...