ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA ESTOQUES
Por: brunalealp • 29/8/2016 • Trabalho acadêmico • 6.025 Palavras (25 Páginas) • 549 Visualizações
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
ESTOQUES
UBERLÂNDIA
2015
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por finalidade abordar os aspectos teóricos e contábeis do Estoque nas empresas. A referida atividade foi desenvolvida por alunos do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Politécnica de Uberlândia, como parte integrada na avaliação da disciplina Contabilidade Intermediária I, ministrada pelo Professor Sílvio Marques.
Os estoques têm grande importância nas principais áreas de operação das empresas. Envolvem problemas de administração, controle, contabilização e, principalmente, avaliação. No caso de empresas industriais e comerciais, os estoques representam um dos ativos mais relevantes do capital circulante e da posição financeira, de forma que sua correta determinação no início e no fim do período contábil é essencial para uma apuração adequada do lucro líquido do exercício.
Os estoques são bens tangíveis ou intangíveis adquiridos ou produzidos pela empresa com o objetivo de venda ou utilização própria no curso de suas atividades. Normalmente os estoques estão representados por: a) itens que fisicamente estão sob a guarda da empresa; b) itens adquiridos pela empresa, mas que estão em trânsito; c) itens da empresa que foram remetidos para terceiros em consignação (prováveis clientes); d) itens de propriedade da empresa que estão em poder de terceiros para armazenagem, beneficiamento, embarque, etc.
ELENCO SUGERIDO DE CONTAS
A Lei das Sociedades por Ações, ao abordar sobre estoques, menciona-os como “os direitos que tiverem por objeto mercadorias e produtos do comércio da companhia, assim como matérias primas, produtos em fabricação e bens do almoxarifado”.
Para as empresas comerciais, os estoques seriam tão somente os produtos do comércio adquiridos para revenda e eventualmente uma conta de almoxarifado. Para as empresas prestadoras de serviços, os estoques seriam materiais ou suprimentos a serem consumidos no processo de prestação de serviços. Já para empresas industriais, há necessidade de diversas contas.
O modelo de Plano de Contas apresenta o subgrupo de Estoques no Ativo Circulante, classificado após os subgrupos Disponível, Clientes, Outros Créditos e Investimentos Temporários, seguindo o conceito de liquidez, sequência essa que também deve ser adotada no balanço de publicação. Abaixo as contas sugeridas:
ESTOQUES
Produtos acabados
Mercadorias para revenda
Produtos em elaboração
Matéria-prima
Outros materiais diretos
Mão de obra direta
Salário
Prêmio de produção
Gratificações
Férias
Décimo-terceiro salário
INSS
FGTS
Benefícios a empregados
Aviso prévio e indenizações
Assistência médica e social
Seguro de vida em grupo
Seguro de acidentes do trabalho
Auxílio-alimentação
Assistência Social
Outros encargos
Outros Custos Diretos
Serviços de Terceiros
Outros
Custos indiretos
Material indireto
Mão de obra indireta
Salários e ordenados dos supervisores de produção
Salários e ordenados dos departamentos de produção
Gratificações
Férias
Décimo-terceiro salário
INSS
FGTS
Benefícios a empregados
Aviso prévio e indenizações
Assistência médica e social
Seguro de vida em grupo
Seguro de acidentes do trabalho
Outros encargos
Honorários da diretoria de produção e encargos
Ocupação
Aluguéis e condomínios
Depreciações e amortizações
Manutenção e reparos
Utilidades e serviços
Energia elétrica (luz e força)
Água
Transporte do pessoal
Comunicações
...