ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS MEGABRAYN DO BRASIL LTDA.
Por: Gui010312 • 28/10/2016 • Monografia • 4.205 Palavras (17 Páginas) • 400 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
MEGABRAYN DO BRASIL LTDA.
ANA PAULA RITA – B74845-1
INAJARA PAZ – B7225I-1
KATIA SILENE – B7063B-4
SÂMELA FARIA- B721AA-7
TATIANE ALMEIDA – B60CIE-6
SÃO PAULO
2014
ANA PAULA RITA – B74845-1
INAJARA PAZ – B7225I-1
KATIA SILENE – B7063B-4
SÂMELA FARIA – B721AA-7
TATIANE ALMEIDA – B60CIE-6
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
MEGABRAYN DO BRASIL LTDA.
Atividades Práticas Supervisionadas (APS) apresentada como exigência para a avaliação do 3º semestre, do curso de Administração da Universidade Paulista, sob orientação dos professores do semestre.
Orientador: Prof. Luiz Fernando
SÃO PAULO
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
- Teoria 1
1.2. Teoria 2
2. ESTUDO DE CASO
2.1. Perfil da organização
2.1.1. Apresentação....................................................................................... 8
2.1.2. Produtos e Clientes 10
2.1.3. Principais Concorrentes
2.1.4. Principais insumos
2.2. ESTRUTUA ORGANIZACIONAL
2.2.1. Descrição da estrutura organizacional encontrada na empresa
2.2.2. Descrição das condições ambientais encontradas na empresa
2.2.3. Avaliação da empresa quanto à estrutura
2.2.4. Informar quais os recursos utilizados na medição de desempenho da estrutura organizacional
2.2.5. Descrever como a administração apoia, implementa e impulsiona a estratégia da organização.
3. Sugestões de Melhorias
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIA
INTRODUÇÃO
As Atividades Práticas Supervisionadas constituem-se em um meio ou instrumento pedagógico para o aprimoramento da aprendizagem via interdisciplinaridade: integração e relacionamento dos conteúdos de disciplinas que compõem os semestres do curso e práxis: integração teoria e prática por meio da aplicação do conhecimento adquirido em sala de aula à realidade
O presente trabalho, elaborado com base nas premissas anteriores, tem como objetivo apresentar as evidências de aplicação das teorias da administração por meio de um estudo sobre as práticas administrativas da empresa MEGABRAYN DO BRASIL LTDA., uma organização de pequeno porte e privada segundo os critérios do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social) com capital inicial de CR$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil cruzeiros).
Neste terceiro semestre, dentre os estudos das teorias da administração, vamos priorizar a pesquisa na Estrutura da Organização, ambiente contextual, estratégia e estágio de desenvolvimento da empresa. Levantaremos na realização desse trabalho como a empresa mantém sua organização, quais ferramentas utilizam para medir o desempenho da estrutura organizacional de forma de que ao final desse trabalho, possamos apresentar sugestões de melhoria e que a empresa tenha um resultado ainda melhor na sua Estrutura Organizacional que é o foco principal.
- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
- Teoria 1
Na leitura de alguns artigos e livros que tratam da estrutura organizacional, de uma empresa, é visto claramente, que quando segue uma estrutura, fica mais fácil para ela identificar as tarefas necessárias, organizar as funções e responsabilidade de cada um, com informações adequadas, podendo dar um feedback ao empregados e tomar medidas de desempenho compatíveis com o objetivo.
Através de um organograma a organização sabe como e quais atividades da organização estão interligadas, qual a relação de subordinação da hierarquia. É grande o número de empresas que acreditam que é função do departamento é desnecessário, e isso acaba afetando a própria empresa, funcionários, o modo como geri sua empresa para atender os requisitos exigidos e atender os clientes.
A estrutura organizacional trabalha com dois subsistemas de atividade e de autoridade que interagem entre si, ou seja, não é uma ação isolada, é um conjunto de ações e estratégias que aproxima e conquista o cliente, mantendo-o fiel a seus produtos ou serviços e à sua empresa, trabalhando essas ações de modo sistemático e organizacional.
Para Patrick J. Montana e Bruce H. Charnov (2010) " Quando uma ou mais pessoas trabalham juntas para alcançar um resultado em grupo, isso é uma organização. Estabelecidos os objetivos de uma organização, são determinadas as funções que devem ser realizadas. As necessidades de pessoal são estimadas, e os recursos físicos necessários para alcançar os objetivos são determinados. Em seguida, esses elementos devem ser coordenados em uma estrutura que ajudará a alcançar os objetivos. Por último, são atribuídas as responsabilidades apropriadas.
...