ATIVO TANGÍVEL DEPRECIÁVEL
Por: Jennie Biserra • 14/3/2021 • Projeto de pesquisa • 915 Palavras (4 Páginas) • 154 Visualizações
ATIVO IMOBILIZADO TANGÍVEL DEPRECIÁVEL
INTRODUÇÃO
Temos visto a contabilidade evoluir ao longo do tempo, de uma mera ferramenta de registros a um elemento crucial de gestão. É certo que no Brasil foi sempre importante do ponto de vista fiscal, mas mesmo então, os contadores foram se tornando, tão somente, o intermediário entre os contribuintes e a Receita Federal.
Contudo, inúmeras mudanças foram vistas e ainda seguem acontecendo causadas, primeiramente, com o processo de atualização no IASB (International Accounting Standards Board) junto ao FASB (US Financial Accounting Standards Board) o qual vem sendo incorporado pelos CPC’s, que trouxeram consigo novos conceitos a aplicação e utilização da contabilidade por todos aqueles que se beneficiam dela, colocando o Brasil em um processo de convergência nas suas normas e logo, nas suas práticas, onde aquela que antes teria o foco no fisco, passou a considerar outros usuários e suas necessidades específicas de informação.
Estas melhorias buscam, devido ao grande e continuo avanço nas negociações internacionais, unificar a linguagem da contabilidade e tornar as informações que podem ser obtidas ali nas demonstrações contábeis, mais relevantes e confiáveis para as decisões e também mais vantajosas social e economicamente, considerando que a comunidade e o meio ambiente se tornariam usuários importantes daqueles dados e também o alto custo para obtê-los.
Neste contexto a Teoria da Contabilidade reúne conceitos, definições, discussões e exemplos práticos que contribuem para estruturar, classificar e padronizar as demonstrações de maneira tal, que possam ser oportunas, confiáveis, comparáveis e financeiramente viáveis para os usuários.
Considerando que a compreensão dos elementos das demonstrações são indispensáveis para a correta interpretação dos eventos que os envolvem, assim como das tomadas de decisões que serão feitas à luz das informações contidas ali, este trabalho pretende estudar, especificamente, o Ativo Imobilizado Tangível e Depreciável (AITD) no contexto teórico, bem como suas especificações, o qual também foi impactado pela adoção das Normas Contábeis Internacionais – IFRS.
Foram estabelecidos três objetivos específicos por meio dos quais pretendemos atingir o propósito do trabalho:
- Conceituar e definir o Ativo Imobilizado Tangível e Depreciável (AITD) nos enfoques da Teoria da Contabilidade e normalização;
- Analisar casos especiais relacionados ao AITD;
- Elaborar uma simulação da mensuração de AITD.
REFERENCIAL TEÓRICO
O constante avanço da tecnologia que resultou em novas máquinas e processos produtivos, revolucionou também a contabilidade e o controle patrimonial, que a seu tempo, precisou alocar, evidenciar e acompanhar o custo X benefício da aquisição, produção e manutenção de tais equipamentos, que passaram a figurar no ativo imobilizado tangível e depreciável das organizações.
Este componente importante da demonstração, que hoje, representa o local onde se contabilizam alguns dos bens produtores mais relevantes para a organização, fez-se esse trabalho, que objetiva explorar, de forma a conhecer melhor os vários aspectos do ativo das demonstrações em geral e do tangível depreciável em particular.
METODOLOGIA
Quanto aos delineamentos, utilizou-se pesquisa bibliográfica e estudo de caso, pois, Gil (2011, p. 57) explica que “A pesquisa bibliográfica é desenvolvida a partir de material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos” e “O estudo de caso é caracterizado pelo estudo profundo e exaustivo de um ou de poucos objetos, de maneira a permitir o seu conhecimento amplo e detalhado[...]
Sousa (2004) explica que a metodologia engloba o tipo de pesquisa e o instrumentoque foi usado para desenvolvimento do trabalho.
...