ATPS CONTROLADORIA
Por: vanessabeani • 25/5/2015 • Trabalho acadêmico • 4.451 Palavras (18 Páginas) • 351 Visualizações
.
ATPS EMPREENDEDORIMOS
ELABORAÇÃO DE PLANO DE NEGÓCIOS
Trabalho realizado para a disciplina de Empreendedorismo,
das alunas do oitavo semestre do Curso de Ciências Contábeis.
Aulas ministradas pelo professor Fernando Portela.
São Paulo – 9 de Abril de 2015.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES
3. PLANO DE NEGÓCIOS E IMPORTANCIA DE SUA ELABORAÇÃO
4. NOME FANTASIA:“GOOD-ICE SORVETERIA”
5. BREVE HISTÓRICO DA EMPRESA
6. SEGMENTO A SER ATENDIDO
7. POSSÍVEIS VANTAGENSCOMPETITIVAS A SEREM DESENVOLVIDAS
8. CONCEITO DO NEGÓCIO
8.1. Localização
8.2. Missão da empresa
8.3. Visão da empresa
9. ANÁLISE SETORIAL
10. PÚBLICO ALVO
11. PRODUTO
12. CONCORRENTES
12.1. Análise dos principais concorrentes
12.1.1. Frutiquello Sorvetes
12.1.2. Sorvetes Jundiá
12.1.3. Nestlé
12.1.4. Kibon
13. ANÁLISE SWOT
14. CONCLUSÃO
15. REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
Neste estudo iremos abordar os aspectos de identificação de oportunidade para o empreendedor, e demonstrar a importância da elaboração do plano de negócios, e as informações que o mesmo deve conter.
Portanto, este estudo visa atender o desafio apresentado que é a elaboração de um plano de negócio da sorveteria do Sr. Socorro, para que o mesmo possa analisar a viabilidade do empreendimento e decidir se realmente deve investir o capital recebido neste negócio.
IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES
O Conceito de empreendedorismo tem se mantido no Brasil nos últimos anos, com grande crescimento ao final da década de 1990, pois entidades como Sebrae e Softex foram criadas, pois antes deste período praticamente não se falava em empreendedorismo e em criação de pequenas empresas.
Conforme José Dornelas, 2001, o momento atual pode ser chamado da era do empreendedorismo, pois são os empreendedores que estão eliminando barreiras comerciais e culturais, encurtando distâncias, globalizando e renovando os conceitos econômicos, criando novas relações de trabalhos e novos empregos, quebrando paradigmas e gerando riqueza para a sociedade. A chamada nova economia, a era da internet, mostrou ainda que boas ideias inovadoras, um bom planejamento, e principalmente uma equipe competente e motivada são ingredientes poderosos que, quando somados no momento adequado, acrescidos do combustível indispensável à criação de novos negócios – o capital – podem gerar negócios grandiosos em curto espaço de tempo.
Para o termo empreendedor existem diversas definições, mas uma das mais antigas e que talvez reflita o espírito empreendedor é a de Joseph Schumpeter (1949):
“O empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e materiais.
Abaixo o processo do empreendedor adaptado de Hisrich, 1998.
[pic 1]
Para o empreendedor e futuros empreendedores é essencial se indagar: o que é uma oportunidade de negócio e como identificá-la? Pois é muito importante para as empresas, a identificação e o aproveitamento de oportunidades são condições para entrada, sobrevivência e permanência no mercado.
É no campo do pensamento que surgem muitas ideias e oportunidades que também podem ser descobertas no mercado. Entretanto, é necessário verificar as diferenças entre ideia e oportunidade de negócio. Uma ideia, mesmo sendo criativa, nem sempre representa uma oportunidade, por não poder ser realizada ou por não atender a uma necessidade humana. Já a oportunidade é caracterizada por um conjunto de eventos, situações ou circunstâncias que permitem a geração de mudanças positivas na empresa, entre os clientes ou até na vida.
...