ATPS gestão financeira e orçamentária
Seminário: ATPS gestão financeira e orçamentária. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: deusemilson • 26/10/2014 • Seminário • 3.090 Palavras (13 Páginas) • 308 Visualizações
UNIVERSIDADEANHANGUERA – UNIDERP
Administração
Administração financeira e orçamentaria
362168 - Roberto Nunes Purcina
359960-DEUSEMILSON FERREIRA. MOURA
361060- LEIRE DE JESUS PEREIRA FEITOSA REIS
360976- KELLY CELINA RIBEIRO FERREIRA
361409-MARCOS DE SOUZA NASCIMENTO
TURMA: Nº 6D
Professor: Wagner Luiz villalva
Palmas – To
Data: 16/09/2014
UNIVERSIDADEANHANGUERA – UNIDERP
Sumario
Introdução.............................................................03
Atribuições financeiras...........................................03
Formas de investimentos.....................................04
Risco e retornos..................................................05
Projeto Retornos de investimentos...................07
Analise de projetos de investimentos...............08
Projetos de investimentos A...............................12
Projetos de investimentos B...............................13
Resumo sobre investimentos.............................14
Orçamentos de investimentos..........................15
Conclusão............................................................18
Bibliografias........................................................18
Introdução
O presente trabalho apresentará o estudo feito através dos exercícios e situações propostas na ATPS (Atividade Prática Supervisionada) de Administração Financeira e Orçamentária.
A Administração Financeira e Orçamentária envolve a área de exatas e humanas e faz uma junção de diversas matérias como Contabilidade, Custos, Matemática Financeira e as coloca do ponto de vista de um Gestor Financeiro, este deve estar atento à todas os setores do mercado, pois as decisões a serem tomadas sofrem influência de diversos fatores, como o mercado no geral, bancos, acionistas, entidades governamentais e etc.
Nesta ATPS nós pudemos por em prática a avaliação de um projeto / investimento em relação ao risco e retorno e também como as taxas do mercado influem nos retornos de um investimento. Deste modo, pudemos aplicar o conhecimento posto em sala de aula e avaliar os retornos de um projeto ao longo de um período, verificar os retornos de acordo com taxas do mercado e definir qual seria o melhor investimento através do coeficiente de variação. Visando o desenvolvimento e o crescimento das atividades empresariais, a administração financeira ajuda a empresa a conduzir sua situação financeira para assim evitar gastos desnecessários. Como isso seu principal objetivo é a maximização de seu valor de mercado, pois os seus proprietários esperam que seu investimento produza um retorno compatível com o risco assumido, por meio de geração de resultados, econômicos e financeiros. Acima de tudo busca o controle da entrada e saída de recursos financeiros, podendo ser em forma de investimentos, empréstimos entre outros.
Atribuições da administração financeira
Suas principais atribuições são:
- Analisar, Planejar e Controlar a área financeira.
- Tomada de decisões de Investimentos e Financiamentos.
Para isso cada atribuição deve ser rigorosamente analisada utilizando informações que estão nos demonstrativos abaixo;
- Balanço Patrimonial.
- Demonstração do Resultado do Exercício.
- Fluxo de Caixa.
-Ênfases em Fluxo de Caixa: A ênfase em fluxos de caixa é uma das funções do administrador financeiro, ele deve ter a capacidade de planejar os fluxos de caixa para que a empresa cumpra suas obrigações e adquira os ativos necessários para alcançar seus objetivos e obter um fluxo de caixa suficiente para saldar suas obrigações. Os administradores financeiros avaliam as demonstrações contábeis, produzem dados adicionais e tomam decisões com base em sua avaliação dos retornos e riscos correspondentes. Qualquer que seja a atividade, uma empresa é avaliada como tomadora de grandes decisões. E para cada tomada de decisão financeira apresenta: Risco e Retorno, e fundamentos de decisão. Um retorno de um investimento é medido como o total de ganhos ou perdas dos proprietários durante um determinado período de tempo, ou seja, maior ou menor o risco, na mesma proporção será o retorno.
Tanto o retorno quanto o risco devem ser aferidos pelo administrador financeiro ao avaliar as alternativas de decisão e seus fundamentos estão baseados nas decisões financeiras: Investimentos, Financiamento e Lucro. Instituições e Mercados Financeiros e Grandes empresas necessitam de fundos permanentes. E elas podem obtê-los através de três fontes externas: Instituições Financeiras: recebem as poupanças e transferem para os que necessitam de recursos.
Formas de investimentos
Mercados Financeiros: os ofertantes e demandantes de fundos de diversos tipos podem transacionar entre si.
Colocações Fechadas: Empresas fazem empréstimos para outra que esteja necessitando de recurso, sem fazer abertura de serviço financeiro como as Instituições e o mercado financeiro. Instituições Financeiras; Atuando como intermediarias as instituições financeiras promove a canalização das poupanças de indivíduos, empresas e órgãos do governo para empréstimos ou aplicações.
Mercados Financeiros; Os mercados financeiros são fóruns nos quais os fornecedores e demandantes de fundos podem transacionar diretamente. Ao contrário das instituições financeiras que os empréstimos e aplicações são feitas sem o conhecimento dos fornecedores
...