AUDITORIA
Por: Dalton Marques • 1/6/2015 • Exam • 788 Palavras (4 Páginas) • 311 Visualizações
1 ) O QUE É A MATERIALIDADE? QUAL A SUA IMPORTÂNCIA PARA O AUDITOR E QUANDO DEVERÁ SER USADA A MAIOR?
Materialidade é um calculo estatístico que serve para poder determinar quais contas deverão ser auditadas. Serve para delimitar quais contas o auditor deve examinar. Deve ser utilizada a maior materialidade, quando não for a primeira auditoria, quando o auditor confiar nos controles internos, na administração da empresa e o contador demonstrar profundo conhecimento dos procedimentos e normas contábeis.
2) QUANDO O RELATÓRIO DO DEVE CONTER UMA NEGATIVA DE OPNIÃO? CITE UMA SITUAÇÃO EM QUE CAIBA A NEGATIVA
O relatório do auditor deve conter uma negativa de opinião quando não for possível realizar os testes de auditoria e não forem entregues os relatórios gerenciais ou suportes. Exemplo quando for realizar um trabalho de auditoria e todos os relatórios solicitados não são entregues, não há conciliações ou o saldo das principais contas não são possíveis de comprovação, o auditor deverá emitir um relatório de negativa de opinião
3) ELABORE O PROGRAMA DE TRABALHO PARA A CONTA DE SALÁRIOS A PAGAR
1 – Elaborar Papel de Trabalho
2 – Solicitar Razão da conta na data base
3 – Confrontar o Saldo do Razão com o balancete da data base
4 – Solicitar a Conciliação da conta
5 – Solicitar ao DP o arquivo da Folha de Pagamento
6 – Solicitar os contratos de Trabalho
7 – Verificar a existência dos funcionários
8 – Averiguar se não existem funcionários que não pertençam a empresa, caso haja algum solicitar o ajuste
9 – Verificar o pagamento dos funcionários, através do arquivo de pagamento
4) O QUE É A CIRCULARIZAÇÃO DE SALDOS E QUAL A IMPORTÂNCIA PARA O AUDITOR?
A circularização dos é uma confrontação de saldo das contas com fontes externas, ou seja, com base em outra empresa. Sua importância para o auditor esta em poder validar as informações recebidas e verificar se há valores não contabilizados ou contabilizados indevidamente.
5) O QUE O AUDITOR DEVE FAZER QUANDO DETERMINADA CIRCULARIZAÇÃO É RESPONDIDA COM SALDO DIVERGENTE AO CONSTANTE NO BALANCETE?
Deve solicitar ao contador a justificativa da divergência, verificando se não houve omissão de lançamentos contábeis, ou se não ocorreram lançamentos indevidos, por exemplo: uma carta do fornecedor cujo seu valor a receber é de R$ 10.000 e no contábil consta um saldo a pagar de R$ 7.000, o auditor deverá solicitar que seja explicado tal divergência, através de documentação hábil.
6) O QUE SÃO OS TESTES DE EVENTOS SUBSEQUENTES, QUAL PERÍODO DEVE SER REALIZADO E QUAL A PREOCUPAÇÃO DO AUDITOR COM AS CONTAS DE RESULTADO?
Eventos subsequentes são testes realizados para comprovar a realização de determinados valores. Deve ser realizado da data em que está ocorrendo a auditoria até o ultimo dia do trabalho de campo. O auditor deve se preocupar se as vendas foram realmente realizadas, isto é, foram entregues as mercadorias e recebidos os valores, se não houveram devoluções das vendas, se não houveram cancelamentos posteriores, justificando que as mesmas não foram de fato realizadas.
7) O QUE É A CARTA DE RESPONSABILIDADE E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA PARA O AUDITOR?
Carta de responsabilidade é um documento em que a administração da empresa deve emitir declarando que não há nenhuma prática excusa, que não há provisões para contingências trabalhistas, ambientais, tributárias não contabilizadas.
Esta carta é de grande importância para o auditor, porque sem ela não pode ser emitido o parecer. E esta carta serve de salvaguarda para o auditor, em caso de fraudes que não foram possíveis de serem detectadas ou em futuros processos que possam ocorrer
...