AUDITORIA
Por: Viviane Amorim • 5/10/2015 • Trabalho acadêmico • 3.954 Palavras (16 Páginas) • 979 Visualizações
[pic 1]PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Diretoria de Ensino a Distância da PUC Minas
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCIPLINA: AUDITORIA
Professor: Amilson Carlos Zanetti
Aluna: Viviane Soares Amorim
Assunto: Atividade 5 da Unidade 3
- Você deve analisar as seguintes normas:
- NBC TA 505 – Confirmações Externas.
- NBC TA 520 – Procedimentos Analíticos.
- NBC TA 230 – Documentação de Auditoria.
- NBC TA 265 – Comunicação de Deficiências de Controle Interno.
- NBC TA 300 – Planejamento da Auditoria de Demonstrações Contábeis.
- NBC TA 500 – Evidência de Auditoria.
Nessa sua analise você deve considerar aspectos práticos, ou seja, qual é a relevância dessas normas na atuação do auditor na realização do seu trabalho?. Por que o auditor deve obedecer a essas norma? Quais as regras impostas por essas normas que é de difícil utilização por parte do auditor? Impactos dessa norma no contexto geral da auditoria (preço, tempo etc. etc.).
- Com relação ao controle interno em uma organização, o auditor deve levar em consideração o ambiente estabelecido para que possa fazer um julgamento adequado na condução e nos reflexos das operações em seu trabalho. Assim:
- Qual são as finalidades do controle interno.
R = Controle interno sob o enfoque contábil compreende o conjunto de recursos, métodos, procedimentos e processos adotados, com a finalidade de:
- salvaguardar os ativos e assegurar a veracidade dos componentes patrimoniais;
- dar conformidade ao registro contábil em relação ao ato correspondente
- propiciar a obtenção de informação oportuna e adequada;
- estimular adesão às normas e às diretrizes fixadas;
- contribuir para a promoção da eficiência operacional da entidade;
- auxiliar na prevenção de práticas ineficientes e antieconômicas, erros, fraudes, malversação, abusos, desvios e outras inadequações.
- De quem é a responsabilidade pela implantação e manutenção dos sistemas de controles internos na organização.
R= A definição a respeito da implantação e manutenção de um sistema de controles internos deve partir da alta cúpula da empresa, ou seja, dos proprietários ou dos acionistas, considerando a necessidade de instituir um sistema de informações padronizado e de controles dos ativos da empresa, de tal forma que possa permitir à gestão a tomada de decisões e, principalmente, a continuidade da empresa.
- O que são considerados controles internos na organização.
R = Procedimentos de controle são medidas e ações estabelecidas para prevenir ou detectar os riscos inerentes ou potenciais à tempestividade, à fidedignidade e à precisão da informação contábil, classificando-se em:
- procedimentos de prevenção: medidas que antecedem o processamento de um ato ou um fato, para prevenir a ocorrência de omissões, inadequações e intempestividade da informação contábil;
- procedimentos de detecção: medidas que visem à identificação, concomitante ou a posteriori, de erros, omissões, inadequações e intempestividade da informação contábil
- Como o auditor obtém compreensão dos sistemas operacionais de uma empresa.
R= O auditor deverá se cercar de detalhes sobre:
- Controles organizacionais – pesquisar organogramas e fluxogramas, fazer descrição de função dos cargos, verificarem a existência de manuais de procedimentos administrativos;
- Controles gerais da atividade – investigar os controles sobre as operações que emanam da forma pela qual a empresa distribui responsabilidade e delega autoridade;
- Controles de sistemas de informação – entender o alcance da auditoria para localizar possíveis problemas, desconhecidos pelos responsáveis;
- Controles internos contáveis – fazer controle adequado sobre o processo das transações de forma a verificar a exatidão e a veracidade;
- Princípios e métodos de contabilidade – analisar a adequação e consistência dos princípios e métodos de contabilidade.
- O que diferencia os controles internos administrativos dos contábeis.
R=
- Os controles contábeis compreendem o plano de organização e todos os sistemas, métodos e procedimentos relativos à: salvaguarda dos bens, direitos e obrigações; fidedignidade dos registros financeiros. Ex: sistema de autorização e aprovação de transações; princípios de segregação de tarefas; controles físicos sobre os bens e informações.
- Os controles administrativos compreendem o plano de organização, os sistemas, métodos e procedimentos pela direção com a finalidade de contribuir para: eficiência e eficácia operacional; obediência a diretrizes, políticas, normas e instruções da administração. Ex: programas de treinamento e desenvolvimento de pessoal; métodos de programação e controle de atividades; sistemas de avaliação e desempenho.
- Qual o conceito de controle interno.
R = Controle interno é o processo planejado, implementado e mantido pelos responsáveis da governança, administração e outros funcionários para fornecer segurança razoável quanto à realização dos objetivos da entidade no que se refere à confiabilidade dos relatórios financeiros, efetividade e eficiência das operações e conformidade com leis e regulamentos aplicáveis.
- Qual a importância do controle interno para o desenvolvimento da organização.
R = Ao desenvolver um sistema de controle interno, se tem como princípio balizador, o objetivo de dar sinais aos clientes internos e externos da sua disposição de se inserir em um ambiente empresarial organizado e suportado por boas técnicas de administração.
- Por que o auditor deve entender os controles internos da organização.
R= Este conhecimento será essencial, pois o auditor procederá à avaliação do sistema de controle interno permite à empresa defrontar-se com os seguintes aspectos:
- o controle interno continua adequado à realidade da empresa;
- o controle interno é adequado, porém pode ser aprimorado;
...