AUDITORIA DE BALANÇO COM FOCO NO ATIVO IMOBILIZADO EM UMA ORGANIZAÇÃO DO TERCEIRO SETOR DO ESTADO DO CEARÁ
Por: marciria • 8/1/2020 • Artigo • 972 Palavras (4 Páginas) • 241 Visualizações
UNICHRISTUS
CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS
AUDITORIA DE BALANÇO COM FOCO NO ATIVO IMOBILIZADO EM UMA ORGANIZAÇÃO DO TERCEIRO SETOR DO ESTADO DO CEARÁ
MARCIRIA VALDA MARQUES LIMA
Fortaleza – Ceará
2014.2
MARCIRIA VALDA MARQUES LIMA
AUDITORIA DE BALANÇO COM FOCO NO ATIVO IMOBILIZADO EM UMA ORGANIZAÇÃO DO TERCEIRO SETOR DO ESTADO DO CEARÁ
Projeto de pesquisa científica apresentado à UNICHRISTUS – Centro Universitário Christus, para a disciplina de metodologia científica, como requisito parcial para a conclusão do curso de especialização em Perícia e Auditoria Contábil, sob a orientação do Professor Carlos Adriano Santos Gomes.
Fortaleza – Ceará
2014.2
SUMÁRIO
Introdução.......................................................................................4
Problemática...................................................................................6
Hipóteses........................................................................................6
Objetivos.........................................................................................7
Justificativa.....................................................................................8
Referências bibliográfica................................................................9
Fontes...........................................................................................10
INTRODUÇÃO
Com o crescimento econômico, gerou - se uma reflexão sobre a aplicação da técnica da auditoria contábil nas organizações, seja por determinação legal, ou por iniciativa própria, com o objetivo de revisar os dados e informações evidenciados nos demonstrativos contábeis, buscando minimizar erros de forma e conteúdo e conseqüentemente evitar fraudes contábeis que geram insegurança aos usuários da informação contábil.
Entre outras atribuições, a auditoria poderá fornecer informações seguras, que podem contribuir para a eficácia dos controles internos e proteção dos ativos, evitando práticas ilegais, custos onerosos e apresentando transparência nos resultados das demonstrações.
Os ativos não circulantes, especificamente o imobilizado, representa os bens de natureza corpórea necessários para a operacionalização das atividades fins da organização. Auditá-los é um procedimento que tem como objetivo confirmar a existência física deste ativo, a propriedade, a estimativa de vida útil, o método de depreciação utilizado e a baixa por obsolescência.
Com o advento da lei 11.638/2007 e 11.941/2009, surgiu à obrigatoriedade de contabilizar a desvalorização de ativos, procedimento, que contabiliza as perdas dos ativos não circulantes, fatores como: queda significativa do valor de mercado de um ativo, a baixa de ativos obsoletos, mudanças relacionadas a aspectos tecnológicos, danos físicos e o risco de descontinuidade operacional, entre outros.
Os registros contábeis no terceiro setor devem ser segregados de forma que permitam a apuração das informações para a prestação de contas perante os órgãos governamentais, para o setor privado, e os demais interessados.
As organizações do terceiro setor, ou entidades sem fins lucrativos, têm objetivo social, e para a avaliação de seus demonstrativos é necessário estabelecer critérios e procedimentos específicos de reconhecimento das transações e variações patrimoniais, da estruturas das demonstrações contábeis e as informações mínimas a serem divulgadas nas notas explicativas.
É importante que o plano de contas para o terceiro setor tenha um elenco de contas de acordo com as operações, de forma que represente adequadamente suas operações.
Portanto este trabalho visa analisar se a auditoria de balanço com foco no ativo imobilizado, é um instrumento indispensável, atuando como um método eficaz no controle dos ativos, na representação fiel dos mesmos, propiciando gerar informações com maior qualidade e confiabilidade.
PROBLEMÁTICA
O ativo Imobilizado representa um dos ativos de maior importância nas organizações, pois é necessário para a operacionalização das atividades fins, e precisa ser ajustado contabilmente por intermédio de alguns critérios.
Diante do exposto, o presente trabalho busca responder a seguinte problemática: A auditoria de balanço com foco no ativo imobilizado contribui para o controle e a proteção deste ativo?
HIPÓTESES
A hipótese provável para esta pesquisa é que auditoria atua como um método eficaz no controle desse ativo, verificando erros ou omissões nos registros contábeis, os procedimentos de baixa de ativos obsoletos, a redução ao valor recuperável, por meio do teste de recuperabilidade, confirmando a propriedade e existência física deste ativo, entre outros, confrontá-los com o balanço patrimonial.
...