Ambiente de negocios no brasil
Por: ederaffonso • 22/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.332 Palavras (6 Páginas) • 274 Visualizações
UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ – UNOPAR
POLO PASSO FUNDO-RS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
SUZANA BRASIL AFFONSO
AMBIENTE DOS NEGÓCIOS NO BRASIL
PASSO FUNDO
2014 ⁄ 1
SUZANA BRASIL AFFONSO
AMBIENTE DOS NEGÓCIOS NO BRASIL
TRABALHO SOBRE AS MEDIDAS MACROECONÔMICAS E MICROECONÔMICAS, SEUS ASPECTOS NEGATIVOS E POSITIVOS E SUAS INFLUÊNCIAS NA SOCIEDADE.
PASSO FUNDO
2014 ⁄ 1
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO
- DESENVOLVIMENTO
- CONCLUSÃO
4 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
- Introdução:
O presente trabalho tem por objetivo retratar como esta o ambiente dos negócios no Brasil, explanando de maneira clara e objetiva os aspectos da Macroeconomia e Microeconomia e de que forma estas medidas estão influenciando nos negócios do Brasil, destacando aspectos positivos como a Microeconomia como a facilidade na obtenção de crédito e aspectos negativos dos pais como a elevada carga tributária.
- Desenvolvimento
No mundo dos negócios, as mudanças políticas e econômicas não só no Brasil, mas no mundo todo devido a grande globalização em que vivemos além de edições de novas leis, decretos e medidas provisórias refletem o mundo no panorama econômico das empresas.
Isso fica claro com a inoperância do governo no que diz respeito ao panorama econômico do país, pois no decorrer dos anos governos incompetentes são incapazes de gerir com êxito a economia do país, são criados muito poucas medidas capazes de estimular o mercado fazendo com que cada vez mais empresas fechem as portas e devido ao pouco estimulo as empresas que conseguem manter-se no mercado tem suas ações desvalorizadas perdendo valor dia após dia.
As mudanças políticas e econômicas causam enormes impactos no universo contábil, pois com a constante mudanças nas políticas econômicas e edições de leis decretos as técnicas de escrituração contábil sofrem mudanças, pois isto altera bases de cálculos e formas de apuração de impostos devido a novas alíquotas.
A macroeconomia é definida como um problema de alocação de recursos escassos em relação a uma série de possíveis fins, já a Microeconomia tem a função de explicar como é gerado o preço dos produtos finais e dos fatores de produção num equilíbrio, explica também as práticas do mercado. A Macroeconomia fornece ao administrador financeiro uma visão clara das políticas adotadas pelo governo e instituições privadas através das quais a economia é controlada. A Microeconomia também se caracteriza pelo estudo da tomada de decisões individual de famílias e empresas e sua interação em mercados específicos.
No Brasil falando-se em Macroeconomia varias coisas precisam ser feitas dentre as quais podemos elencar:
- O setor publico precisa conter despesas, para tentar evitar o endividamento adicional;
- Sem o endividamento adicional seria possível uma redução na taxa de juros, com isto abrindo espaço para novos investimentos públicos em infraestrutura, levando a um crescimento do PIB.
Já na Microeconomia temos um quadro mais animador pois com o crescimento do mercado nacional estão abrindo cada vez mais oportunidades em diversos setores e regiões, principalmente os que produzem bens de consumo.
No Brasil devemos ter uma atenção especial com a Macroeconomia, pois ainda temos muitos problemas na disponibilidade e cobertura de dados, já na Microeconomia traz cada vez mais oportunidades nos mercados e vem conseguindo isto com muito sucesso.
Podemos afirmar que o desenvolvimento econômico e impulsionado principalmente pelas ações microeconômicas. Pois estas ações estabeleceram caminhos e tem como principal objetivo promover as condições de ajuste da economia e é por meio de ações microeconômicas que são concretizados investimentos que irão gerar os bens para o consumo. Com isto são gerados empregos e os salários destes novos trabalhadores possibilitam um aumento no consumo, movimentando de forma
Com diversas ações do governo a economia brasileira esta sendo diretamente influenciada pelas microempresas.
A microeconomia já representa uma fatia muito grande no mercado de negócios. A legislação veio para ajudar a ascensão das microempresas, pois com as facilidades de hoje as pessoas estão saindo da informalidade e tornando seus negócios formais com isto gerando um aumento de dinheiro circulando e empregos. Com este crescimento das micros a contabilidade legal deve se adaptar as leis que regem este segmento onde não precisa de livro caixa e sim de outros meios como BP, DRE, analise vertical e horizontal, etc.
Para que tenhamos um crescimento econômico cada vez mais são exercidas pressões para se obter este crescimento. Uma consequência disto é a perda qualidade de vida. Porem são vários os benefícios socioeconômicos das mudanças na microeconomia, pois estas mudanças estimulam a capacidade empreendedora das pessoas, pois com as facilidades de credito as pessoas creditam mais no seu potencial empreendedor e isto acarreta na geração de novos empregos, diminui também o fluxo migratório para os grandes centros.
Com a geração de novos empregos, com certeza aumentara o poder de consumo das pessoas o que trará um grande impacto na economia e sociedade. A vida das pessoas físicas é facilitada pois além de ter um credito facilitado a qualidade da tributação também é melhorada e isto sem dúvida faz com que as empresas se mantenham um maior tempo no mercado. Estas mudanças na microeconomia as pessoas conseguem entender melhor como são formados os preços e as empresas irão conhecer a real necessidade de seguir a lei da oferta e da demanda, pois a de cisão de compra do consumidor é diretamente relacionada com aquilo que ganham.
...