Análise de investimentos
Por: JuCyele Sgorlon • 28/5/2015 • Trabalho acadêmico • 3.761 Palavras (16 Páginas) • 217 Visualizações
CEAD DA UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS - 5º SEMESTRE
PÓLO - MACE
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS
CAMPO GRANDE-MS
Abril/2015
CEAD DA UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS - 5º SEMESTRE
PÓLO - MACE
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS
Atividade Prática Supervisionada apresentada ao CEAD da Universidade Anhanguera como recurso de Avaliação bimestral da disciplina de Análise de Investimentos, sob a orientação do professor EAD Me. Jefferson Dias e da Tutora Presencial Claudileni Correia.
CAMPO GRANDE-MS
Abril/2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 04
1 TIPOS DE INVESTIMENTO 05
2 FLUXO DE CAIXA RELEVANTE 07
2.1 Cálculos e estimativas 08
2.2 Cálculo do Fluxo de caixa relevante 09
3 VALOR ATUAL DA TAXA SELIC 10
3.1 Técnicas de Investimento 11
4 A INFLAÇÃO E SEU EFEITO NA ANÁLISE DE INVESTIMENTO 13
4.1 Imposto de Renda e Depreciação na Análise de Investimentos 13
4.2 Análise da sensibilidade 14
CONCLUSÃO 15
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 16
INTRODUÇÃO
O desenvolvimento deste trabalho se deu com o objetivo de criar um projeto que seja viável e que proporcione rentabilidade.
De início se fez necessário uma organização quanto ideias e posicionamento das opiniões, após o alinhamento quanto a atividade e produtos foi possível moldar melhor a proposta assim como o ramo de atividade.
Sendo um projeto pequeno serão expostos pontos positivos e negativos do empreendimento no decorrer do trabalho, observando que sua simplicidade poderá ser vista pela quantidade de produtos comercializados.
A finalidade principal será a elaboração de um projeto de investimento, a fim de proporcionar a analise de sua viabilidade econômica utilizando para isso os modelos estudados, TIR, VPL, e Payback, o que possibilitará apontar o que for favorável, os aspectos que necessitam de melhorias e o que pode ser aperfeiçoado, sendo uma grande oportunidade de aprender, efetuar e analisar projetos de investimentos e negócios empresariais.
1 TIPOS DE INVESTIMENTO
Para muitas situações é muito comum a utilização da palavra investimento no dia a dia.
Sendo que algo como poupar dinheiro numa caderneta de poupança, começar um novo curso ou uma faculdade, comprar uma casa, abrir um empreendimento entre outros são tratados como investimento mesmo sendo tão diversos.
Conceito originário do campo da economia que significa utilizar recursos disponíveis, no tempo presente, para criar mais recursos no futuro. Generalizando, um investimento é qualquer ato ou ação que implique renunciar a recursos no presente na expectativa de ampliar seus recursos no futuro.
Valores Mobiliários:
- Ações
Emitido por sociedades anônimas, que representa uma parcela do capital social, onde o proprietário das ações é chamado de acionista, sendo considerado sócio e tendo direitos e deveres perante a sociedade, obedecendo o limite das ações adquiridas. Somente as ações emitidas por companhias de capital aberto, e que possuam registro na CVM, pode ser negociada com o público em geral, sendo que este investimento pode ser feito individual ou coletivo.
- Debêntures
Emitido por sociedade por ações, representando dívida, assegurando aos detentores direito de crédito, normalmente estes credores esperam receber juros periódicos. Como este procedimento envolve valores altos, é obrigatória a elaboração de um documento chamado “Escritura de emissão”, onde consta os direitos e deveres dos debenturistas e da emissora.
- Fundos de Investimentos
Comunhão de recursos captados por pessoas físicas ou jurídicas, com objetivo de obter ganhos financeiros com a aplicação em títulos e valores mobiliários, utilizados para comprar bens, sendo que este fundo é dividido em cotas, sendo calculado por meio da divisão do patrimônio líquido.
- Clubes de Investimentos
É a comunhão de recursos de pessoas físicas, de no mínimo 3 e no máximo 50 participantes, sendo administrado por sociedade corretora, responsável pela manutenção e funcionamento dos serviços relacionados direta e indiretamente. O funcionamento obedece as normas da CVM, onde determina os principais aspectos, podendo ser alterado por decisão dos participantes em assembleia geral.
...