Análise demonstração contábeis
Por: jaquemoura • 24/3/2017 • Trabalho acadêmico • 839 Palavras (4 Páginas) • 284 Visualizações
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
Avaliação a Distância
Unidade de Aprendizagem: Orçamento Público
Curso: Ciências contábeis
Professor: Bernardino José da Silva
Nome do estudante:
Data: 08/05/2016
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
O Tribunal de Contas da União julgou irregular as contas do Governo da Presidente Dilma relativas ao exercício de 2014, em virtude do que chamou de “pedaladas fiscais”. Uso de recursos bancários sem autorização e sem a devida devolução. Recentemente o Governo Federal encaminhou ao Congresso Nacional um projeto propondo a redução do resultado fiscal.
Visite o site do Congresso Nacional e/ou pesquise junto a Internet e faça um Position Piper, de no máximo, uma página, destacando qual a relação podemos estabelecer entre esses dois fatos e destaque sua opinião sobre a decisão do TCU que acabou no processo de Impeachment.
Prof. Bernardino
Maria, cansou das pedaladas.
Jaqueline Moura
Imaginamos que você trabalhe o dia todo e deixe seus filhos com a empregada Maria e a babá, e todo mês deixa uma quantia de 2.500,00 para as despesas da casa, com gastos como comida, material de limpeza, manutenção da casa e gastos extras com as crianças. A sua empregada faz as compras e gasta em média 2.000,00, mais 150,00 em gastos extras com as crianças. Porém, com os aumentos significativos dos preços e gastos extras com as crianças, o valor dos 2.500,00 foram insuficientes; e ela acaba gastando 180,00 a mais do seu próprio bolso. Ela apresenta as notas dos gastos e você paga a ela o que faltou. Só que nos próximos meses, acaba acontecendo a mesma coisa, e você acaba que por vezes não pagando ou atrasando o pagamento dos extras da empregada que tira do próprio bolso; e vira uma bola de neve. Mas você mesmo assim, continua fazendo as mesmas coisas (saindo, comprando presentes para as crianças, trocando de carro, planejando as férias em família﴿. Sua empregada estaria desembolsando todo mês uma quantia significativa, cobrindo suas despesas, enquanto você estaria “pagando nota”, “bem na fita” aos olhos dos outros. Ah! Se soubessem!!! Se isso fosse real, a empregada já teria pedido as contas há muito tempo! E te colocado na justiça.
Analisando nossa “historinha”, podemos analisar, que o Governo da nossa atual presidente, acabou exigindo demais da “empregada” que acabou entrando com o pedido para reaver seus direitos. A chamada “Pedaladas Fiscais”. O que levou no contexto político do Brasil a crise política de 2015, onde para melhorar artificialmente as contas federais, levou ao Tesouro nacional a atrasar o repasse de dinheiro aos bancos e autarquias. “o procedimento ocorria desde o ano de 1994 e foi usado nos governos de Fernando Henrique Cardoso e Lula. Já para a AGU (Advocacia Geral da União), esta prática ocorre desde o ano 2000. No entanto
...