Analise de custeio abc em Petshop
Por: Me Fez Mais Marinho • 7/11/2015 • Seminário • 991 Palavras (4 Páginas) • 306 Visualizações
CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES (ABC) APLICADO EM PET SHOP
TÓPICOS:
- Custeio ABC – O que é?
- Vantagens e Desvantagens
- Resumo da aplicação
- O que a empresa gostou
- Se é bom para este caso ter o sistema ABC
RESUMO:
- CUSTEIO ABC – O QUE É?
- Um dos principais problemas das empresas é a atribuição dos custos indiretos aos produtos.
- Para efetuar esse custeamento pode ser empregado o Custeio Baseado em Atividades (ABC).
- O fundamento do Custeio ABC reside em identificar os custos das várias atividades da empresa e entender seu comportamento, encontrando bases que representem as relações entre os produtos e essas atividades.
- Diferenças do Custeio Tradicional x Custeio Baseado em Atividades (ABC):
Custeio Tradicional | Custeio Baseado em Atividades (ABC) | |
Forma como os custos são acumulados | Função ou departamento, depois rateados por produto. | Recursos e atividades são geradores de custos. |
Forma de alocação dos custos | Conforme a estrutura organizacional da empresa. | Age de forma horizontal. Processos interdepartamentais |
Cálculo Margem de Contribuição | Custos indiretos unitários não são computados, somente os custos e despesas variáveis. | MC Revista. Subtrai-se o valor das despesas e custos indiretos. |
- Elementos do Custeio Baseado em Atividades (ABC):
- Tarefas: As atividades do custeio ABC podem ser desdobradas em Tarefas: Tarefa é a forma de realização da atividade. Duas empresas podem executar uma mesma atividade empregando tarefas diferentes. A Tarefa, é o elemento mais simples da atividade, normalmente, ela não se decompõem em outros elementos.
- Recursos: O montante dos insumos utilizados para realizar as atividades da empresa (como salários e encargos sociais, energia elétrica, depreciação).
- Direcionador de Custos: É qualquer fator que cause uma alteração de custo de uma atividade. Representa o consumo de recursos por uma atividade. Pode ser:
- Direcionador de Recursos: Quando se deseja apropriar os recursos às atividades. É usado para alocar os custos das áreas funcionais às atividades. Visa medir a quantidade de recursos consumidos em cada atividade.
- Direcionador de Atividade: Quando envolvem o mecanismo contábil de imputação de custos de atividades a objetivos de custo. Aloca os custos das atividades aos objetos de custo, que podem ser bens, clientes ou serviços. Os direcionadores utilizados no sistema ABC são três:
- Direcionadores de Transação: Nº de operações repetidas.
- Direcionadores de Duração: Tempo de duração de uma atividade.
- Direcionadores de Intensidade: Quantidade de recursos utilizados para realizar determinada atividade.
- VANTAGENS
- Principal vantagem é a possibilidade de distribuir custos de forma causal para ampla faixa de geradores de custos, incluindo produtos, fornecedores e clientes.
- Conhecer:
- Quais as atividades estão sendo executadas na organização.
- Quanto custa a execução das atividades organizacionais e dos processos de negócios.
- O que motiva a organização a executar atividades e processos de negócios.
- Quanto de cada atividade é necessário para os produtos, serviços e clientes da organização.
- Eliminar ou reduzir os custos que pouco ou nada agregam de valor ao produto ou serviço.
- Otimizar a eficiência e a eficácia das atividades que adicionam valor.
- Determinar as causas dos problemas com a intenção de corrigi-los.
- Melhorar a alocação dos custos aos produtos e processos.
- DESVANTAGENS
Para a pesquisa em discussão, não foram encontradas desvantagens em relação ao Custeio Baseado em Atividade (ABC).
- RESUMO DA APLICAÇÃO
- O objetivo da pesquisa foi responder a seguinte pergunta? O Custeio Baseado em Atividades (ABC) é aplicável ao contexto de uma prestadora de serviços de pequeno porte que atua como Pet Shop?
- Estudo de caso realizado em prestadora de serviços no segmento de Pet Shop de pequeno porte. Atua apenas no atendimento de banho e tosa de cães. O administrador não utilizava qualquer método para avaliar a rentabilidade do negócio.
- Fase de adaptação do Custeio ABC, as seguintes etapas tiveram que ser percorridas:
- Levantamento das despesas e custos indiretos mensais.
- Definição dos processos a serem abrangidos pelo estudo, com a identificação das atividades mais relevantes.
- Alocação dos recursos (como salários e encargos, depreciação, etc...) às atividades executadas na empresa para prestar os serviços aos clientes.
- Cálculo do valor do custo unitário das atividades executa.
- Análise da rentabilidade dos serviços prestados considerando o custo atribuído às atividades.
- Custos são direcionados por atividades requisitadas pelo processo produtivo e levadas aos produtos. Em função disso, os custos indiretos são inicialmente associados às atividades e posteriormente alocados aos produtos por intermédio dos direcionadores de custos.
- A análise de custos com base nas atividades deve ser realizada de forma que seja possível compreender melhor dois aspectos:
- Quais processos realmente agregam valor, e quais não agregam.
- No caso dos processos que agregam valor, verificar se estão sendo usados os procedimentos mais adequados ou eficazes em termos de custos.
- O QUE A EMPRESA GOSTOU
- Ao determinar quanto custa executar cada atividade, foi possível calcular a rentabilidade dos serviços prestados pela empresa.
- Orientação ao administrador em relação aos serviços que deveria priorizar ou restringir, com a elaboração de relatórios de rentabilidade.
- Maior facilidade para selecionar quais segmentos deveriam ter suas vendas incentivadas com propagandas ou promoções especiais.
- Condições de mensurar a necessidade de aumentar os preços dos serviços executados ou se era pertinente ofertar descontos em serviços específicos.
- SE É BOM PARA ESTE CASO TER O SISTEMA ABC
- Este artigo tinha como objetivo principal verificar se a teoria que fundamenta o ABC é plenamente adaptável ao contexto de um empreendimento que presta serviços no segmento de Pet Shop. E no decorrer das análises efetuadas este objetivo foi completamente atingido.
...