Análise de Investimento
Por: H2A1IO • 23/9/2015 • Trabalho acadêmico • 2.088 Palavras (9 Páginas) • 131 Visualizações
[pic 1]
]
Pólo Juazeiro/BA
Curso de Ciências Contábeis
Anhanguera Educacional – Uniderp
Análise de Investimento – 5º Período
Análise de Investimento
Alunos:
Ari Willian Oliveira Rosa RA: 400646
Paulo Alexandre da S Oliveira RA: 395636
Adriana da Silva Vieira RA: 398893
Cátia de Carvalho Ferreira RA: 396504
Ítalo Raggner Conserva RA: 394592
Carlos Rodrigo Ribeiro de Andrade RA: 399362
Professora: Ivonete Melo de Carvalho
Juazeiro-BA Abril de 2014
Introdução
O presente trabalho tem por objetivo criar uma visão ampla de um projeto viável e que nos traga bons rendimentos.
A análise e ideias de como deveríamos iniciar o projeto foi bem complexa, pois cada componente (aluno) expressou suas opiniões e pensamentos, mas, no entanto chegamos a um consenso de quais atividades e produtos iriam ser comercializados.
O conteúdo do trabalho é bastante relevante para o desafio proposto, pois indicamos os aspectos favoráveis e melhores sugestões de manutenção e das práticas. A ideia lançada é de um trabalho simples e objetivo que demonstre as necessidades da avaliação, sendo assim a comercialização de uma atividade simples de pequeno porte e de poucos produtos. Esperamos que venha a satisfazer e conter os pensamentos avaliativo de todos.
1-ETAPA
Quem não pensa em investir seja em negócios ou no seu próprio futuro, visando sempre melhorias e ate mesmo rentabilidade que é o ponto crucial em um investimento.
A preocupação com o futuro e a necessidade de se manter e garantir lucros sempre foi tida como base de status e sinônimo de poder. As garantias, acordos e tratados já levaram os negócios como uma maneira de assegurar uma boa economia e os bens de direitos daqueles investidores.
Mas afinal é comum você criar uma serie de conceitos que variam conforme as suas atividades. O investimento em seu sentido econômico significa a atualização de recursos disponíveis, no presente, para gerar mais recursos no futuro.
Tipos de investimentos:
Existem diversos tipos de investimento, sendo que quando definidos em relação a sua origem são os seguintes tipos:
- Investimentos públicos: são recursos utilizados pelos governos ou entidades publicas, a fim de gerar bem estar social, e é bom resaltar que em geral os recursos são renunciados pelas pessoas jurídicas de direito publico, e não são com o intuito de retorno financeiro, mas para beneficio da sociedade, com a construção de escolas, hospitais e outros.
- Investimentos privados: são recursos utilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, a fim de gerar bens lucrativos aos investidores, alguns exemplos são fabricas particulares, empresas de prestação de serviços particulares, lojas de varejos, shoppings centers e outros.
- Investimentos mistos: são recursos utilizados em parte pelos governos e entidades publicas, e também por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. Tal investimento tem a finalidade de trazer melhorias a sociedade e também retorno financeiro, exemplos: Petrobras, banco do Brasil.
A economia de um pais necessita de investimento para sua própria sobrevivência e de suas organizações. Essa afirmação é uma lógica de que quando aumenta a produção das fabricas, empresas e fazendas das unidades produtivas. Esse aumento de produção é medida pelo Produto Interno Bruto (PIB), que por sua vez indica as necessidades de investimento a longo prazo. É de grande importância criar novas unidades produtivas e aumentar a capacidade das já existentes, o que só é possível via investimentos.
As preocupações e duvidas quanto as dificuldades e obstáculos que serão enfrentados ao se encarar um investimento são muito comum, por isso a necessidade de se estudar e analisar todas as circunstâncias, essas obrigações levam ao profissional de administração que se encarrega de analisar e assegurar pontos positivos e negativo em determinado projeto levando em consideração três aspectos:
- Econômicas- são considerações que se deve levar em conta sobre tudo a rentabilidade e os riscos de investimento. O administrador tende a escolher um investimento de maior retorno e menor risco para a organização.
- Financeiras- são considerações que requer a disponibilidades de recursos próprios ou financiamentos.
- Ambiente empresarial- são considerações políticas, social, culturais e do meio ambiente que afetam o investimento, tem características próprias pois muitas vezes não podem ser expressas em valores monetários.
Comercialização e fabricação de tijolos de cerâmica
Produto a ser comercializado: Tijolos de cerâmica
Nome fantasia: o tijolão
Razão social: comercial de tijolos LTDA.
Endereço: Br. 407 km 13 Juazeiro-BA.
ETAPA 2
Conforme os estudos realizados quanto analise de investimentos temos as principais técnicas voltadas para o conceito de fluxo de caixa. É uma ferramenta que independe da atividade exercida pela organização.
O fluxo de caixa exerce a função avaliativa de futuro verificando se o projeto é viável ou não.
Esses estudos podem ser alterados conforme o desenvolvimento do projeto, garantindo assim previsões de fluxos futuros ainda mais próximos a situação real do mercado. De acordo com alguns estudos é possível que uma empresa que tenha lucro liquido e um bom retorno sobre investimentos, mesmo assim vá a falência, essa situação é o retrato de um péssimo fluxo de caixa que acarreta no fracasso da maioria das empresas.
A técnica de fluxo de caixa traz a praticidade e segurança, só que muitos empresários desconhecem esse tipo de analise que também podem ser utilizados por pequenas empresas para trazer resultados positivos para seus negócios.
O crescimento econômico esta em alta, e o campo dos investimentos é muito grande, devendo-se o investidor ou administrador buscar o conhecimento do investimento ou empreendimento que seja viável a ele. O fluxo de caixa traz as previsões, métodos e maneiras de analisar e conhecer as possibilidades reais de determinado projeto indicando se ele é uma boa escolha ou não.
...