Aplicação de conhecimento prático no processo contábil
Seminário: Aplicação de conhecimento prático no processo contábil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: edsonjmorais • 27/9/2014 • Seminário • 1.248 Palavras (5 Páginas) • 316 Visualizações
TEORIA DA CONTABILIDADE
João Pessoa/ PB
2013
Universidade Anhanguera Uniderp
Centro de Educação à Distância
Curso de Bacharelado Ciências Contábeis
Professora: Ma. Juliana Leite Kirchner.
Disciplina: Teoria da Contabilidade.
Participantes:
Julianna Olimpio RA: 406043.
Geanne Dantas RA: 420605.
Thiago Ferreira de Lima RA: 410086.
Maiane Gomes RA: 414830.
Lauro José A. d Melo RA: 420600.
Emanuelle Almeida RA: 407419.
Tutor Presencial: Rodrigo Moreira.
Tutor EAD: Ivania Ferreira de Vaz.
João Pessoa/ PB.
2013.
TEORIA DA CONTABILIDADE
Trabalho de desafio de aprendizagem do 2º semestre do curso de Ciências Contábeis da Universidade Anhanguera – Uniderp (em João Pessoa/ PB) como requisito de aprendizagem, avaliação e aprovação da disciplina de Teoria da Contabilidade sob a orientação do Tutor Presencial Rodrigo Moreira e da Tutora EAD Ivania Ferreira de Vaz.
Professora da disciplina: Ma. Juliana Leite Kirchner.
João Pessoa/ PB
2013.
INTRODUÇÃO
A Contabilidade exerce hoje um papel de relevada preponderância sobre as pessoas. Tudo em nosso meio tem alguma relação com a Contabilidade, desde as faturas de água, luz, até as compras no supermercado ou ao abastecermos nossos veículos, assim como gastos com impostos e pedágios, tudo mexe com o nosso dia a dia.
Podemos conceituar a Teoria da Contabilidade como o estudo que tem por finalidade obter subsídios suficientes para a aplicação do conhecimento prático no processo contábil.
Especificamente nesse trabalho trataremos sobre a Teoria da Contabilidade mais voltada ao ramo empresarial, isto será feito através da análise do Balanço de três empresas. Uma no ramo financeiro e duas no ramo industrial.
Apesar de ser um trabalho voltado para a área empresarial nosso grupo acredita que ele pode trazer grandes ensinamentos também para o nosso dia a dia.
OBJETIVO DA CONTABILIDADE
O grupo entendeu que na mensagem do artigo indicado, é que a contabilidade precisa ser a plena satisfação das necessidades de cada grupo principal dos usuários, avaliar da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre tendências futuras. Acredito sim, que o contabilista deveria sentar ao lado de investidores, bancários e empresários no momento em que se pensa sobre qual a melhor estratégia a ser adotada, pois ele tem informações privilegiadas e satisfatórias para detalhar aspectos passados e provisões futuras sobre a situação patrimonial e financeira das empresas. Claro que para isto também é necessário que o contabilista atue firmemente na constante atualização e na busca incessante da qualidade total.
Já que as empresas devem, publicar suas demonstrações financeiras.
E para verificar se a contabilidade está alcançando seus objetivos, são pesquisa quais os grupos de usuários para os quais, se acredita que as demonstrações contábeis devessem ser de grande utilidade.
Como por exemplo: analistas de investimentos, para aconselhamentos sobre compras ou não de ações de determinadas companhias.
Obviamente estes têm utilizado cada vez mais as demonstrações contábeis, e por já possuírem conhecimento técnico aliado à larga visão de negócios é que, cada vez mais, precisam de informações complementares para auxiliá-los.
E com a obrigatoriedade de inclusão das notas explicativas em todos os informes publicados (mesmo que apenas no livro diário), independentemente do porte ou regime tributário adotado pela entidade.
Mas é certo que somente isto não suprirá todas as lacunas necessárias; e é aí que está o verdadeiro papel do profissional contábil. Gerar relatórios complementares e efetivamente auxiliar no processo de construção da melhor decisão sobre qual for o aspecto necessário.
Talvez a mais importante de todas as características contábeis é valorizar a essência de cada operação ao invés do que está descrito em um documento, nota fiscal
...