Artigo Implantação de Custos
Por: André Luis Silva • 17/9/2016 • Trabalho acadêmico • 3.550 Palavras (15 Páginas) • 280 Visualizações
Revista de Ciências Gerenciais
Vol. XIII, Nº. 17, 18, 19, Ano 2009[pic 3]
André Luis da Silva
andreluisilva@hotmail.com
IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE CUSTOS.[pic 4]
RESUMO
Implantação do Sistema de Custos vem a auxiliar os gestores a tomar decisões, no crescimento e fortalecimento da empresa. Com o sistema implantado ficará mais palpável as informações sobre os custos de produção, com isso os gestores podem estabelecer metas futuras para diversos caminhos, sejam eles, criação de filiais, exclusão de departamentos, corte de funcionários, alteração de layout e estrutura organizacional. Hoje vemos que é necessário ter um sistema de custos implantados na empresa, o mercado hoje é concorrido e a crise econômica que acontece neste momento em nosso país não tem previsão de se encerrar. Para a implantação ocorrer de forma correta deverá ser realizadas diversas analises para chegar ao sistema ideal, ou seja, que cumpri as necessidades de informações da empresa.
Palavras-Chave: Implantação, Sistemas, Custos, Planejamento.
ABSTRACT
Cost System deployment is to assist managers in making decisions, growth and strengthening of the company. With the implemented system will be more tangible information about production costs, thus managers can establish future goals for different paths, they, creation of subsidiaries, excluding departments, cutting staff, changing it-yout and organizational structure . Today we see that you must have a cost system implemented in the company, the market today is competitive and the economic crisis that happens right now in our country has no plans to quit. For deployment occur correctly should be performed various analyzes to arrive at the ideal system, ie, that fulfill the information needs of the company.
Keywords: Deployment, System, Cost, Planning
INTRODUÇÃO
Com a economia ao pé que anda hoje uma empresa para continuar no mercado e ser competitiva ela necessita de um sistema de custos, que lhe auxilie na redução de gastos.
Não é do dia para a noite que este sistema deverá ser implantado, mas aos poucos com o envolvimento de toda a estrutura da empresa, do colaborador menos graduado até o mais alto cargo executivo. Afinal, cada um conhece bem a sua área e/ou departamento, não seria correto e também eficaz um gerente financeiro elaborar a descrição do serviço do pessoal do operacional.
Não importa o porte da empresa, seja ela microempresa regida pelo simples nacional ou uma multinacional, todas dependem deste tipo de sistema para identificar o desperdício, seja ele de pessoal ou financeiro.
Com esta ferramenta o gestor da empresa pode reestruturar sua organização, tornando o valor de desperdício em lucro, investindo este valor em algo para ajudá-lo a encarar o mercado.
A implantação do sistema de custos irá colaborar para que os administradores e gestores de departamentos possam tomar decisões para melhoria do desempenho de sua equipe ou departamento, após analisar os resultados apurados.
É evidente que a Implantação do Sistema de Custo é a melhor solução para a permanência das empresas, tendo por finalidade interligar os departamentos, obtendo um fluxo de informação, possibilitando a viabilidade para melhorias e investimento.
DEFINIÇÕES.
Gastos são compromissos assumidos para obtenção de produto, ou serviço.
Custos são os valores dos recursos utilizados diretamente na produção de um bem ou serviço.
Despesas são gastos com bens e serviços para a obtenção de receitas.
Custos Diretos são custos que podem ser apropriados diretamente aos serviços.
Custos Indiretos utilizam-se métodos de rateios para apropriá-los.
Custos Fixos são aqueles que não variam de acordo com o volume de produção.
Custos Variáveis são relacionados diretamente com o volume de produção.
Para Horngren, Foster e Datar (2003), há outros dois conceitos importantes para entender os sistemas de custos são eles:
Centro de custos que são agrupamentos de diferentes itens de custos, que abrangem e concentram todos os custos de um recurso para toda a entidade
Critérios de alocação que é o fator denominador comum para ligar um custo a um objeto de custos.
CUSTOS VERSUS DESPESAS.
O conceito de Custos e Despesas são muitos parecidos, mas na prática são muito diferentes, há classificação errada de um custo ou despesas pode mudar de forma significativa os resultados da empresa.
CONCEITO DE CUSTOS.
Consideramos como conceito de custos é todo e qualquer gasto relacionado à compra de mercadoria para revenda, prestação de serviço e/ou produção de um novo produto, alguns exemplos destes custos seriam, matéria-prima, mão-de-obra, depreciação de máquinas e equipamentos, energia elétrica, manutenção, etc..
- TIPOS DE CUSTOS.
Os custos dividem-se em dois tipos Diretos e Indiretos:
Os custos diretos são os custos relacionados diretamente aos produtos ou serviços, são os mais fáceis de serem identificados, temos como exemplo: matéria-prima, insumos e mão-de-obra. Já os custos indiretos são mais difíceis de serem identificados,
DESPESAS.
Considera-se como despesas todos os gastos referentes à administração e gerenciamento da empresa nos seus diversos setores, financeiro, comercial, marketing, etc..
As despesas nada mais é que os gastos para manter a estrutura da empresa funcionando.
CUSTOS E DESPESAS FIXOS OU VARIÁVEIS.
Os custos e as despesas podem ser considerados e/ou classificados como custos ou despesas fixas quando não há variação em decorrência da quantidade produzida e custos e despesas variáveis quando há variação em decorrência da quantidade produzida.
IMPORTÂNCIA DA CLASSIFICAÇÃO CORRETA DE CUSTOS E DESPESAS.
O principal benefício de uma apuração correta de custos e despesas é a análise de Margem de Contribuição por produto, que é o valor que sobra da venda de um produto ao retirarmos de seu faturamento bruto os gastos com deduções de vendas e com o custo de sua produção ou compra.
...