As diferencas gerada na DMPL apos a Lei 11638 utilizacao da DRA - Demonstracao do Resultado Abrangentes
Por: fabioneri00 • 27/5/2017 • Trabalho acadêmico • 909 Palavras (4 Páginas) • 1.087 Visualizações
As diferencas gerada na DMPL apos a Lei 11638 utilizacao da DRA - Demonstracao do Resultado Abrangentes
A Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) corresponde a uma demonstração mais completa e abrangente do que a Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA), evidenciando a movimentação de todas as contas do Patrimônio Líquido durante o exercício social.
A elaboração da Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido tem como objetivo representar, de maneira organizada, a movimentação ocorrida durante o exercício nas diversas contas do Patrimônio Líquido, isto é, as que compreendem o Capital Social, Reservas de Capital, Ajustes de Avaliação Patrimonial, Reservas de Lucros, Ações em Tesouraria e Prejuízos Acumulados.
Para tanto, é utilizada uma coluna para cada uma das contas do patrimônio da empresa, incluindo uma conta total, que representa a soma dos saldos ou transações de todas as contas individuais. Essa movimentação deve ser extraída das fichas de razão dessas contas.
Quanto à escrituração, de acordo com a Lei n° 6.404, de 15 de Dezembro de 1976, em seu Artigo 177, nos diz que será mantida em registros permanentes, em conformidade com a lei e aos princípios de contabilidade, registrando as mutações patrimoniais segundo o regime de competência.
Temos, portanto, o grupo que compõe a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL): Patrimônio Líquido (Passivo; Não Circulante; Patrimônio Líquido).
O Patrimônio Líquido é formado pelo grupo de contas que registra o valor contábil pertencente aos acionistas ou quotistas. Para conhecer a situação financeira da empresa é necessário somar os bens e direitos, subtraindo dos mesmos as obrigações; o resultado é o patrimônio líquido. Assim sendo, tem-se a sua equação fundamental: Patrimônio Líquido = Bens + Direitos (-) Obrigações.
Por meio da Lei 11.638/2007, Art. 178, alínea d, a partir de 01/01/2008, para as sociedades por ações, a divisão do Patrimônio Líquido é realizada da seguinte maneira:
a) Capital Social
b) Reservas de Capital
c) Ajustes de Avaliação Patrimonial
d) Reservas de Lucros
e) Ações em Tesouraria
f) Prejuízos Acumulados.
Demonstração de Resultado Abrangente - DRA
Por Levi Gimenez
Entre as novidades trazidas pela Contabilidade das PMEs está o Resultado Abrangente, que consiste nas mudanças que ocorrem no patrimônio líquido resultantes de transações e outros eventos, não ocorridas com os sócios.
Como as demais demonstrações contábeis, tem como finalidade apresentar informações úteis para apoiar o processo decisório de uma vasta gama de usuários que não podem exigir relatórios específicos para atender suas necessidades de informação.
A Demonstração de Resultado Abrangente Total é a diferença entre todas as receitas e todas as despesas (soma do resultado com outros resultados abrangentes), assim, não pode ser entendida como um elemento separado, uma vez que não é necessário nenhum princípio específico para seu reconhecimento, ou seja, todos os princípios para reconhecimento e mensuração, válidos as demais demonstrações, são válidos para a abrangente.
Os itens de resultado abrangente são:
a) os efeitos de correção de erros e mudanças de políticas contábeis apresentados como ajustes retrospectivos de períodos anteriores;
b) alguns ganhos e perdas provenientes da conversão de demonstrações contábeis de operação no exterior
c) alguns ganhos e perdas atuariais;
d) algumas mudanças nos valores justos de instrumentos de hedge.
Os itens abordados, em sua maioria, são estranhos às pequenas e médias empresas, que raramente necessitarão elaborar esta demonstração, limitando-se as informações da demonstração de resultados. Apesar disto, com o objetivo de alinhar as práticas
...