Aspectos Introdutórios em Ciências Contábeis
Por: NicoliLamarck • 9/4/2015 • Trabalho acadêmico • 611 Palavras (3 Páginas) • 208 Visualizações
Aspectos Introdutórios em Ciências Contábeis
- Conceito da contabilidade;
A contabilidade é uma ciência que fornece informações úteis para a tomada de decisões, sendo assim, podemos dizer que é um sistema de informações em si, que também faz parte de um sistema de informações gerencias dentro da gestão empresarial. Através de técnicas, normas e princípios, mantém um controle permanente do patrimônio de uma entidade, evidenciando suas modificações nos relatórios contábeis, para que os usuários das informações patrimoniais possam tomar decisões empresarias. Podendo revelar a qualquer momento a posição e o rumo do negocio, dando informações exatas, claras e precisas sobre a situação econômica da empresa. Deve verificar se a atividade da empresa está gerando lucros ou prejuízos e de que forma esses resultados estão sendo gerados.
O Balanço Patrimonial é quem vai evidenciar a posição patrimonial e financeira da entidade, sendo composto do ATIVO, PASSIVO E PATRIMONIO LIQUIDO.
Tem como finalidade fazer o controle do patrimônio e as variações patrimoniais, podendo assim afirmar que o patrimônio das entidades é o objeto da contabilidade tendo o controle desse patrimônio e o fornecimento de informações sobre este aos usuários é o seu objetivo.
O patrimônio é um conjunto de bens, direitos e obrigações que são vinculados a entidade.
- Escrituração Contábil;
Para garantir as claras informações em relação ao patrimônio, é que existe a Escrituração Contábil, onde representa o registro de todas as movimentações ocorridas na empresa, de acordo com o Método das Partidas Dobradas, apresentada por Frei Lucca Pacioli que enfatiza que duas contas serão utilizadas, ou seja, para cada Débito existe um Crédito.
Tal processo contábil envolve a entidade (empresa ou pessoa física), o profissional contábil e a ocorrência dos atos e fatos. Pois, o contabilista faz a coleta de dados, ou seja, atos e fatos registram os mesmos e gera relatórios contábeis para os usuários. No entanto, o plano de contas é muito importante para o desenvolvimento desse processo.
Um Ato é uma ação que pode ou não resultar em um fato administrativo, mas não um motiva um registro contábil.
Um fato, é toda ocorrência que se verifica no patrimônio e lhe traz variações, especificas ou qualitativas. E estes fatos podem ser:
*Permutativos – apenas trocam recursos entre contas do Ativo e Passivo.
*Modificativos – Produz efeitos no resultado e conseqüentemente no Patrimônio Líquido.
*Mistos – combinação dos dois fatos em um único fato contábil.
Então cada fato contábil dá a sua contribuição na formação dos saldos das contas, os registros dos fatos devem ser feitos em dois livros, o diário e o razão.
No Livro Diário são registradas todas as transações da empresa que possam ser expressas em termos monetários. Trata-se de um livro cronológico, isso porque os registros são nele dispostos na ordem em que os fatos vão ocorrendo. É um livro obrigatório, fundamental, cronológico e analítico. As informações contidas nele são:
Data de transação;
Nome das contas que estão sendo debitadas e creditadas;
Valor;
Histórico sucinto da transação ou fato contábil, inclusive com menção do número da documentação de apoio (nota fiscal, recibo, escritura, nota promissória, contrato, estatuto, etc.).
...