Atividade Interdisciplinar Individual 2015
Por: Claiton F. Souza • 10/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.988 Palavras (8 Páginas) • 322 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Gestão financeira e orçamento empresarial
2.1.1 Conceito de gestão financeira
2.1.2 Gestão financeira e o fluxo de caixa
2.1.3 Principais decisões de investimentos.
2.1.4 Risco e Retorno
2.1.5 Principais tipos de orçamento
2.1.6 Pontos positivos do orçamento para a gestão
2.2 noções de atuária
2.2.1 Conceitos de atuária
2.2.2 Previdência no Brasil
2.3 direito empresarial
2.3.1 Sociedades empresariais e sociedades simples
2.3.2 Obrigações dos empresários e sociedades empresariais
3 CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
- INTRODUÇÃO
Este trabalho foi desenvolvido na intensão de contextualizar conhecimentos adquiridos nas disciplinas estudadas durante o semestre do curso de Ciências Contábeis salientando o quão importante é a gestão financeira e o orçamento empresarial que é de suma importância para as organizações onde é exigido o máximo de conhecimento empresarial para se atuar no mercado e alavancar os negócios de maneira positiva, obtendo lucro e vantagens competitivas.
- DESENVOLVIMENTO
- GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL
- Conceito de gestão financeira
A gestão financeira encontra-se em toda organização que busca por resultados positivos, e é através da gestão financeira que se consegue analisar situações e tomar decisões diretamente ligadas a resultados financeiros. É a partir do controle de recursos financeiros que se pode garantir a estabilidade e equilíbrio das operações da organização bem como sua rentabilidade.
Os objetivos de uma boa gestão financeira é assegurar à empresa resultados equilibrados de maneira que a empresa não corra riscos desnecessários, garantindo rentabilidade do capital investido seja ele próprio ou de terceiros.
- Gestão financeira e o fluxo de caixa
O fluxo de caixa é a demonstração de receitas e despesas sinalizando como será o saldo de caixa para o período. Sendo assim, um grande instrumento de análise e avaliação de uma empresa. A competitividade e permanência no mercado exige das empresas tomadas de decisões fortemente ligadas a estratégias firmes e seguras.
A administração de fundos é basicamente o que um gestor financeiro precisa fazer, pois, todos os setores da empresa precisa interagir com o setor financeiro para obter resultados. É através da gestão financeira que a empresa consegue equilíbrio entre o que tem de lucro e gastos buscando manter sua liquidez.
O fluxo de caixa é quem apura o saldo disponível para novos investimentos/estratégias, se vai aplicar recursos em um novo investimento ou se isso não viável financeiramente em termos de custo benefício.
É no fluxo de caixa onde deverá ser feito registros de vendas à vista e recebimentos, bem como pagamentos à vista para o dia. É através do fluxo de caixa que o gestor toma suas decisões com base nos cálculos de rentabilidade.
- Principais decisões de investimentos.
Investimento para uma empresa é um desembolso feito objetivando um ganho no fluxo de caixa em uma data futura que geralmente é mais de um ano. A decisão de investir o capital num projeto que só dará retorno no futuro é uma das principais da área financeira, já que, esses lucros nem sempre é exato e ainda implica em riscos.
- Risco e Retorno
Seja qual for o tipo de investimento sempre haverá o risco e quanto maior a rentabilidade mais elevado é o nível de risco. É preciso considerar dois tipos de riscos: o risco diversificável que é o não sistemático, e o risco não diversificável que é o risco sistemático onde todo o sistema financeiro pode ruir.
Qualquer investidor precisa saber três conceitos sobre investimento no mercado financeiro: retorno, incerteza e risco. O retorno pode ser proporcional, inferior ou superior ao risco que o investidor assume.
- Principais tipos de orçamento
Foi entre 1950 e 1960 que o orçamento empresarial se destacou, com empresa fortes no mercado utilizando o orçamento em suas operações conseguindo expandir mundialmente.
As etapas para a formação do orçamento empresarial são: orçamento de vendas, de produção, dos custos da matéria-prima e da mão-de-obra, custos diretos e indiretos da fabricação, despesas de vendas e administrativas e projeção dos financeiros.
Orçamento flexível: É o controle e cálculo de custos por produto e a diversificação entre custos fixos e variáveis. O orçamento flexível torna-se eficaz quando a empresa consegue calcular o que cada empregado, máquina ou computador produz, permitindo modificações e/ou ajustes em suas previsões em decorrência dos desvios que surgem durante a execução entre o que foi fixado e o que foi realizado.
...