Atps 5 semestre
Por: cristinaramosc • 24/9/2015 • Artigo • 335 Palavras (2 Páginas) • 262 Visualizações
De acordo com os índices apresentados dos anos de 2012 e 2013, podemos verificar que a empresa apresenta uma liquidez positiva tanto geral, corrente e seca para cumprir com suas obrigações. Mas para a liquidez imediata a empresa não possuí saldo para quitar suas obrigações.
Quando falamos em rentabilidade podemos afirmar que é o retorno esperado de um investimento, isso com as deduções de custos, tarifas e inflação, a empresa teve uma rentabilidade positiva destacando seu retorno de investimentos onde obtemos o lucro líquido, as aplicações em investimentos, onde temos o estoque que é uma fonte de lucro, com as duplicatas a receber que é são todos os recebimentos de cliente entre os anos de 2012 a 2013 tivemos uma alta sobre o capita de giro próprio em 0.44% de um ano a outro. Em relação ao comprometimento do capital de giro também houve um aumento mais significativo de um ano a outro.
Quando analisamos os índices estruturais podemos notar que tanto as imobilizações financeiras com as técnicas obtiveram a mesma margem de investimento em imobilizados e em aplicações financeiras. Ao mesmo tempo podemos ver que há um aumento no endividamento da empresa a curto prazo e total, podemos colocar como exemplo os custos com os fornecedores.
Cada ano que passa vemos que a empresa fica mais dependente dos empréstimos e financiamentos para compor seu ativo. No caso de financiamentos podemos destacar as ações colocadas no mercado financeiro, onde com a aquisição delas por terceiros vem a compor o seu capital.
Apenas no caso dos financiamentos do ativo circulante por instituições financeiras podemos notar que houve uma diminuição significativa sobre a dependência da empresa a ela, no ano de 2012 podemos ver que havia uma dependência de 54,22% sobre os financiamentos a longo prazo já no ano de 2013 essa dependência caiu para 19,73%, isso retrata que a empresa em relação ao seu ativo circulante não está totalmente dependente dos investimentos de longo prazo como na aquisição de matérias, maquinas, que são formas de geração de lucro.
...