Atps cantabilidade anhanguera avançada 1
Por: Domingos Oliveira Salva • 30/5/2015 • Projeto de pesquisa • 4.905 Palavras (20 Páginas) • 341 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
Contabilidade Avançada I
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2014
ANHANGUERA EDUCACIONAL
Andressa dos Santos dos Anjos – 3226007738
Domingos Oliveira Salva – 4997012161
Elisangela Pereira Brandão - 6453238551
Isaque Herbert Cruz - 44376
Rafaelly Nascimento dos Santos – 3226007731
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
Contabilidade Avançada I
Trabalho apresentando ao Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Anhanguera Educacional, tendo como requisito parcial a obtenção da conclusão do 7º semestre, Turma A, sob a orientação do Professor Carmo Aparecido Brito.
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2014
Sumário
- Introdução.................................................................................................... 04
- Avaliação de Investimentos em Participações Societárias.......................... 05
- Conceito de Consolidação conforme o CPC 36........................................... 09
- Relato da consolidação................................................................................ 09
- Incorporação.................................................................................................10
- Fusão............................................................................................................10
- Cisão.............................................................................................................10
- Justificativa para à Incorporação..................................................................10
- JCP...............................................................................................................11
- Considerações finais....................................................................................12
- Bibliografia....................................................................................................14
- Introdução
Este trabalho apresenta de acordo com o CPC 18 – Investimento em Coligada e Controlada – e o CPC 36 – Demonstrações Consolidadas – a consolidação do Balanço Patrimonial e da Demonstração de Resultado de duas empresas por questão de investimentos, essas são:
- Jornal Valor Econômico S/A
- Gráfica e Editora Aquarela S/A
Jornal Valor Econômico S/A é uma empresa que trabalha com o transporte de informações de todos os gêneros, procura ter diferenciados conceitos sobre as notícias, buscando levar a seus leitores informações com rapidez e qualidade.
A Gráfica e Editora Aquarela S/A é uma instituição com qualidade em impressão tendo as mais modernas máquinas digitais e com alta resolução, também atende a todo tipo de solicitações de papeis, com seu variado catalogo de produtos e oferece suporte aos seus clientes em publicidade na questão de design e estruturação de informativos.
Com a intenção de ter influência significativa sobre a Gráfica Aquarela S/A, o Jornal comprou participações da mesma passando a ser a controladora, realizando uma aplicação de equivalência patrimonial.
Assim o objetivo deste trabalho é descrever todo o processo de união dessas instituições com base nos CPCs 18 e 36.
- Avaliação de Investimentos em Participações Societárias
O Jornal Valor Econômico, resultado da parceria das Organizações Globo com a Folha de São Paulo, viu a oportunidade de investimento em coligada e em controlada na empresa Gráfica e Editora Aquarela; neste tipo de investimento a “controladora terá influência significativa tendo a capacidade de participar de alguma forma de processos de decisão, mas sem controla-la totalmente” (Manual de Contabilidade Societária / Eliseu Martins 2ªed. – SP: Atlas, 2013.)
Sendo a gráfica é uma importante produtora de matéria prima e desenvolvimento de produtos informativos, desde cultural até os de caráter empresarial o jornal viu a possibilidade de se beneficiar em operações entre as sociedades. Dentro de seu processo se destacas os serviços de elaborações de panfletos, cartão de visita e suprimentos e elaborações de jornais.
Visto que para o jornal, a gráfica pode ser um de seus grandes e importantes fornecedores de matéria-prima, a empresa pretende fazer um investimento, onde a gráfica será capaz de fornecer a matéria prima com custos de fabrica e participar na elaboração dos projetos. Também há o interesse do jornal em participar diretamente dos resultados do grupo e ter influência sobre as decisões da gráfica.
A partir do momento em que houve o investimento o jornal valor econômico passa a ser a empresa controladora da gráfica, na qual suas atividades devem esta de acordo com os objetivos e pretensões do jornal, pois passam a ser um grupo e não mais empresas individuais.
A Gráfica sendo Coligada, empresa em que o investidor tem influência significativa de acordo com o CPC 18, receberá subsídios financeiros e estruturas em relação à sua administração, além de implantações de projetos que resultará na expansão dos serviços prestados para o jornal e para outras empresas que mantém como clientes; assim seus resultados serão revertidos para a controladora como lucro através da porcentagem de participação da mesma.
Este investimento visa à expansão de mercado no território brasileiro buscando inovar a forma de transmitir a informação, o desenvolvimento de novos produtos para assegurar o melhor conteúdo aos clientes deste grupo e com a mais moderna qualidade. Assim a finalidade deste investimento é de formarem o principal grupo econômico especialista no ramo de comunicação, informação jornalística e entretenimento, unindo o Jornal que busca os fatos, que tem opiniões e poder massivo com a Editora e Gráfica Aquarela que está no mercado desde 1993 que possui o material gráfico de qualidade, além do setor de inovação que também auxiliará o Jornal em relação a estrutura de seus produtos.
...