Auditoria
Por: anessinhas2 • 26/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.805 Palavras (8 Páginas) • 232 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
AUDITORIA
PARTICIPANTES:
ELIOENAI BORGES JUNIOR RA 199285
GEISE DA SILVA SOUSA RA 199370
GLAUCIA RAMOS DA SILVA RA 199591
JACIRENE ALVES DO NASCIMENTO RA 218581
LUCELIA DE JESUS SILVA RA 198614
NEURISVAN PEREIRA FEITOSA RA 218820
PROFESSOR: ROZANA CARVALHO PEREIRA
SÉRIE: 8º SEMESTRE
ULIANÓPOLIS (PA) 23 DE SETEMBRO DE 2013.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO 1 – ASPECTOS CONCEITUAIS
- Auditoria
- Tipos de auditoria
- Responsabilidade do auditor externo e do auditado
- Postura do auditor
CAPITULO 2 – PROCESSOS E PROCEDIMENTO DE AUDITORIA
2.1- Demonstrações contábeis auditadas
2.2- Demonstração
2.3- Objetivo da demonstração
2.4- Finalidade de se auditar
CAPITULO 3 – PLANEJAMENTOS DE AUDITORIA
3.1- Planejamento
3.2- Controles internos
3.3- Procedimentos
3.4- Relevância
3.5- Materialidade
3.6- Risco de auditoria
CAPITULO 4-CARTA DE RESPONSABILIDADE E SOX
4.1- Importância da carta de responsabilidade
4.2- Criação da lei sarbanes-oxley e seus impactos
5. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO 1 – ASPECTOS CONCEITUAIS
- Auditoria
A palavra auditoria vem do latim audire, que significa ouvir. É um ato de examinar de forma sistemática as atividades desenvolvidas na empresa, ou seja, significa conferir, verificar, analisar e avaliar tudo que foi planejado ou estabelecido, se está adequada à realidade da empresa.
Auditoria é um exame analítico e pericial que acompanha o desempenho das operações contábeis e divide-se em interna e externa. Sendo obrigatória, a auditoria externa, em empresas com ações na bolsa de valores e empresas de capital fechado de grande porte com ativo total superior a duzentos quarenta milhões ou receita bruta anual superior a trezentos milhões de reais.
Alguns tipos de auditoria:
Auditoria ambiental
Auditoria de circulação
Auditoria contábil
Auditoria de demonstrações financeiras
Auditoria fiscal
Auditoria em segurança da informação
Auditoria social
Auditoria de prestação de contas
Auditoria de riscos
Auditoria de sistemas
Auditoria governamental
Auditoria de desempenho
Auditoria operacional
Auditoria financeira
Auditoria tributária
Auditoria trabalhista
- Tipos de auditoria
Auditoria subdivide-se me interna e externa. A auditoria externa se distribui em diversas áreas de gestão, como auditoria de sistemas, auditoria de recursos humanos, auditoria da qualidade, auditoria de demonstrações financeiras, auditoria jurídica, auditoria contábil etc.
Com intuito de aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários, institui-se a auditoria externa, que é uma forma de profissionais não ligados a rotina de trabalho e/ou aos funcionários, emitir um parecer a cerca das demonstrações contábeis, se estão em conformidade com as normas brasileiras de contabilidade e legislação específica aplicáveis.
A auditoria interna tem a função de avaliar o desempenho, o controle interno, sistema de computação/informação, qualidade de serviços e produtos, ou seja, o interesse maior dessa forma de auditoria é identificar procedimentos que estão em conformidade com estatutos da empresa, as falhas de operação, discrepâncias nas atividades administrativas. Portanto, tem como prioridade a conferência, verificação, análise e avaliação de todos os aspectos administrativos pertinentes a empresa.
A auditoria interna serve de assessoria para administração na prevenção de fraudes e erros, e diante da detecção de qualquer tipo de ocorrência deve haver a comunicação formal por escrito à presidência, de maneira discreta sobre quaisquer indícios de irregularidades percebidas durante as averiguações.
“A auditoria compreende o exame de documentos, de livros e registros contábeis, execução de inspeções e confirmações, internas e externas, relacionados com o controle do patrimônio. Compreende, também, outros exames que os auditores julgarem necessários, em cada circunstância, para obter elementos de convicção, com o objetivo de comprovar se os registros contábeis foram executados de acordo com os princípios de contabilidade geralmente aceitos.”
- Responsabilidade do auditor externo e do auditado
A função social do auditor é de defensor dentro do contexto interno e externo de uma organização, pois as empresas contratam tais profissionais para verificar a eficácia dos controles administrativos, e ainda se a contabilidade é realizada de acordo com as normas de contabilidade. O trabalho deste profissional abrange ainda, uma análise ao trabalho dos funcionários, dos dirigentes e dos sócios da entidade.
A responsabilidade do auditor está enquadrada das seguintes formas:
Responsabilidade profissional
...