Auditoria
Por: yagocosta10 • 11/11/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 895 Palavras (4 Páginas) • 199 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE CATÓLICA DO TOCANTINS-FACTO
CURSO DE CIÊNCIA CONTABÉIS
LEI SARBANES-OXLEY
PALMAS/2015
[pic 2]
LEI SARBANES-OXLEY X AUDITORIA
Trabalho apresentado por Yago Fernandes Costa, à Faculdade Católica do Tocantins, como um dos requisitos proposto pelo docente.
Palmas-TO
2015
LEI SARBANES-OXLEY
A lei sarbanes-oxley, baseada em projetos de lei apresentados pelo deputado Michael Oxley e pelo senador Paul Sarbanes em 2002, e uma lei estadunidense que buscou promover uma limpeza no mundo empresarial americano em meios a tantos escândalos financeiros quem envolveram a Enron uma companhia de energia estadunidense, localizada em Houston, Texas. A Enron empregava cerca de 21.000 pessoas, tendo sido uma das companhias líderes no mundo em distribuição de energia e comunicações. Seu faturamento atingia $101 bilhões de dólares em 2000, pouco antes do escândalo financeiro que ocasionou sua falência, e a WordCom foi uma grande empresa do setor de telecomunicações dos Estados Unidos, que pediu concordata em julho de 2002. Isso só não tinha acontecido antes, foi graças a credores que o mantiveram à tona. Eles incluíram JP Morgan Chase, Citigroup e General Electric, isso tudo custou bilhões de dólares aos investidores.
Oxley um republicano de Ohio, é presidente da influente comissão de serviços financeiros da Câmara, que supervisiona o setor de finanças, juntamente com o tesouro dos Estados Unidos, o FED (Federal Reserve, Banco central dos EUA) e agências fiscalizadoras. Sarbanes é um democrata de Maryland.
As exigências impostas pela lei, como a necessidade de as companhias de as companhias testarem seus controles financeiros interno contra fraudes, irritaram membros do lobby(um grupo organizado com o objetivo de interferir diretamente nas decisões do poder público, em especial do poder legislativo, em favor de causas ou objetivos defendidos pelo grupo.) empresarial americano, que alegam que a nova lei implico em grandes aumentos de custos de cumprimento das exigências da legislação.
Empresas de capital aberto de pequeno e médio porte também estão criticando a legislação porque ela não concede inseções em função do tamanho da empresa.
Houve uma resposta as essas preocupações, a comissão de valores mobiliários americana está pensando se as companhias de capital aberto de menor porte poderiam ficar sujeitas a um conjunto diferente de exigência contábeis e de governança, em comparação com as de maior porte, para reduzir o impacto em seus custos.
A legislação Sarbanes-oxley misturou ideias sensatas com condições de valor duvidoso. A ideia de que poderia deixar a reforma da governança empresarial a cada estado é muito difícil. Os investidores estavam buscando uma reação a um problema nacional.
No entanto, deve-se compreender as reclamações das empresas sobre a proibição, impostas ás companhias, de conceder empréstimos a seus executivos.
Executivos da empresa Enron e da WordCom receberam grandes empréstimos quando suas companhias estavam sofrendo enormes prejuízos.
Auditoria Contábil
A auditoria contábil é ramo da contabilidade que tem a função de verificar a precisão dos registros contábeis com a finalidade de combater a fraudes e prevenir irregularidades dentro de uma empresa. Ela fornece informações seguras e transparentes e possibilita a identificação de falhas no controle interno e no sistema financeiro da empresa.
...