Auditoria Interna
Por: JuliaXavier • 13/11/2015 • Trabalho acadêmico • 343 Palavras (2 Páginas) • 422 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCIPLINA DE CONTROLADORIA III
JÚLIA D’ABREU XAVIER
OPINIÃO SOBRE O ARTIGO: O PAPEL DA AUDITORIA INTERNA NAS EMPRESAS
Porto Alegre
2015
OPINIÃO SOBRE O ARTIGO: O PAPEL DA AUDITORIA INTERNA NAS EMPRESAS
Com o avanço econômico-financeiro e o aparecimento das grandes empresas em vários países, surgiu a necessidade da aplicação da auditoria. Esta ferramenta é considerada um ramo da contabilidade, uma técnica contábil que averigua a exatidão dos registros e demonstrações contábeis e tudo relacionado com o controle do patrimônio da empresa.
Qualquer empresa que mantém um controle interno de suas movimentações mesmo parecendo eficaz deverá avaliar detalhadamente cada setor, departamento, funções e ou operações da empresa, mas para isso faz-se necessário um auditor mais permanente, que execute com profundidade, conhecendo melhor as diversas atividades da empresa, capacitado para a função de auditoria interna.
Assim, o auditor interno tem a função de fiscalizar os processos da organização, ele analisa os procedimentos através de estudos e testes, verifica se o sistema analisado é o que está sendo seguido na prática, avalia erros e possibilidades para determinar quais são mais adequados e produtivos às áreas analisadas.
A Auditoria Interna tem como função contínua, uma vez que atua para assegurar e preservar a vitalidade da organização, pois somente através de exames periódicos e sucessivos é que poderá apresentar um parecer/relatório confiável, seguro, completo, visto que observa todo o organizacional e não só uma parte da organização, tendo autonomia de atuação, livre acesso a todas as áreas e departamentos, possui planejamentos estratégicos e operacionais, constante controle, vigilância e ajuda, fornecendo dados e informações para colaboração nos processos de gestão da organização.
A empresa que utiliza a auditoria interna como ferramenta de apoio a administração é beneficiada na questão de liderança, eficácia na manutenção e criação de controles internos. Possui maior possibilidade de acertar continuamente o processo decisório e atingir eficácia almejada da empresa, seja sob lucro, sobrevivência empresarial ou mudanças na continuidade dos empreendimentos.
É comum as empresas estarem se deparando com muitos desafios, consequentemente necessitam de profissionais da área contábil para controlar suas atividades minuciosamente, ou seja, Auditoria Interna.
...