Auditorias
Por: jmartins1811 • 26/4/2016 • Trabalho acadêmico • 3.805 Palavras (16 Páginas) • 251 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA
Faculdade Anhanguera de Porto Alegre
Centro de Educação a Distância
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
AUDITORIA
Porto Alegre, 15 de Setembro de 2015.
SUMÁRIO
1. Introdução.............................................................................................................pàg. 03
2. Auditoria Contábil................................................................................................pàg. 04
2.1 Conceito de Auditoria........................................................................................pàg. 04
2.2. Tipos de Auditoria Existente.............................................................................pàg. 04
2.3 Responsabilidades do Auditor Externo..............................................................pàg. 05
2.4. Postura adequada de um Auditor......................................................................pàg. 06
3. Demonstrações Contábeis Auditadas...................................................................pàg. 07
3.1 Demonstrações Contábeis..................................................................................pàg. 08
3.2. Processo de Planejamento de Auditoria............................................................pàg. 11
3.3 Carta de Responsabilidade.................................................................................pàg. 14
3.4 Lei de Sarbanes Oxley........................................................................................pàg. 15
3.5 Principais impactos do ato na SEC....................................................................pàg. 16
3.6 Principais impactos do ato nas empresas...........................................................pàg. 17
4. Considerações Finais............................................................................................pàg. 19
5. Referências Bibliográficas...................................................................................pàg. 20
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho decorre da Atividade Prática Supervisionada, disciplina de Auditoria, Curso de Ciências Contábeis. Neste trabalho revisaremos alguns conceitos já vistos no curso de Ciências Contábeis e os principais conceitos sobre Auditoria e o conhecimento necessário a um Auditor.
Na primeira etapa desta Atividade Prática Supervisionada abordaremos sobre Auditoria Contábil, conceituando esta prática, os tipos de Auditoria, responsabilidades do auditor externo e do auditado e sobre a postura do Auditor.
Na segunda parte do trabalho, visando um maior conhecimento do assunto, será comentado sobre as demonstrações contábeis auditadas e a finalidade de se auditar .
Na terceira etapa do trabalho, comentaremos sobre o processo de planejamento de auditoria.
Na quarta e última etapa deste trabalho, abordaremos sobre a Carta de Responsabilidade e Lei de Sarbanes-Oxley.
As Atividades Prática Supervisionada, solicitadas no curso de Ciências Contábeis proporciona ao aluno vivenciar situações semelhantes às existentes no dia a dia de um Contador, de uma forma interessante e bastante proveitosa.
2. AUDITORIA CONTÁBIL[1]
Nesta etapa da Atividade Prática Supervisionada abordaremos sobre Auditoria Contábil, conceituando esta prática, os tipos de Auditoria, responsabilidades do auditor externo e do auditado e sobre a postura do Auditor.
2.1 CONCEITO DE AUDITORIA
Auditoria é um exame sistemático das atividades desenvolvidas em determinada empresa ou setor, que tem o objetivo de averiguar se elas estão de acordo com as disposições planejadas e/ou estabelecidas previamente, se foram implementadas com eficácia e se estão adequadas. Auditoria também pode dizer que, é um exame analítico e pericial que acompanha o desempenho das operações contábeis expressas em um balanço. Muitas vezes é usada a expressão auditoria contábil, que serve para descrever a avaliação de uma empresa no panorama da contabilidade. Os profissionais que participam de auditoria de demonstrações financeiras são certificados e devem seguir rigorosas normas profissionais.
De maneira geral e simplificada, auditoria, seja de qual tipo for, interna ou externa, significa conferir, verificar, analisar e avaliar, além de, comunicar os resultados dentro de um determinado objetivo a que a auditoria se propõe. A palavra auditoria tem como origem o latim audire e significa ouvir. (LINS, 2012, p.3)
2.2 TIPOS DE AUDITORIA EXISTENTE
A auditoria divide-se em dois grandes grupos: auditoria interna e auditoria externa que serão explicadas abaixo.
Auditoria Interna: é executada por algum funcionário da própria empresa que a auditoria está sendo realizada e de maneira geral, envolve a avaliação de desempenho, controles internos, sistemas de computação/informação, qualidade de produtos e serviços. Além disso, busca identificar, detectar e prevenir falhas de operação, discrepâncias nas atividades administrativas, possibilitando maior confiabilidade das informações geradas. A auditoria interna deve assessorar a administração da entidade no trabalho de prevenção de fraudes e erros, a fim de apontar eventuais desvios e vulnerabilidade às quais a organização está sujeita.
Auditoria Externa: a finalidade da auditoria externa é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos seus usuários. Compreende expressar uma opinião através da emissão de um parecer sobre as demonstrações contábeis da empresa auditada e assegurar que as mesmas foram elaboradas em conformidade com as normas brasileiras de contabilidade e legislação específicas aplicáveis. A auditoria externa é executada por funcionário de empresa de auditoria independente, empresa essa que necessita de registro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). (LINS, 2012, p.4-11)
2.3 RESPONSABILIDADES DO AUDITOR EXTERNO[2]
Tanto auditor como auditado têm obrigações e responsabilidades, o primeiro e fundamental ponto é o fato que as demonstrações contábeis são de propriedade e responsabilidade exclusiva do auditado, sendo este responsável direto por tudo que nela conste ou que porventura seja omitido por qualquer motivo.
O auditor independente é submetido a diversas normas em relação ao seu trabalho. Abaixo serão citados e explicados os principais:
Registro na CVM: todo auditor, seja ele pessoa física ou jurídica, tem a obrigação de ter registro efetuado junto a Comissão de Valores Mobiliários.
...