Avaliação de Empresas
Por: lilyanguimaraes • 25/11/2015 • Trabalho acadêmico • 695 Palavras (3 Páginas) • 514 Visualizações
Pergunta 1 A partir da avaliação da empresa pela metodologia dos fluxos de caixa descontados, analise as afirmativas abaixo. I. A taxa de retorno para desconto dos fluxos de caixa deve corresponder ao risco do negócio e refletir as incertezas do mercado. II. Aos fluxos de caixa já descontados, somase o valor dos ativos não operacionais e obtémse o valor total da empresa. III. O custo médio ponderado de capital não pode ser utilizado como taxa de desconto, uma vez que reflete a realidade atual da empresa e não seu futuro. Analisando as afirmativas, podemos considerar que: Resposta Selecionada: b. Apenas as afirmativas I e II estão corretas. Respostas: a. Apenas a afirmativa I está correta. 0,5 em 0,5 pontos
b. Apenas as afirmativas I e II estão corretas. c. Apenas as afirmativas I e III estão corretas. d. Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
e. Todas as afirmativas estão corretas.
Feedback da resposta:
Alternativa: B Comentário: seguem as informações sobre cada item I. O valor operacional da empresa é calculado a partir da capitalização dos fluxos de caixa (FCs) da atividade principal, descontados por uma taxa de retorno (i) que corresponda ao risco do negócio e reflita as incertezas do mercado, portanto, esta afirmativa é CORRETA. II. Somar o valor dos ativos não operacionais e obterse o valor total da empresa, portanto, a afirmativa é CORRETA. III. Assim, os fluxos de caixa esperados devem ser descontados a uma taxa que reflita o custo de financiar estes ativos, ou seja, o Custo Médio Ponderado de Capital (CMPC), portanto, a afirmativa é INCORRETA.
Pergunta 2 A respeito da metodologia de avaliação de empresas utilizando os fluxos de caixa descontados, assinale a alternativa incorreta. Resposta Selecionada: e. Essa metodologia não considera a empresa como uma geradora de fluxos de caixa indeterminada, ou seja, não pode ser tratada como uma perpetuidade. Respostas: a. O Valor Residual (VR) representa o valor da empresa no final do último ano projetado. b. Devese utilizar o fluxo de caixa líquido de cada período, ou seja, entradas de caixa menos saídas de caixa. c. Em condições de crescimento constante para o período pósprojetado, o valor residual pode ser calculado com base em uma taxa de crescimento constante. d. As dívidas da empresa possuem benefícios tributários apenas no caso de tributação pelo lucro real. e. 0,5 em 0,5 pontos
Essa metodologia não considera a empresa como uma geradora de fluxos de caixa indeterminada, ou seja, não pode ser tratada como uma perpetuidade.
Feedback da resposta:
Alternativa: E Comentário: outra forma de analisar os fluxos de caixa descontados é considerar a atividade da empresa uma perpetuidade. Nesse caso, havendo um Fluxo de Caixa (FC) regular, ou seja, sem crescimento ao longo do tempo, podemos considerar o valor da empresa como sendo a perpetuidade desse fluxo, descontado pelo custo médio ponderado de capital e acrescido dos ativos não operacionais.
Pergunta 3 Analise as afirmativas abaixo que tratam da metodologia da taxa interna de retorno. I. A taxa interna de retorno é a taxa que equaliza o valor presente de um ou mais pagamentos com o valor presente de um ou mais recebimentos. II. A taxa interna de retorno é a taxa de juros que iguala os fluxos de caixa futuros com o recebimento inicial no momento “zero”, fazendo com que o VPL seja zero. III. A taxa interna de retorno considera o reinvestimento das entradas à sua própria taxa de juros, o que normalmente acontece na prática. A partir de sua análise, assinale a alternativa correta. Resposta Selecionada: c. Apenas as afirmativas I e II estão corretas. Respostas: a. Apenas a afirmativa II está correta. b. Apenas as afirmativas I e III estão corretas. c. Apenas as afirmativas I e II estão corretas. d. Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
e. Todas as afirmativas estão corretas.
Feedback da resposta:
Alternativa: C Comentário: seguem as informações sobre cada item: Itens I e II. A Taxa Interna de Retorno (TIR) é a taxa que equaliza o valor presente de um ou mais pagamentos (saídas de caixa) com o valor presente de um ou mais recebimentos (entradas de caixa), ou seja, é a taxa de juros que iguala os fluxos de caixa futuros com o recebimento inicial no momento “zero” (VIEIRA SOBRINHO, 2000). Assim, a TIR é a taxa que faz o VPL do projeto ser igual a zero. Portanto, essas afirmativas estão CORRETAS.
0,5 em 0,5 pontos
III. Um ponto de destaque no uso da TIR são problemas que podem existir com a sua aplicação. Como no caso dos fluxos de caixa, em que ocorrem recebimentos entre a data inicial do projeto e seu término, e existe um problema prático sobre o que fazer com os recursos recebidos ao longo do projeto (entradas), pois nem sempre é possível reinvestilos no próprio projeto. Dessa forma, a TIR pode causar essa falsa impressão, pois ela considera o reinvestimento das entradas a uma taxa igual à própria TIR, o que raramente acontece na prática, portanto, a afirmativa é INCORRETA.
Pergunta 4 Considerando a metodologia das opções reais para cálculo do valor da empresa, assinale a alternativa incorreta. Resposta Selecionada: b. As opções reais representam graficamente cada uma das decisões paralelas e seus impactos nos resultados possíveis. Respostas: a. Os nós folha indicam as possibilidades previamente rotuladas e a probabilidade associada de sua classificação. b. As opções reais representam graficamente cada uma das decisões paralelas e seus impactos nos resultados possíveis. c. O modelo pode ser adaptação às possibilidades de decisão e seus impactos nos benefícios dos fluxos de caixa ao longo do tempo.
...