BIOSSEGURANÇA – A ESTERELIZAÇÃO DOS MATERIAIS DE USO EM ESTÉTICA
Por: marcelynhaaa • 8/4/2017 • Relatório de pesquisa • 2.950 Palavras (12 Páginas) • 285 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS
CURSO DE ESTÉTICA E COSMÉTICA DE PASSOS
BIOSSEGURANÇA – A ESTERELIZAÇÃO DOS MATERIAIS DE USO EM ESTÉTICA
BIANCA
LIVIA
JENIFER
JESSICA
KARINA
VALESKA
PASSOS
2016
BIANCA
LIVIA
JENIFER
JESSICA
KARINA
VALESKA
BIOSSEGURANÇA – A ESTERELIZAÇÃO DOS MATERIAIS DE USO EM ESTÉTICA
Trabalho apresentado ao curso de Estética e Cosmética da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, na disciplina de __________ ministrada pela Prof.ª _____________, como requisito parcial para aprovação na matéria no 2º semestre do corrente ano.
PASSOS
2016[pic 1]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
MÉTODOS 5
OBJETIVOS 5
GERAL 5
ESPECÍFICO 5
DISCUSSÃO - ATUALIDADE 5
AS MEDIDAS DE PRECAUÇÕES UNIVERSAIS OU MEDIDAS PADRÃO 6
FAZEM PARTE DOS EPIs: 7
HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS 7
PASSO A PASSO DE COMO HIGIENIZAR CORRETAMENTE AS MÃOS 8
DIFERENCIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DA LIMPEZA 10
O GERENCIAMENTO DOS RESIDUOS 11
CONSIDERAÇÕES FINAIS 12
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 13
INTRODUÇÃO
O significado etimológico da palavra biossegurança é: vida e segurança. Assim, a tão conhecida e tão falada por todos e cada vez mais na atualidade biossegurança é um conjunto procedimentos e estudos de relevante importância nos serviços de saúde do mundo inteiro, que visam não apenas abordar medidas de controle de infecções para proteger os funcionários que prestam assistência e os usuários em saúde, mas também por desempenharem papel fundamental na comunidade onde atua da promoção da consciência sanitária, da importância da preservação ambiental com relação à manipulação e descarte de resíduos químicos, tóxicos e potencialmente infectantes, e também, da diminuição, de um modo geral, de riscos à saúde e acidentes ocupacionais. Este é um processo que há conclusão em sua terminologia, ou seja, é um processo progressivo, que sempre deve ser atualizado e supervisionado.
A Biossegurança no que tange o mundo da estética consiste em ações voltadas a prevenção de doenças neste ambiente tão delicado, complexo e especifico de trabalho. Na relação entre profissional e cliente existem riscos, pela proximidade e contato físico que muitas vezes são necessários para os tratamentos - como a limpeza de pele.
É preciso, que haja uma conscientização universal de todos os profissionais da área da beleza e bem como dos clientes, quanto aos riscos de contaminação e às normas de biossegurança a serem seguidas adequadamente e que de fato a biossegurança se estiver sendo seguida, atinja sua efetividade de tanto quanto possível eliminar riscos inerentes gerados em diferentes atividades, onde pode ocorrer o comprometimento da saúde do ser humano.
O trabalho a seguir, pretende expor os pontos conhecidos e estudados que devem ser levados em consideração por todos e ainda alertar o perigo, além de explanar a situação de risco que o profissional e o cliente correm, quando não há prevenção e cuidado adequados e assim, salientar a importância e necessidade da questão da biossegurança na área da estética e cosmetologia.
MÉTODOS
O método utilizado na realização do estudo foi a revisão bibliográfica narrativa. Foram colhidas informações relevantes de textos científicos em período mais próximo da atualidade possível, buscando um fluxo atual que correspondesse com a realidade em que se vive.
OBJETIVOS
3.1 GERAL
Explorar a necessidade imprescindível que a biossegurança apresenta para a saúde do indivíduo que trabalha no meio da estética, e de forma clara, proporcionar ao leitor e cliente\profissional em potencial, a importância de compreender e adotar o processo que o assunto pede.
3.2 ESPECÍFICO
Trazer para os profissionais da área que estão em formação acadêmica, material acadêmico didático atualizado, buscando conscientizar e orientar na formação e precaução geral dos mesmos, com a esperança de que, com o conhecimento difundindo—se, a incidência de não uso da biossegurança diminuirá.
DISCUSSÃO - ATUALIDADE
A exigência cada vez maior do mercado em relação à qualidade dos serviços prestados na área da beleza evidencia a necessidade de redução de riscos de possíveis contaminações.
Apesar do caráter pouco invasivo de alguns procedimentos, micoses e infecções de pele fazem parte da lista de doenças que podem ser contraídas através de pincéis, curetas (extratores de comedões), lixas de caneta diamantada e outros objetos utilizados nas práticas da estética. Sem falar nos procedimentos de manicure e pedicuro possuem alto risco de infecção cruzada, pois se faz o uso de alicates, que são instrumentais perfuro cortantes, e há uma grande rotatividade de clientes. (MONTANA, 2004)
De acordo com normas da Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo, os profissionais que atuam na área de estética e beleza devem fazer uso de equipamentos de proteção individual durante procedimentos de: manicure, pedicuro, posologia, depilação, limpeza de pele, corte de cabelo, retirada de barba, aplicação de produtos químicos pois ficam expostos a patógenos causadores de doenças, entre elas, hepatite B e C, herpes, gripe, tuberculose, micoses, AIDS e também a produtos que exalam odores tóxicos e que podem causar doenças. (SCHMIDLIN, 2006)
...