CIÊNCIAS CONTÁBEIS/ADMINISTRAÇÃO ATIVIDADES PRÀTICAS SUPERVISIONADAS
Por: ricardo_lira1 • 4/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.930 Palavras (8 Páginas) • 285 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA CAMPUS IV
[pic 1]
CIÊNCIAS CONTÁBEIS/ADMINISTRAÇÃO
ATIVIDADES PRÀTICAS SUPERVISIONADAS
PROFESSOR: CLEONIMO
DISCIPLINA: CONTABILIDADE AVANÇADA
GUARULHOS
ABRIL/2015
FELIPE DA SILVA ROCHA RA: 5899073446
LUCIANO XAVIER DA SILVA RA: 5660120398
MARCOS AUGUSTO DA SILVA RA: 5256100226
MARIA MARGARETE P. SOUZA RA: 5289104151
THIAGO BATISTA DE OLIVEIRA RA: 5208946248
RICARDO FERREIRA LIRA RA: 6895530377
SUMÁRIO
Resumo........................................................................................................................4 e 5
Contabilização Aquisição de cotas ...............................................................................6
Balanço Patrimonial................................................................................................7 ate 10
Contabilização Contábeis Passo 2...................................................................................11
Bibliografia......................................................................................................................12
RESUMO
Segundo Antonio Fernando Coelho, a Praticom Tecnologia S/A, que é uma sociedade anônima de capital fechado, cujo segmento é desenvolvimento de sistemas web; o principal produto é um software para força de vendas.
As informações iniciais a respeito da empresa são que ela gera em média 20% de lucro líquido anual. Seu principal acionista e diretor executivo, Sr. José da Silva, interessado em crescer pelo menos 15% no de 2012.
Para atingir este objetivo a Praticon pretende comprar uma nova empresa e atuar em um novo segmento, que é o de softwares para escritórios contábeis (pacotes com os módulos escrita fiscal, contabilidade, folha de pagamento e gestão financeira).
Desse interesse surgiu o namoro com a Future Sistemas Ltda., empresa iniciante no ramo (constituída em janeiro de 2011), mas que possui um software muito bem aceito no mercado; o capital social da Future Sistemas é de propriedade de dois sócios, em partes iguais.
A Praticom Tecnologia ofereceu investir R$ 80.000,00 na Future Sistemas e tornar-se a sócia majoritária. A proposta foi aceita pelos sócios da Future Sistemas.
Agora, os sócios dessas organizações querem saber como o Balanço Patrimonial e a
Demonstração do Resultado do Exercício serão apresentados, em função das operações que ocorrerão entre as duas empresas.
AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS EM PARTICIPAÇÕES SOCIETARIAS
Segundo Junior e Oliveira, mesmo com o advento da NBC T6, pouca coisa mudou nos procedimentos relativos à classificação à avaliação dos investimentos em participações societárias. Já que o Brasil tem sincronizado suas praticas as normas internacionais.
Também segundo Junior e Oliveira, e de acordo com as características mostradas por Coelho a praticom obteria o controle da future através de (OPI-oferta publica inicial), assim sendo a Praticom torna-se controladora da future por ter sob seu poder 53,33% do capital social da controlada, e essa participação respeitará o método do custo histórico (conforme Lei 6.404, art.248, redação dada pela Lei 11940/09).
Muitas empresas investem seu capital em outras organizações a fim de gerar recursos através de seus dividendos ou mesmo proporcionar uma melhoria em seus negócios,caso este emque adquire ações de um fornecedor, por exemplo. É importante classificar e avaliar tais investimentos para que se adéqüe a sua contabilização.
As participações societária se dão através de aplicações financeiras em outras organizações seja pela aquisição de ações ou cotas assim melhorando suas estratégias de mercado e expandindo seu negócio.
No caso das ações, estas podem ser adquiridas preferenciais que lhe proporcionam maiores lucros, prioridade em receber os dividendos e maior liquidez. Já as ações ordinárias tem menor probabilidade de negociação no mercado e menor liquidez pórem, proporciona a seu comprador direito a influenciar nas tomadas de decisões ou ainda, inferir em suas políticas financeiras e operacionais.
Uma empresa pode ter apenas 50% de seu capital em ações preferenciais.
O valor das açõese cotas pode ser mensurado nominalmente dividindo o valor do capital por suas quantidades, patrimonialmente dividindo-se sua riqueza, atualizada, pelas quantidades de ações ou cotas. O valor de atualização está diretamente ligado ao valor de mercado, mensurado pela ainda oferta demanda.
A empresa coligada é aquela em que o o investidor passa a ter influência a partir da aquisição suas ações ou cotas em 20% ou mais do total assim podendo participar da escolha dos administradores, utilizar-se dosnrecursos desorganização, bem como ter acesso a todas as informações contábeis.
A empresa controlada, tem suas participações societária assim definidas:
- Controle isolado, quando acionista tem 50% ou mais de ações;
- controle compartilhado, nenhum sócio possui mais que 50% das ações e toda decisão é eleita a partir de assembléias;
- controle integral, apenas um sócio detém todas as ações.
O goodwill é a definição para um conjunto de investimentos intangiveis de difícil medição financeira. São eles pontos comerciais, capital intelectual, carteira de clientes, capital humano, entre outros.
Existem dois meios de se avaliar o investimento:
MCH -método do custo de aquisição
MEP- método de equivalência patrimonial
No MEP, deve-se reconhecer o investimentos quando houver intenção de venda ou operações descontinuadas. Sua avaliação é feita com base e sua participação percentual do capital social em relação patrimônio líquido. Ex. Se tiver investido 30 mil, o retorno deve ser de exatos 30% do PL.Seu registro deve ser feito no ativo não circulante na conta de investimentos.
...