CONCEITOS GERAIS, RETROSPECTIVA HISTÓRICA E FUNÇÃO SOCIAL DOS BANCOS
Por: Camila Reis • 3/5/2016 • Resenha • 509 Palavras (3 Páginas) • 391 Visualizações
Os três livros fazem referências ao mercado financeiro, contudo, cada um vem abordando uma amostra do conteúdo, onde cada autor optou por pesquisar algumas das várias “interfaces” do mercado financeiro. Neste caso, serão utilizados somente os primeiros capítulos de cada livro. Mas o que venha a ser mercado financeiro? Há varias definições e conceitos em diversos livros, revistas etc., mas basicamente é onde as pessoas negociam o seu dinheiro.
O primeiro livro aborda o tema sobre os agentes superavitários e deficitários, nos quais fundamentam a relação de quem vende e quem compra (dinheiro) e a partir disso denota a relação de poupar e investir que é diferente do que a sociedade compreende. Além disso, apresenta a definição e a função de intermediação financeira .Desse modo, entende-se que o capítulo é para apresentar os conceitos que envolvem o mercado financeiro.
No segundo livro o enfoque é dado na história dos bancos no Brasil, como ele saiu da relação de emprestar e depositar dinheiro, para virar um mercado onde se vendem vários serviços , essa situação foi provocada por diversos processos financeiros como: a alta inflação, o plano Real onde os bancos se viram obrigados a modernizar e mudar sua política econômica.
E o terceiro livro, trás como as pessoas devem agir, apresentado o caminho pelo qual elas devem se orientar, dando como base os conceitos e definições sobre Economia. Apresentando alguns assuntos como: a curva de possibilidades, PIB, Renda Nacional, moeda, poupar, investir e etc, que no final só as levam a um lugar: o banco. Porém esse conexão será realizada por meio da intermediação financeira.
Ao final da leitura dos três capítulos, há um fato interessante a ser levado em consideração. Os assuntos descritos nos capítulos retomam a uma ideia de sequência dos fatos, pois no primeiro entende-se o que é mercado Financeiro (conceito), no segundo o entende a história sobre o agente financeiro mais citado ao longo dos capítulos o banco e o terceiro as mudanças ocorridas no mercado financeiro , que se fundamentou devido ao avanço global .
Além disso, é mais presente essa percepção em virtude do enfoque dado aos intermediários financeiros , pois eles que serão os responsáveis pela busca da liquidez e a produtividade na economia , cujo farão a alocação dos recursos poupados para os que dele precisam. E esses, por sua vez, movimentarão a economia através do investimento.
Logo, pode-se indicar a leitura para leigos, pois são bastante explicativos, tem uma linguagem bem didática ,fazendo com que aqueles que não entendam nada sobre mercado financeiro, ao menos tenha uma noção de como aplicar /gastar o dinheiro que sobra. Todavia , a dificuldade que poderá haver com a leitura dos capítulos são os termos econômicos , específicos para aqueles que possuem noções sobre Economia.
Resenha dos Livros:
BRUNI, Adriano Leal. Mercados Financeiros: para a certificação profissional ANBID 10 (CPA-10). São Paulo: Atlas, 2005. cap. 1, p. 11-26.
FORTUNA, Eduardo. Marcado Financeiro: produtos e serviços. 18 ed. Rio de Janeiro: Qualitimark, 2010. cap. 1 e 2, p. 1-10.
ASSAF NETO, Alexandre.
...