CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA
Por: 00119 • 1/10/2016 • Trabalho acadêmico • 343 Palavras (2 Páginas) • 380 Visualizações
CONTABILIDADE
INTRODUTÓRIA
Definição
“A contabilidade é uma ciência social, pois estuda o comportamento das riquezas que se integram no patrimônio, em face das ações humanas.”(MARION,2012)
“A contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio, objetivando representálo graficamente, evidenciar suas variações, estabelecer normas para sua interpretação, análise e auditagem e servir como instrumento básico para a tomada de decisões de todos os setores direta ou indiretamente envolvidos com a empresa.”(FRANCO)
A contabilidade é o método de captura e registro dos fatos e valores que modificam a situação financeira e patrimonial de uma empresa.
Contabilidade é a ciência que tem como objeto de estudo o patrimônio das entidades, seus fenômenos e variações, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, registrando os fatos e atos de natureza econômico-financeira que o afetam e estudando suas consequências na dinâmica financeira.
História e Evolução
Historicamente dizendo, existem indícios que a Ciência Contábil estava presente desde os primeiros atos da civilização, desde que foi descoberta a capacidade do homem de armazenar bens, logo tendo a necessidade do controle desses bens.
Não se sabe ao certo quem inventou a contabilidade, porém os primeiros sistemas de escrituração começaram a surgir nos séculos XIII e XIV no centros de comércio no norte da Itália. Seu primeiro codificador foi Luca Pacioli, um frei franciscano escritor do livro intitulado “Suma de arithmetica, geometrica, proportioni et proportionatitá.”
A revolução industrial impulsionou mudanças na profissão contábeis. O surgimento das indústrias foi responsável diretamente pela criação/alteração das técnicas de contabilidade, principalmente na área de custos e gerencial, passando a ser reconhecida sua importância para o controle e tomada de decisão nas empresas.
A partir daí a contabilidade teve um avanço significativo apenas entre 1929 e 1930, impulsionado pela crise da Bolsa de Nova Yorque, onde foram criadas as primeiras
Normas de Contabilidade e o Organismo responsável pela emissão das mesmas.
As mais recentes alterações sofridas na contabilidade iniciaram principalmente a partir de 2005 (criação do IASB, CPC), em decorrência da Internacionalização da
Contabilidade seguida da criação da Lei 11.638/07 , e se estendem até o presente momento vivido por essa ciência que vem passando por diversas alterações em suas normatizações.
...