Capital social
Seminário: Capital social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: veriparulla • 27/5/2014 • Seminário • 418 Palavras (2 Páginas) • 269 Visualizações
Patrimônio
Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma pessoa, física ou jurídica, que possam ser avaliados em dinheiro. Do ponto de vista contábil, não são considerados os bens, direitos e obrigações que não tem valor econômico, quer, dizer que não pode ser avaliado em moeda, o maior bem de um ser humano é a vida entretendo como não apresenta valor monetário esse bem não é controlado pela Contabilidade.
O contabilista pode controlar o dinheiro, os imóveis, as mercadorias, as contas a receber, as dividas e demais bens, direitos e obrigações avaliáveis. Todavia ele não se ocupara das relações familiares ou de amizade, do caráter, da dignidade, da liberdade e de outros valores que não se traduzam em dinheiro. O patrimônio é composto de elementos positivos e negativos, os bens e direitos representam o aspecto positivo patrimonial, as obrigações, o aspecto negativo ainda que as dividas superem os bens e direitos, o patrimônio existe. Os bens e direitos formam o ativo, as obrigações o passivo exigível (ou simplesmente passivo).
Ativo=Bens e Serviços
Passivo exigível=Dividas
O patrimônio pode ser considerado ponto de vista estático ou dinâmico, do ponto de vista estático, a contabilidade estuda ,controla ,expõe e analisa os elementos que compõem o patrimônio. Do ponto de vista dinâmico, a contabilidade estuda,controla, expõe e analisa as modificações ocorridas no patrimônio, em razão das atividades desempenhadas na sua gestão.
Bens
São todos os objetos materiais e imateriais que integram o patrimônio, segundo a economia bens são coisas que servem para satisfazer uma necessidade humana, por definição jurídica bem é tudo aquilo que pode ser objeto de direito e é suscetível de ser utilizado e apropriado ,quando dizemos que algo é um bem patrimonial ,isto significa que ele pode ser avaliado em dinheiro e que integra o patrimônio de alguém, vale dizer, que é de propriedade de uma pessoa.
Bens corpóreos-são materiais, quer dizer, tem existência física, podem ser tocados ou são visíveis também denominados bens materiais ou tangíveis veja alguns exemplos:
*dinheiro
*edificações
*terrenos
*veículos
*moveis
*equipamentos de informática, etc;
Bens Incorpóreos-não existem fisicamente, embora não sejam visíveis ou palpáveis eles também podem ser traduzidos em moeda veja alguns exemplos;
*Programa de computador
*Patentes de fabricação
*Propriedade literária
*Ponto comercial
*Linhas telefônicas, etc;
Direitos
Em sentido contábil, os direitos representam créditos, são valores a receber ou a recuperar nas transações com terceiros em regra os direitos são representados por títulos e documentos.
Obrigações
São representadas por conta a pagar ou compensar nas transações
...