Cenario empresarial
Por: mateus021 • 9/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.243 Palavras (5 Páginas) • 249 Visualizações
[pic 2][pic 3]
[pic 4][pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
DESENVOLVIMENTO
CONCLUSÃO..............................................................................................................7
REFERÊNCIAS............................................................................................................8
- INTRODUÇÃO
Originada de Uruk, antiga cidade da Mesopotâmia, a contabilidade é uma ciência que baseada nas entidades, tem como finalidade fazer o controle, fornecer informações sobre a composição e as variações patrimoniais.
Com o objetivo de analisar, mensurar, registrar e controlar o patrimônio, fornecendo constantes informações sobre o mesmo aos seus usuários para as tomadas de decisões, a contabilidade esta muito presente no nosso cotidiano.
Desde os primórdios vimos que os homens necessitavam de controlar seus bens e produções, como a criação e a agricultura.
Os primeiros registros contábeis que se tem conhecimento foram feitos em fichas de barro, à aproximadamente 8.000 à 3.000 a.c, e foram encontrados em sítios arqueológicos de Israel, Síria, Iraque, Turquia e Irã.
É possível ter um conhecimento sobre como a contabilidade está presente no mundo desde a antiguidade, com passagens da bíblia, como no livro de Genesis, II Coríntios e Lucas, onde se pode ter uma ideia sobre salário, inventário, riqueza, controle do patrimônio.
Entretanto não e muito diferente dos dias atuais, podemos ver como a contabilidade está presente em nosso dia a dia e a influência que esta, tem em nossa vida.
É de suma importância ter o controle dos bens, e do patrimônio, a situação financeira da entidade ou usuário, nos registros contábeis que além de interessar os administradores, interessam também fornecedores, concorrentes, bancos, governos.
Para que os objetivos da contabilidade sejam atingidos e necessários que os profissionais contábeis sejam devidamente habilitados e vinculados a um órgão de classe como o Conselho Regional de Contabilidade (CRC), para exercer a profissão e aplicar seus conhecimentos, no que diz respeito as organizações.
- DESENVOLVIMENTO
A contabilidade, é uma ciência baseada nas entidades e usuários, tem como objeto de estudo o patrimônio, seus fenômenos e variações, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, registrando os atos e fatos de natureza sócio-financeira, percebemos que a contabilidade surgiu com a necessidade que os homens desde sempre tinham de controlar seus bens e produção, como a criação e a agricultura.
Com o objetivo de analisar, mensurar, registrar e fazer o controle do patrimônio, fornecendo informações constantes sobre o mesmo aos usuários e entidades.
MARION (2003) Afirma que:
A Função básica do contador é produzir informações úteis, aos usuários da contabilidade para as tomadas de decisões.
Desta Forma, fica evidente a importância do profissional contábil para os usuários, como fazer registros contábeis nas empresas, cuidar das documentações, abertura e fechamento de empresas, dentre outros.
Mas para que isso ocorra o profissional contábil deve possuir conhecimentos avançado de organização, precisão, leis tributárias e principalmente matemática, já que a contabilidade esta totalmente ligada a cálculos matemáticos, na determinação de valores de impostos, nos balanços patrimoniais, na elaboração de cálculos trabalhistas.
O contador e responsável também pela legislação da empresa e por mantê-la atualizada como os órgãos federais, municipais e estaduais, garantindo a regularidade da empresa perante as leis.
Entretanto outros aspectos fundamentais ligados à contabilidade, e que ela é à base das empresas em relação aos lucros, prejuízos, entradas e saída de mercadoria, já que a empresa e um sistema aberto, ou seja, ora influencia ora é influenciada.
Contudo essas influências podem ser externas como governo, fornecedores, políticas tributárias, ou internas no qual o mercado não influencia, administradores, RH, política salarial.
Bem como o as empresas, o ambiente que ela ocupa as influenciarão e serão influenciados por elas, pois o ambiente e bem vasto e versátil, as empresas não os conheceriam e nem os interpretariam na sua totalidade.
Deste modo as empresas precisam tatear, e explorar o ambiente ao seu redor, para reduzir incerteza ao seu respeito.
Para diminuir os impactos negativos é necessário ao gestor da entidade planejar.
O planejamento estratégico ou macro planejamento é feito em longo prazo, ou seja, para o futuro, este define qual mercado ira atender, cliente, preço, produto, fornecedor, capital intelectual (mão de obra), de modo que os resultados obtidos possam contribuir para serem atingidos os objetivos da empresa.
Entretanto não qualquer pessoa física que pode abrir uma empresa que é o caso de quem e absolutamente incapaz, como os menores de dezesseis anos, os deficientes ou enfermos, e os que por motivos transitórios não puderam exprimir sua vontades, e os relativamente incapaz como os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos, viciados tóxicos, o que por deficiência mental tiveram o discernimento reduzido, os excepcionais, e os pródigos.
...