TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Da Colonização ao Império

Por:   •  10/1/2022  •  Resenha  •  252 Palavras (2 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 2

Da colonização ao imperio

Antes mesmo dos portugueses chegarem ao Brasil, o território ja era habitado pelos indiginas, que estão a séculos nessa localidade.Neste pensamento, os indios já tinham suas enfermidades porém, com a chegada dos portugueses, ou seja, dos homens brancos a situação se agravou ainda mais, essas doenças eram chamadas doença dos ´´homens brancos´´. As doenças não existiam no Brasil, porém com a chegada dos europeus inumeras doenças ocasionou morte de milhares de índidos.

Durante o período da colonia e imperio pouco foi feito em relação a saúde. Não havia estruturas publicas estabilizadas, ou seja, as pessoas que tinham acesso a saúde, eram pessoas de classe. Os pobres e escravos viviam em condições precarias por não terem acesso a saúde muitos entravam em óbito por não resistir as doenças.

Com a chegada dos portugueses ao Brasil em 1808, estes chegaram com o intuito de tranformar o território brasileiro fazendo com que se aproximasse com Portugal. Os portugueses trouxeram as Universidades de Medicina, dando enfase a Escola de Cirurgia do Rio de Janeiro e Colegio medico-cirrurgico real, com isso, chegaram inumeros especialistas estrangeiros para participar desse desenvolvimento.

Em 1808 foi criada a primeira organização de saúde, em 27 de Fevereiro, criou-se o cargo de provedor-Mor de saúde da corte do Brasil, selecionado para ficar responsável pela  saúdes dos Portos.

Após a independencia do Brasil em 1828, criou-se os cargos e funções pelos fisicos-Mor, Cirurgião-Mor e seus delegados.  Nesse período ocorreu a primeira inspensão de saúde no porto do Rio de Janeiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (35 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com