Contabilidade Intermediária
Por: Jadinha • 4/4/2015 • Trabalho acadêmico • 382 Palavras (2 Páginas) • 330 Visualizações
ATPS DE CONTABILIDADE
ETAPA 4
PASSO 4
Fraudes Contábeis
Banco Panamericano
O Banco Central descobriu uma grande fraude no Banco Panamericano, que já ocorria desde o começo de 2010, resultado de várias irregularidades contábeis.
A gravidade desse fato foi tão grande, que o índice de Basileia caiu para 4,74% negativo, e esse índice precisa estar acima de 11% para ser normal.
O que originou todo esse transtorno foi a prática de venda de carteira de empréstimos, geralmente esse tipo de serviço é excluir os financiamentos dos ativos e deslocar para a compensação a parte, a partir do pagamento já efetuado.
Carrefour
A empresa Carrefour chegou a fazer mais de três baixas contábeis, o que é anormal, pois passou do limite esperado. E com isso houve investigação por parte do Conselho Federal de Contabilidade contra os auditores da empresa Carrefour.
E o Vice Presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CFC Sérgio Prado de Mello falou que se os auditores forem condenados serão penalizados entre uma advertência a até mesmo a cassação do CRC dos culpados.
Toda diretoria no Brasil foi alterada, a empresa KPMG LLP foi contratada para cuidar da contabilidade da empresa, e a empresa Carrefour vai ajudar no que for preciso para as investigações no país.
E com toda essa crise as ações chegaram a cair 5,6% e foi uma das piores baixas.
Parmalat
Em dezembro de 2003 a Parmalat pediu concordata, depois que uma enorme fraude foi descoberta pelos investidores.
A Parmalat acabou sendo processada por seus investidores, e essa fraude ocorreu na Itália, onde houve má administração nas finanças do grupo, que acabou afetando também os recursos no Brasil.
Aqui no Brasil não houve planejamento por parte da Parmalat, pois efetuaram suas compras sem precaução e nem preocupação em verificar o fluxo de caixa e o retorno que os investidores dariam.
Conclusão
Observa-se que nas fraudes citadas, não ocorre o Princípio da Entidade, onde as despesas da empresa e as despesas pessoais não podem ser misturadas em hipótese nenhuma.
Não houve o Princípio da Oportunidade que não relata os fatos incorretos ocorridos na empresa.
O Princípio da Competência também não aconteceu, porque não foram registrados dentro do mês a ocorrência de todos os fatos.
É de obrigatoriedade da Contabilidade cumprir com a Lei Nº 6.404, onde apresenta o Balanço Patrimonial, Lucros e Prejuízos Acumulados, Demonstração de Fluxo de Caixa, Demonstração do Resultado do Exercício.
Referências:
http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/conselho-de-contabilidade-investiga-carrefour-apos-panamericano
http://veja.abril.com.br/tema/panamericano
http://www.contabilidade-financeira.com/2009/11/auditoria-da-parmalat.html
...