Contabilidade Societária
Por: ldnlima • 13/7/2018 • Relatório de pesquisa • 641 Palavras (3 Páginas) • 149 Visualizações
[pic 1]
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS - MANHÃ PROFESSORA: CINTIA VANESSA
Maria Lidiane de Lima Pedrosa
Contabilidade societária
Sobral-CE 2018
O trabalho consiste na análise dos dados referentes as notas explicativas da Metalgráfica Iguaçu S.A, que é uma Companhia de capital aberto e tem por objeto a fabricação, comercialização, exportação e importação de recipientes e embalagens em geral, metálicas ou não; a importação, comercialização e exportação de chapas metálicas, matérias-primas e insumos para produtos siderúrgicos ou plásticos, equipamentos e componentes eletrônicos em geral e a participação em outras empresas que consultem aos interesses sociais. Os dados foram retirados pelo site da B3 (antiga BM&FBOVESPA), relativos às notas explicativas de 31 de dezembro de 2016.
Assim como dita o CPC 05, da divulgação do nome da controladora da qual entidade contém parte relacionada, a mesma esclarece que em 2016 ocorreram transações com a controladora, Merisa S.A. Engenharia e Planejamento, tratadas como mútuo financeiro, formalizadas por meio de contrato, com prazo de vencimento indeterminado, e onde as atualizações são feitas com base na taxa SELIC diária. Dos resultados das transações:
[pic 2]
Das relações com administradores, a administração inclui os membros do Conselho de Administração e Diretores, com autoridade e responsabilidade de planejamento, direção e controle das atividades da Companhia. A remuneração dos administradores da Companhia compreende os honorários e encargos apresentados em detalhes no Formulário de Referência e que foram aprovados em AGO no limite máximo anual de R$4.200.000,00. Segundo a Companhia, não há benefícios no curto nem no longo prazo ou remuneração baseada em ações ou performance da mesma. Logo, não se aplica o item 17 do CPC 05, que trata da referida divulgação nas categorias referentes a esses benefícios e remunerações.
Contudo, pode-se perceber a falta de detalhamento nas informações, onde por exemplo, a Companhia não aborda a natureza do relacionamento que tem com a parte relacionada, e os valores expostos, são tidos em sua totalidade, ou seja não há especificação, o que vem a comprometer um melhor entendimento dos usuários por parte das demonstrações contábeis.
Em nota explicativa posterior, não incluindo como parte relacionada, a Companhia trata de sua relação com o Estado, onde dispõe de subvenções governamentais através do programa PRODUZIR oferecido pelo estado de Goiás relativo a filial instalada em Goiânia. Este programa concede redução da base de cálculo do ICMS e proporciona financiamento de 73% do ICMS apurado, com vencimento após transcorridos 24 meses. Prevê a quitação do mesmo, em módulos de 12 meses, transformando-o em subvenção para investimento. A mesma informa que, no exercício de 2016, foram reconhecidos R$663.973,62 como receita, redutora de custos que representam a totalidade da redução concedida dentro do programa PRODUZIR.
...