Contabilidade Tributária
Por: 765421 • 24/9/2015 • Projeto de pesquisa • 438 Palavras (2 Páginas) • 351 Visualizações
Conforme as laudas anteriores falando a respeito das causas rural e urbana juntamente com o movimento da Reforma Agrária e o movimento dos Sem-Terra , vamos incluir no contexto histórico a formação do Êxodo Rural.
Para muitas pessoas o Êxodo Rural seria um fenômeno da natureza ocasionado por questões ambientais, sendo que na realidade é ocorrido pela migração caracterizada do deslocamento de uma população da zona rural ás cidades ocorrendo em escala mundial.
Esse desencadeamento mencionado é conseqüência da implementação de relações capitalistas modernas na produção agropecuária, da qual é privilegiado os grandes latifundiários. Por conta da intensa atividade rural e atividade agrícola, os pequenos produtores do campo foram expulsos de suas terras de origem e tal mão de obra humana foi substituída. Sendo assim, esses pequenos produtores ficam com um baixo rendimento na sua produção o que os coloca em desvantagem no mercado.
Não podemos esquecer também que muitas cidades sobrepõem-se junto á população rural, fazendo com que muitos destes trabalhadores migrem para as cidades mais industrializadas á procura de emprego e boas condições de vida.
Na história do Brasil como citação de migração na região do nordeste que predomina a agricultura da cana, para o sudeste onde surgiam culturas de café e região norte com os seringais. Aparecendo na década de 50 uma nova migração só que para a capital do País Brasília. A migração para Brasília fez surgir inúmeras cidadelas que não estavam nos planos de infra-estrutura.
Então essa migração ocasiona problemas sociais, pois os imigrantes não possuem uma qualificação profissional, que o mercado de trabalho exige, já que o mesmo se encontra bem competitivo, e o aumento populacional desordenado, fora desemprego e subemprego dessas cidades.E cada dia que se passa se torna mais comum as deficiências causadas pelo Êxodo Rural, dentre elas: vendedores ambulantes, catadores de materiais recicláveis, flanelinhas e etc...
Tudo isso pelo simples fato de ambos terem sido retirados do campo com a ilusão de que na cidade grande encontrariam melhores condições de vida, tendo como exigência do mercado apenas a vontade de trabalhar.
Como mostra a obra de arte de Cândido Portinari, o êxodo rural gera o desequilíbrio familiar, a destruição da pouca renda que essas famílias possuem, fazendo com que o grupo familiar caminhe por um lado da qual não gera benefícios.
Então se torna um resultado lógico das políticas ditadas pelo capital e o interesse escrupuloso de seus detentores. E para isso ser excluído da sociedade capitalista é necessário que as políticas públicas desenvolvam um objetivo para solucionar tal problema incluindo subsídios para os pequenos produtores evitando a emigração dessas famílias para as cidades em busca de uma melhor condição de vida.
[pic 1]
-Retirantes. Cândido Portinari, 1944-1945
...