Contabilidade introdutória
Por: kerima123 • 14/5/2015 • Trabalho acadêmico • 3.440 Palavras (14 Páginas) • 178 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.................................................................................................. 3
2 CONTABILIDADE BASICA OBJETO E OBJETIVO........................................ 4
3 A CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIA.......................................... 4
4 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS................................................................... 6
5 BALANÇO PATRIMONIAL E DRE................................................................... 6
6 ESCRITURAÇÃO CONTABIL.......................................................................... 7
7 MISSÃO DA EMPRESA E A VISÃO EMPRESARIAL..................................... 7
7.1 Missão da empresa;............................................................................... 8
7.1 Missão da empresa;............................................................................... 8
8 PROCESSOS ADMINISTRATIVOS................................................................. 9
9 AMBIENTE DAS ORGANIZAÇÕES................................................................. 10
9.1 Macro ambiente..................................................................................... 10
9.2 Ambiente tarefa..................................................................................... 11
10 ASPECTOS JURIDICOS RELEVANTES PARA O PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE...............................................................................................
11
11 PRINCIPAIS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS PRESENTES NOS CÁLCULOS CONTÁBEIS...................................................................................
12
12 CONCLUSÃO................................................................................................. 14
REFERENCIAS.................................................................................................... 15
1 INTRODUÇÃO
A Contabilidade é um dos conhecimentos mais antigos e surgiu pela necessidade prática de se criar um sistema inteligente, servindo de apoio ao controle patrimonial. A contabilidade tem como base, o fornecimento de informações fidedignas, para auxiliar nas tomadas de decisões da diretoria ou até mesmo o proprietário da entidade, sendo suas principais funções organizar, demonstrar, registrar e analisar as dadas contábeis que são apresentados de várias formas sendo ela obrigatória como as demonstrações contábeis ou não obrigatórias como os considerados relatórios explicativos internos.
As empresas enfrentam um mercado globalizado, cada vez mais competitivo, que para sobreviver em meio a este cenário, necessitam de uma nova forma de planejar e avaliar as oportunidades de produção, para atender a demanda instantaneamente, com qualidade e sem desperdícios. Indubitavelmente, o planejamento estratégico e a gestão empresarial são oportunos para as empresas, uma vez que se propõem a diagnosticar de forma inteligente os custos fazendo que as empresas trabalhem com mais liquides, tornando - se mais competitivas perante um mercado cada vez mais exigente.
Buscando aprimorar os conhecimentos necessários para um bom profissional, faz-se necessário que o contador tenha conhecimento em outras áreas de trabalho, como a de direito e matemática, que contribuem para que as informações transmitidas pelo por este profissional sejam confiáveis, auxiliando os administradores nas decisões a serem tomadas.
2 CONTABILIDADE: OBJETO E OBJETIVO.
A Contabilidade surgiu da necessidade do ser humano de controlar o seu patrimônio. Controlar aquilo que possuía, gastava e devia. Os primeiros sinais de contabilidade puderam ser observados no inicio da civilização, onde os pastores já procuravam controlar a sua riqueza, mesmo sem conhecer os números, era uma forma bem rudimentar de controlar o inventário.
Ludicibus (2000, p. 30) cita que:
A preocupação com as propriedades e a riqueza é uma constante no homem da Antiguidade, e o homem teve de ir aperfeiçoando seu instrumento de avaliação da situação patrimonial à medida que as atividades foram desenvolvendo-se em dimensão e complexibilidade.
A contabilidade de acordo com a maioria dos autores é uma ciência que estuda e registra os patrimônios das entidades no sentido de demostrar e fornecer informações aos administradores e tem como objeto o patrimônio da entidade.
De acordo com Franco (2006, p. 19).
A função da contabilidade é registrar, auditar e analisar todos os fenômenos que ocorrem no patrimônio das entidades, objetivando fornecer informações, interpretação e orientação sobre a composição e as variações desse patrimônio, para a tomada de decisões de seus administradores.
Tem como base os elementos fundamentais para que a entidade venha a ser bem administrada, mediante sua situação liquida patrimonial permitindo assim, um controle eficaz das disponibilidades dos bens e direitos constantes no ativo e as obrigações constantes no passivo.
3 A CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL
A contabilidade é uma ferramenta imprescindível à gestão de qualquer entidade, cabendo ao administrador, sócios ou representantes programarem a escrituração através de contabilista devidamente habilitado.
A concorrência hoje faz parte do cotidiano das instituições, e com isso cada vez mais existe a necessidade de planejar, e as fiéis informações que permitam os gestores tomarem decisões corretas, que possam atingir os objetivos almejados e enxergar um futuro promissor para a organização, e a contabilidade tem um papel cada vez mais relevante no seio das organizações, apoiando os gestores nas responsabilidades de gestão eficaz, com informações concretas e em tempo
...