Controladoria
Por: samiroliver • 28/8/2015 • Trabalho acadêmico • 13.317 Palavras (54 Páginas) • 232 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE PIRACICABA[pic 1]
CONTROLADORIA
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
PIRACICABA - SP
2015
CONTROLADORIA
Adriana M. E. Tapia RA 3877748162 drikatapia@hotmail.com
Samira B. de Oliveira Bento RA 4557601739 samiroliver@hotmail.com
Valclemiriam de F. Bellini RA 5733179636 miriam.bellini@yahoo.com.br
Sanete Irani de Andrade RA 2755497256 sanete.andrade@gmail.com
Atividades Práticas Supervisionadas, apresentada à Faculdade Anhanguera de Piracicaba, como exigência parcial para a disciplina de Projeto Integrador I, do curso de Ciências Contábeis, sob orientação da Profa. Gisele Bafume Quierelli.
PIRACICABA,
ABRIL DE 2015
Sumário
Resumo 04
Introdução 04
Objetivos 05
Metodologia 06
Cronograma 06
O Planejamento Tributário e sua legalidade 07
Elisão x Evasão Fiscal 08
Formas de Tributação 16
Simples Nacional 17
Considerações sobre o Lucro Presumido 19
Elementos do Lucro Presumido 23
Apuração do CSSL e IRPJ 26
Pis e Confins 39
Lucro Real 41
Formas de Tributação sob Lucro Real 43
Alíquota e adicional do IRPJ 44
Base de Calculo e alíquota CSSL 44
Pis 50
Confins 51
CSSL 55
Considerações finais 61
RESUMO
O trabalho objetiva analisar e identificar a melhor modalidade de tributação para uma empresa. A problemática a ser resolvida nesta pesquisa é descobrir qual destas modalidades deve ser adotada na apuração de seus impostos. Para alcançar este objetivo fez-se necessário a construção de três objetivos específicos: caracterizar o planejamento estratégico, com ênfase no planejamento tributário; descrever os principais aspectos das modalidades de tributação existentes; e evidenciar, por meio do planejamento tributário, as vantagens e desvantagens pertinentes a cada uma delas. Trata-se de um estudo bibliográfico, que utiliza da pesquisa documental como tipologia da pesquisa e os dados coletados foram tratados de forma qualitativa. Buscou-se realizar, por meio de um planejamento tributário, uma comparação entre as modalidades de tributação lucro presumido e real, tendo como meta verificar qual delas apresenta ser mais condizente com a realidade da empresa.
INTRODUÇÃO
A legislação tributária Brasileira, permite em alguns casos, que o contribuinte opte por uma determinada forma de tributação para sua atividade, sendo estas: Lucro Real, Lucro Presumido ou Simples Nacional. Neste caso, ou seja, em que se permite a escolha de uma forma de tributação pelo contribuinte, o mesmo poderá alterar sua opção de tributação no início de cada ano, realizado ou alterado sua opção até o dia 31 de janeiro. Assim aconselha-se que as empresas analisem tributariamente suas atividades para terem conhecimento sobre qual opção é mais vantajosa. Há casos, que a forma de tributação é determinada pelo fisco, o que varia de acordo com a atividade e faturamento da empresa.
Em 2007, foi implantado o Simples Nacional ou Super Simples. O principal objetivo do Governo Federal com a implantação do Simples Nacional foi: estimular, promover e manter as empresas de médio e pequeno porte de forma competitiva no mercado econômico. O Simples Nacional, consiste na tributação de várias impostos, apurados em uma única guia para recolhimentos com alíquota reduzidos. Para tanto, criou-se varias tabelas com alíquota diferentes para a aplicação do Simples Nacional, divididas em: tabela aplicada para a atividade de Comércio, para a atividade de Locação e Serviços e para a atividade de indústria.
Há várias atividades que não podem optar pela forma de tributação Super Simples, assim, deste do ano de 2007, muitos setores de nossa economia começaram a se mobilizar com a intenção do Governo Federal, incluir suas atividades na lista de atividades permitidas a optar pelo Super Simples.
A empresas que será objeto de nosso estudo não permitiu a divulgação de sua razão social e nem de seu nome fantasia, mais permitiu que os dados reais fossem utilizados para o desenvolvimento de nosso trabalho, assim denominaremos nome da empresa como Padaria e Confeitaria Santa Terezinha City First.
A empresa Padaria e Confeitaria Santa Terezinha City First, iniciou suas atividades em 01 agosto de 1960, foi fundada pelo patriarca da família e foi administrada pelo mesmo até o ano de 2008, quando o mesmo passou a administração para os seus filhos, entretanto, o patriarca continua acompanhando a gestão da empresa e é a base da mesma, sendo consultado sempre que há necessidade.
No início de suas atividades em 1960, o objetivo da empresa era de fornecer apenas produtos convencionais de padaria e confeitaria no Bairro de Santa Terezinha na cidade Piracicaba estado de São Paulo, foi a primeira padaria a ser fundada no bairro Santa Terezinha e tinha como objetivo atender os moradores do bairro. Com as constantes mudanças mercadológicas e a competitividade aumentando o objetivo inicial da empresa foi alterado. Atualmente a missão da empresa é atuar no ramo de padaria e confeitaria, fornecendo produtos de qualidade e diferenciados, mantendo a fidelidade dos primeiros clientes e capitando novos clientes, pois não atende mais somente o moradores do bairro Santa Terezinha, ampliou o mercado em que atua fornecendo café-da-manhã e café-da-tarde para empresa da cidade de Piracicaba e região. A empresa pretende continuar atuando no ramo, com a missão de ampliar mais seu mercado, oferendo o tradicional e inovador em um mesmo ambiente, acreditam que desta forma a empresa conseguira agregar maior valor á seus produtos manter e conquistar clientes. A principal característica dos funcionários e dos administradores da empresa é a simpatia e a cordialidade, os clientes tradicionais são chamados pelo nome pelos funcionários e sabem a preferencia de cada um, grande parte dos clientes assíduos possuem um cadastro na empresa para concorrerem a promoção, este cadastro também é utilizado inicialmente para saber quais as preferencias do cliente e também utilizado para fazer contato com os mesmo, por exemplo, se o cliente costuma a passar todos os dias na padaria e deixa de frequentar a padaria por dois dias seguidos, a parte administrativa da padaria faz contato para saber se o que está ocorrendo, se houve algo que desagradou o cliente, se o mesmo informa que está doente ou com dificuldade de ir até a padaria, a mesma faz entrega na residência do cliente independente do valor, se está com problemas de saúde o serviço de entrega é fornecido, a parte administrativa de encarrega de acompanhar através de ligações ao cliente, e envia alguma cortesia. A empresa acredita essas atitudes cria a proximidade com os clientes e consequentemente a fidelização do mesmos.
O Sr. Luiz Henrique, atua na padaria e confeitaria como gerente de controladoria, desde do ano 2008, e a sua função, não é nada fácil. Ele tem que planejar, coordenar e gerenciar a empresa, e ao mesmo tempo resolver questões familiares dentro do ambiente de trabalho, já que é uma empresa familiar. A missão da controladoria na empresa Padaria e Confeitaria Santa City Fisrt, é garantir que a empresa continue e amplie suas atividades no mercado em que atua, obtendo lucro e preservando os valores da empresa. As principais funções do gerente de controladoria é: analisar o desempenho da atividade, controlar os custos e gastos analisando proposta de fornecedores, planejar e aplicar qual a melhor forma de tributação, planejar investimentos de recursos em ativos sendo este tangiveis ou intangiveis, planejar fluxo de caixa para que não falte e também não haja dinheiro em situação obsoleta. De acordo com o Sr. Luiz Henrique, atuar no setor alimenticio como gerente de contraladoria é uma missão bem mais difícil, comparado a outros setores, de acordo com ele a margem de lucro é muito pequena o que limita grandes investimentos para empresa de pequeno porte, em cada negociação com os fornecedores por menor que seja o ganho, faz a diferença no preço do produto final, de acordo com ele atuar em uma empresa familiar como gerente de controladoria é um desafio ainda maior: " O gerente de controladoria quando atua em uma empresa familiar tem desafios maiores, pois tem que demonstrar que compra do amigo de infância, do vizinho e do antigo fornecedor nem sempre é bom para a continuidade dos negócios, muitas vezes onera e muito no preço final do produto, impor e exigir que cada membro da família realize sua função também é um desafios, eles são os proprietários, mais para a continuidade da empresa, devem analisar com a razão cada atitude do gerente de controladoria" Sr. Luiz Henrique.
Os desafios são sempre os mesmos, em qualquer setor de atuação, conseguir implantar a controladoria, exige determinação e perseverança. Ele aconselha as pessoas que estão entrando no mercado de trabalho como gerente de controladoria a estarem sempre atentos as mudanças econômicas e planejamento do governo, isso influencia no consumo, se as pessoas não veem perspectivas de melhorias na economia nacional, tendem a reduzir o consumo de alguns produtos e até deixam de consumi-los, temendo pelo futuro, ter m relacionamento próximo com seus fornecedores, saber se há previsão de aumento de preços, falta do produto, etc., e também ter um relacionamento próximo com seus colaboradores, mostrando que todo seu esforço para manter e melhorar a atividade da empresa, poderá trazer benefícios para eles.
O setor de auditoria interna no departamento de controladoria é extremamente importante para a empresa. Atualmente a auditoria interna principalmente no departamento de controladoria demonstra que a auditoria não se resumo apenas a analise dos documentos contábeis e seus registros, este expande-se à diversas áreas. Esta investiga se as normas contábeis estão sendo seguidas e se não a fraude nos documentos, importante para verificar se o trabalho do gerente de controladoria e seus subordinados é idôneo.
Além disso a auditoria interna verifica se as normas internas no setor operacional estão sendo seguidas corretamente. A auditoria interna examina, analisa, avalia e realiza levantamentos internos, com o objetivo de impedir fraudes e também de evitar desperdícios e reduzir despesas. Atualmente a auditoria interna pode ser dividida da seguinte forma:
Contábil - tem por objetivo revisar os documentos e demonstrações contábeis;
Operacional: tem por objetivo diagnosticar situação na empresa que precisam de melhorias ou não estejam sendo efetuadas erroneamente causando desperdícios;
De compliance: tem por objetivo, verificar e elaborar relatórios para os administradores da demonstrando se a organização está ou não atuando dentro das leis e se as normas internas estão sendo seguindas;
De sistemas: tem por objetivo avaliar o ambiente de processamentos de dados para identificar e avaliar possíveis erros;
Fiscal e Tributária: tem por objetivo analisar os procedimentos adotados pela empresa, verificando qual a melhor opção referente a sua tributação e se a mesma está operando dentro da legalidade fiscalmente;
De qualidade e ambiental: tem por objetivo melhorar a qualidade ambiental;
Assim a auditoria interna tem como principal objetivo verificar se as normas estabelecidas estão sendo seguidas e a alocação de recursos está sendo aplicada adequadamente e se há desperdícios, sempre com o intuito de melhorar e conseguir otimização dos resultados.
5. (+) 3/120, no mínimo, do saldo do lucro inflacionário acumulado existente em 31 de dezembro de 1995, corrigido monetariamente até essa data, caso a empresa tenha apurado o imposto com base no lucro presumido desde o ano calendário de 1996. |
6. (+) Lucro contido na parcela efetivamente recebida de lucro diferido por permissão legal |
7. (=) BASE DE CÁLCULO DO IMPOSTO DE RENDA PRESUMIDO |
8. (x) Alíquota de 15% sobre o valor da base de cálculo |
9. (x) Adicional de 10% sobre o valor da base de cálculo que exceder o limite de R$ 60.000,00. No caso de trimestre incompleto, o limite corresponderá ao resultado da multiplicação de R$ 20.000,00 pelo número de meses do período de apuração. |
10. (=) IMPOSTO DE RENDA PRESUMIDO TRIMESTRAL A PAGAR |
11. (-) Compensações e deduções
|
13. (=) IMPOSTO DE RENDA PRESUMIDO TRIMESTRAL A PAGAR |
...