Controladoria
Por: caltirolez • 21/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.195 Palavras (5 Páginas) • 315 Visualizações
Introdução
A controladoria tem se mostrado cada vez mais indispensável para as organizações empresariais no geral, a partir da necessidade de um departamento que analisa os dados e passa informações na hora mais oportuna possível.
Existe uma grande diferença entre os contadores e os controllers e seus respectivos departamentos, sendo os dois de extrema importância para a gestão empresarial e a organização como um todo.
Sendo assim, este trabalha visa demonstrar um pouco do que é cada um desses departamentos e profissionais, suas principais missões e objetivos, comparando através de quadros, interpretações de leis e pronunciamentos contábeis e resenhas explicativas.
Etapa 1. Contabilidade X Controladoria
Etapa 2. A Teoria da decisão em relação às necessidades gerenciais da organização empresarial
A teoria das decisões consiste em dizer que a organização é composta por indivíduos que pensam e tomam decisões em prol da empresa a respeito do próprio comportamento. Isso implica diretamente nas necessidades gerenciais, já que o propósito de se gerenciar uma empresa é exatamente esse, tomar decisões corretas nas horas mais oportunas.
Ainda podemos subdividir a teoria, sendo as decisões programadas as escolhas de rotina da organização, aquelas que são tomadas automaticamente, e as decisões não programadas que são aquelas que realmente dependem de uma decisão, já que não são esperadas por ninguém.
Etapa 3. A Teoria da Mensuração na solução de problemas nas organizações empresariais
A Mensuração nada mais é que o valor aproximado dos eventos e objetos que temos contábil e financeiramente falando. Podemos relacionar isso diretamente a soluções de problemas das organizações já que a maioria desses problemas está ligada a moeda. Sendo assim, ao mensurar um ativo, por exemplo, nós podemos tomar decisões mais acertadas quanto a assuntos que dependem disso, como a venda ou compra de algo que tem um valor relativamente alto ou ainda algum investimento.
Etapa 4. A ciência da controladoria, a informação e a teoria contábil.
A idéia de contabilidade nas organizações nasce na necessidade de mensurar valores, reconhecer eventos passados e futuros em suas devidas competências e se comunicar diretamente com os usuários da informação.
Para que isso seja possível precisamos primeiramente da informação contábil, que é gerada a partir do sistema de informação de confiança. Partindo do principio que a organização possui essas duas coisas e que os relatórios que são gerados condizem com sua situação financeira e contábil, podemos dizer que só falta uma perna do tripé, que seria a controladoria. A controladoria tem como objetivo maximizar o lucro e eficácia da organização, através da interpretação da informação contábil a decisão pode ser tomada corretamente, e no momento apropriado.
Sendo assim, podemos concluir que todos esses pontos (controladoria, informação contábil e teoria da contabilidade) estão interligados, um depende do outro para funcionar, sendo o primeiro a ciência que analisa o segundo o objetivo de estudo e o terceiro o que rege toda a organização.
Etapa 5. A funcionalidade multidimensional da informação contábil
O Sistema de informação para melhorar gestão de imposto na organização empresarial é de extrema importância para a função da controladoria em termos de analise acompanhamento da manutenção em administração de imposto nas organizações empresariais.
Etapa 6. As características da informação contábil
- Contabilidade do proprietário
Trata-se de uma visão contábil instrumental ligada diretamente ao dono do empreendimento. Envolve o registro ordenado das transações dos proprietários a fim de proteger sua riqueza. Existiu desde tempos remotos até a revolução industrial.
- Contabilidade financeira
Orientação histórica, custo como base do valor, princípios contábeis e relatórios padrões.Originou-sena Revolução Industrial, como consequência da expansão dos negócios, bem como na alteração nos modos pelos quais eles passaram a ser financiados. Nessa fase, emergiram os relatórios contábeis (Balanço Patrimonial e Demonstração Anual de Lucros) relacionados com a prestação de contas para a sociedade capitalista e para redirecionamento de investimentos focados em projetos de maior retorno.
- Contabilidade gerencial
Perspectiva de futuro, valor da empresa (Fluxos futuro de beneficio), Ciências Contábil, informações (relatórios) para qualquer decisão. A contabilidade gerencial, associada com o advento do capitalismo industrial, teve como desafio o desenvolvimento da contabilidade como ferramenta de gerenciamento industrial. Surgiu da necessidade de gerenciamento contábil interno frente às enormes complexidades dos processos produtivos, visando à geração de informação para a tomada de decisão.Com a contabilidade gerencial, o foco da contabilidade passou a ser a análise de informações para a tomada de decisão. Com isso, a contabilidade passa a ser focada em resultados futuros desejados.
...