Controladoria
Por: Nataliakw • 5/11/2015 • Resenha • 438 Palavras (2 Páginas) • 227 Visualizações
A Controladoria no dia a dia das organizações
As organizações hoje tem uma grande dificuldade em estar controlando e estabelecendo estratégias e projetos operacionais para que suas metas e objetivos sejam atingidos, com a implantação do processo de controles e processo de planejamentos, pode propiciar um aproveitamento melhor de seus recursos, sejam eles financeiros, de equipamentos e de pessoal envolvidos em seus processos.
O papel de um Controller é colocado como um órgão que fornece informações as demais áreas da empresa, para que sejam planejadas as estratégias especificas, o objetivo é proporcionar aos gestores os elementos que alteram a eficácia organizacional, assim para que a tomada de decisão esteja voltada de acordo operacional, gerando suas ações para melhores resultados possíveis.
Controladoria é o que dá o norte, organiza e reporta os dados relevantes, exerce uma força de influencia que induz os gestores a tomarem decisões logicas e consistentes com a missão e objetivos da empresa. Controla os processos e não as pessoas, com a finalidade de orientá-las para a eficácia. Tem como objetivo promover a integração entre as áreas, subsidiar os gestores com informações e utilizar os sistemas de informações. É a partir de crenças e valores que se constrói em modelo de gestão e é um desafio ter todos dados em tempo hábil e precisos para poder usá-los de forma correta, esse modelo de gestão acaba influenciando diretamente a ação organizacional.
O modelo de gestão é um conjunto de princípios e normas que orientam e facilitam a ação organizacional em cada fase da gestão para que a empresa alcance seus objetivos. Determina as linhas de autoridade e desta influencia surge o poder que flui entre os integrantes da organização.
A importância do controle interno é gerar informações que permitam analisar a ordem do sistema da empresa, praticar procedimentos e ações que garantem a responsabilidade administrativa pela preservação dos ativos, pela atenção contra o mau uso do recurso e que permitam também a proteção na organização que possam ter contra as falhas humanas propositadas ou não.
Todas as organizações enfrentam incertezas, e o desafio de seu administrador é determinar ate que ponto aceitar essa incerteza, assim como definir como essa incerteza pode interferir no esforço para gerar valor as partes interessadas. Incertezas apresentam riscos e oportunidades, com potencial p destruir ou agregar valor. É preciso fazer uma avaliação de desempenho para se certificar do que o sistema-empresa esteja funcionando da melhor forma possível.
Torna-se cada dia mais necessário se obter a informação relevante e transformá-la em instrumento coeso de trabalho. Pode-se afirmar que a competitividade de uma empresa é diretamente proporcional a sua capacidade de obter informação, processá-la e disponibiliza-la de forma rápida e segura.
...